Como nossa empresa de Consultoria Empresarial facilitou a sucessão familiar

A Métodos sendo uma das mais antiga Empresa de Consultoria Empresarial, e uma das pioneira do mercado de consultoria, em seus mais de 40 de atuação, teve a oportunidade de interferir de forma positiva e produtiva em negócios familiares de vários segmentos, que estavam em um momento de transição na gestão familiar.

Uma das últimas empresas industriais, em que desenvolveu seu Processo de Sucessão Empresarial e Programa de Preparação do Sucessor, foi a Pastoriza Doces, do interior de SP, onde após revisão do Organograma, as funções dos diretores foram enriquecidas, com adição de atividades necessárias para se ter uma gestão moderna e tomar rapidamente decisões compatíveis com a necessidade da empresa e do mercado.

Análise Organizacional

O Organograma existente, foi discutido em detalhes pela Diretoria e Gestores da Pastoriza (filhos do fundador) juntamente com o consultor empresarial alocado, fez questão que todos participassem e tivessem oportunidade de dar suas opiniões em cada situação já ocorrida e citada ou prevista, evitando “invasões de autoridade” em áreas de outros, criando uma segurança maior para os ocupantes dos cargos.

A revisão das funções, atividades e responsabilidades permitiu uma autonomia em cada função (cargo), de forma a dar mais agilidade na análise de situações e tomar decisões de imediato, tornando a empresa mais ágil, eficiente e competitiva.

Um case de sucesso

A Família Mamede é unida, tem bom relacionamento entre os pais e herdeiros sucessores, fato que facilitou ao Consultor Empresarial, analisar os cargos, suas atividades, abrangência, autonomia e rediscutir com a família, seus gestores e diretores, todas as alterações necessárias ao rápido desenvolvimento da empresa no mercado local e perspectivas de mercado internacional a médio prazo.

Pelo link a seguir, pode-se conhecer mais detalhes do Programa de Gestão Familiar que profissionalizou a Pastoriza, hoje uma das líderes do mercado brasileiro na fabricação de doces caseiros, em um rápido ritmo de expansão comercial e física.

Família Mamede

 Família Mamede: Da esquerda para direita, Adriano Mamede, Flávia Mamede, Regina Mamede, Claudio Mamede e Claudia Mamede.

 

“Mesmo diante de um crescimento linear a família entendia que para alcançar uma atuação mais eficaz, com maior lucratividade e produtividade era preciso buscar no mercado quem pudesse trazer metodologias de trabalho eficientes,  explica Adriano Verdade….”

Consultoria empresarial

Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o  tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.

Consultoria empresarial em São Paulo

Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.

O PROCESSO DE SUCESSÃO

Quando se desenvolve um Processo de Sucessão Empresarial, uma das situações que os Consultores Empresariais da Métodos Consultoria Empresarial enfrentam e já tem vivência prática, são os conflitos nos Negócios Familiares. Situações que criam dificuldades para alinhar a gestão com as diretrizes do Trabalho Técnico (Projeto), o novo Organograma adota, funções ou cargos revisados, atividades, responsabilidades e autonomia.

De forma geral, o fato de um familiar trabalhar na empresa, pode gerar questões do tipo :

  • quais cuidados precisam ser tomados pela colocação de um familiar no negócio ?
  • quais são as conseqüências de uma inserção não planejada do herdeiro ou parente na empresa ?
  • como fica a questão da avaliação da performance dos familiares que atuam na empresa ? Como garantir a isenção ?
  • em caso de demissão ? será uma decisão fácil ?

 IDENTIFICANDO CONFLITOS

A equipe de Consultores Empresariais da Métodos já tem vivência em identificar rapidamente ALGUNS DOS PRINCIPAIS CONFLITOS EM NEGÓCIOS FAMILIARES E SEUS REFLEXOS

  • Conflitos Interpessoais – provoca modificações no modo como as pessoas se percebem, nos sentimentos que nutrem umas pelas outras e no que fazem com palavras e ações umas em relação às outras.
  •  Conflitos de Poder – provoca sentimentos de frustração nos herdeiros que participam e não tem suas opiniões e sugestões consideradas.
  • Conflitos Geracionais – provoca sentimento de impotência nos sucessores, com o alongamento da vida devido qualidade de saúde, porque as gerações anteriores ficam mais tempo no comando, reduzindo o espaço para gerações sucessoras expressarem seu pensar, sentir e querer. Nada pode ser mudado porque o Sr.. “X” ainda está no comando.
  • Conflitos Culturais – provoca embates perigosos entre “o bem e o mal”, envolvendo parentes, ramos familiares ou colisão entre membros da família e profissionais da empresa.

O link a seguir do site consultoria empresarial, permite acessar maiores detalhes sobre o tema: Consultoria Sucessão Empresarial

Cada negócio familiar, independente do tamanho e do ramo, tem sua própria história e no caso da Henning´s Vedações Hidráulicas e Pneumáticas de Blumenau – SC, seu fundador Sr. Alberto Hennings, desejava preparar sua filha para ser a Gestora Administrativa da empresa.

Disposta a conquistar as primeiras colocações no ranking de representação do sul do país, a Hennings, empresa de Blumenau, com filiais em Criciúma  Joinville, Porto Alegre e Caxias do Sul, rendeu-se a um processo de sucessão empresarial implantado pela consultoria empresarial da Métodos.

consultoria empresarial na Hennings consultoria empresarial na Hennings

“Precisava preparar minha filha para assumir a área administrativa da empresa, para poder me dedicar a vendas e faturamento”

O processo de transferências de cargo e suas adaptações, no entanto, não são das tarefas, as mais fáceis, podendo representar ação danosa quando desamparada de programas de preparação do sucessor”

Na época do trabalho, fechamos o ano com um aumento de 27% nos lucros, demonstração clara de que não se deve impedir que a empresa acompanhe abertamente as tendências do mercado e que os projetos implantados pela Métodos oferecem de fato, visão de gestão inovadora”…

Outro cliente da Métodos Consultoria Empresarial, Fulig Fundição de Ligas Ltda, de Divinópolis-MG, se defrontou com uma situação dramática. Com o falecimento do fundador, que comandava sua gestão, a Sra. Neile Rachid Dellaret foi orientada por amigos a procurar ajuda, para organizar sua gestão familiar o mais breve possível. A Métodos foi indicada por outro cliente onde tinha realizado um Trabalho Técnico (Projeto), com ótimos resultados e desenvolveu todo o Processo de Sucessão da empresa.

O processo de sucessão na Fulig, de Divinópolis MG, contou com o apoio da Métodos, que desenvolveu controles de gestão capazes de possibilitar a continuidade da empresa depois da perda de seu fundador.

consultoria empresarial na Fulig

“Neile, Kêmel e Antônio Rachid Dellarett” – Continuidade e Desenvolvimento.

Com a morte repentina de meu marido, tive de enfrentar, junto com meus filhos, o desafio de substituir o fundador da empresa”…

“Posso afirmar com segurança, que depois da Métodos conseguimos recuperar clientes antigos, conquistar novas fatias de mercado e ainda manter o faturamento de forma a garantir o pagamento da mão de obra, matéria-prima, impostos e reservar caixa para investimentos”.

Conflitos familiares por fases de negócio – Análise da Consultoria Empresarial

Para facilitar o entendimento, separamos os CONFLITOS POR FASES DO NEGÓCIO FAMILIAR, permitindo identificar em qual delas está a empresa do leitor e criar uma identificação com o tipo de situação relatada, segundo nossa metodologia de consultoria empresarial:

Fase 1 – Empresa Familiar, quando o fundador ou fundadores estão no comando geral do negócio.

  • imposição de idéias
  • centralização de poder
  • necessidades e expectativas pessoais incompatíveis ou antagônicas
  • insegurança e instabilidade para assumir riscos
  • falta de tempo para os assuntos familiares

 

Fase 2 – Empresas com gestão familiar, quando as novas gerações começam a buscar seu espaço e os antigos começam a lidar com as limitações da idade e a dificuldade de desapegar do passado, surgindo o choque de gerações, quanto ao legado, preservação, inovações.

  • diferenciação de intenções entre indivíduos e ramos familiares
  • desalinhamento de autoridade
  • sentimento de alijamento nas decisões e disputa pelo poder
  • ambigüidade e superposição de papéis
  • expectativas versus capacidade para o desempenho dos papéis
  • perda de padrão de vida

 

Fase 3 – Empresas com Governança Familiar, quando a empresa já usa instrumentos de governança corporativa, para preservar os bens da família e o negócio se profissionaliza, com conselhos e outras ferramentas de gestão.

  • acionistas com valores incompatíveis com a identidade da empresa
  • choque de gerações
  • desconfiança e falta de integração entre os níveis de governança
  • déficit de conhecimento, habilidades e atitudes para sustentação da visão de futuro entre familiares que atuam na empresa

 

Fase 4 – Família Empresária, quando já estão profissionalizadas, abriram novos ramos de negócios, formando grupos empresariais bem estruturados e até com atuação internacional, com escala para enfrentar concorrências, governança já incorporada e efetiva, conselhos, algumas com abertura de capital.

  • despreparo para lidar com assuntos práticos da família e dos negócios
  • disputa pela liderança familiar e dos negócios
  • falta de perspectivas e orientação individual para a vida pessoal e profissional

* Fontes de consultas do autor: Kit áudiolivros “As 10 dicas para o sucesso da empresa familiar”, do autor e Empresa de Família, Crescimento, Desenvolvimento, Perpetuidade,  de Jair Moggi e Luiz A.Chaves).

Leia também …

Especialidades

Métodos desenvolveu suas metodologias e modus operandis desde 1976 e sabe exatamente o que sua empresa precisa para alçar vôos maiores. Leia atentamente, marque uma visita e juntos, vamos estruturar um crescimento sólido e promissor:

Conheça gratuitamente, nossos SIMULADORES ESTRATÉGICOS.

São painéis Gráficos Dinâmicos CRIADOS COM FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE – BI para:

Acesse gratuitamente dentro de nosso site no seguinte endereço:

https://consultoriaempresarialmc.com.br/simuladores-estrategicos/

QUER SABER MAIS ?

SOLICITE AQUI  UMA APRESENTAÇÃO EM SUA EMPRESA

Prof.João Mariano de Almeida,

administrador de empresas,

com pós em RH,

pesquisador de empresas familiares e

colaborador da MÉTODOS CONSULTORIA EMPRESARIAL.

44 thoughts on “Consultoria Empresarial facilita sucessão familiar”

    Pingback: Qual objetivo das empresas de consultoria ? | Métodos Consultoria Empresarial

    Pingback: Consultoria Empresarial - Como funciona? | Métodos Consultoria

    Pingback: Consultoria Empresarial - Motivos para se contratar |

    Pingback: As necessidades das empresas em contratar a consultoria empresarial |

    Pingback: Benefícios obtidos de trabalhos durante uma consultoria empresarial |

    Pingback: Consultoria Empresarial - Para que serve? | Métodos Consultoria

    Pingback: O que é consultoria empresarial? | Métodos Consultoria EMpresarial

    Pingback: Consultoria Empresarial usa Simuladores Estratégicos |

    Pingback: Dicas Práticas da Consultoria Empresarial | Métodos Consultoria

    Pingback: Toda Empresa precisa de um Check-Up Empresarial |

    Pingback: Ferramentas para Melhorar a Gestão de Empresas Familiares |

    Pingback: Benefícios de se ter um Planejamento Estratégico | Métodos Consultoria

    Pingback: Que tipo de Líder você é ? | Métodos Consultoria Empresarial

    Pingback: Consultoria Empresarial desenvolve uma Reorganização Empresarial |

    Pingback: Ações que Aumentam Produtividade e Reduzem Custos na Produção |

    Pingback: Técnicas para resolver Problemas na sua Empresa | Métodos Consultoria Empresarial

    Pingback: Não cometa erros primários. Tome medidas certas | Métodos

    Pingback: OS 10 PASSOS PARA O SUCESSO DA SUA EMPRESA NOS PRÓXIMOS ANOS | Métodos Consultoria Empresarial

    Pingback: Consultoria Empresarial nos Momentos de Crise | Métodos Consultoria

    Pingback: Áreas de Atuação da Consultoria Empresarial | Métodos Consultoria

    Pingback: Aprendendo a trabalhar com Metas | Acesse link do Simulador de Metas

    Pingback: Empresas Familiares Exemplos de Problemas e Suas Soluções – Parte 1 |

    Pingback: NENHUMA EMPRESA SOBREVIVE SEM UM BOM SISTEMA DE INFORMAÇÕES | Métodos Consultoria Empresarial

    Pingback: Por quê as empresas quebram ? | Métodos Consultoria Empresarial

    Pingback: Como melhorar sua Empresa Familiar | Métodos Consultoria

    Pingback: O comprometimento de todos com o Lucro da Empresa Métodos

    Pingback: Estórias envolvendo Planejamento | Métodos Consultoria Empresarial

    Pingback: Ações Essenciais Para a sobrevivência da sua Empresa | Métodos Consultoria Empresarial

    Pingback: Hora certa de Investir em seu Negócio | Métodos Consultoria Empresarial

    Pingback: Dicas para Melhorar a Negociação | Métodos Consultoria

    Pingback: Como conduzir reuniões em busca de decisões | Métodos Consultoria

    Pingback: CONSULTORIA EMPRESARIAL PODE ORGANIZAR SUA EMPRESA %

    Pingback: Diagnóstico Empresarial - Ações corretivas | Consultoria Empresarial

    Pingback: Ações Essenciais Para a sobrevivência da sua Empresa | Métodos

    Pingback: Como calcular o seu preço de venda | Métodos Consultoria Empresarial

    Pingback: Consultoria nas Empresas - Realidade de transformação |

    Pingback: SISTEMA DE CUSTO - Quais os Sistemas mais Conceituados ? |

    Pingback: Porque contratar uma Consultoria Empresarial? | Métodos Consultoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top
Open chat