A transformação realizada pela Consultoria nas empresas, tanto na VIDA e HISTÓRIA DAS EMPRESAS, começa por tirar a empresa da “zona de conforto”, não vou mudar nada, assim está bom, vamos esperar que logo passa a crise, o governo vai dar um jeito, situações que são imaginadas de uma forma, mas cujos reflexos podem atingir os negócios como “um direto no queixo”, levando a “nocaute” em pouco tempo. Os negócios não resistem a situações de adiamento, de postergar decisões corretivas sobre pessoas, mercado, resultados. 

A resposta a esta questão, passa por:

  • resultados,
  • pessoas,
  • mercado,
  • ambiente interno e externo.

Fatores que poderão estar exercendo influência sobre os resultados econômicos financeiros, as riquezas geradas por um negócio, de qualquer área e porte.

E passa pela necessidade real de corrigir distorções em seus resultados, porque deles vem o capital de giro necessário à atividade do negócio, suas operações diárias, seu ciclo de comprar e vender, de produzir e entregar, de girar as mercadorias, os estoques, o capital. 

E quanto aos Resultados obtidos pelas Consultoria nas empresas ?

Quanto a RESULTADOS obtidos pela Consultoria nas empresas, se POSITIVOS permitem que ela continue com suas atividades, gerando riquezas em seu entorno, bairro, cidade, estado, país, de forma que sua continuidade seja garantida, sem abalos na estrutura.

Se NEGATIVOS, podem levar a empresa a situações de dificuldades em conseguir manter seu capital de giro, sua estrutura e pessoas, esvaziar o capital de giro e com isso perder share (%) do mercado e em alguns casos, refletir na sua sobrevivência, mesmo com recursos como Recuperação Judicial como última tentativa de salvar o negócio.

E na luta para obter melhores resultados, estão as pessoas, algumas motivadas, lutando dia a dia contra os fatores internos e externos que estão refletindo na empresa, as mudanças econômicas, as mudanças de mercado, do meio ambiente em que está inserida.   

Cabe às lideranças de todos os níveis, juntamente com a Consultoria nas empresas, manter o nível de motivação, liderar essas pessoas com garra, com energia permanente para enfrentar os desafios.

Para as pessoas desmotivadas, é necessário de que os trabalhos das Consultorias nas empresas, crie um choque maior, que as faça compreender que estão no mesmo barco, que precisam remar juntos para chegar à margem segura e que seus esforços serão fundamentais para contribuir com a recuperação da empresa e sua continuidade.

E quanto ao Mercado ?

Quanto ao MERCADO, suas mudanças podem ocorrer por fatores externos que a empresa não tem controle, como mudanças bruscas na ECONOMIA, como as causadas pela pandemia, como exemplo atual, a COVID-19, que afetaram muitos negócios e já levaram outros à falência.

Como exemplo prático e atual, tivemos, centenas de milhares de empresas que não resistiram às mudanças radicais do mercado, como bares e restaurantes, negócios que dependem da presença de público em suas instalações.  

O contraponto, ou os Negócios ON LINE, os Delivery,  as Vendas via Sites, salvaram muitos negócios, principalmente comércio e serviços, mas no caso das indústrias, sua sobrevivência depende da atividade para realizar a transformação de matérias primas em produtos e, em muitos casos, sumiu a matéria prima. Muitas empresas paralisaram suas atividades, colaboradores foram demitidos e a falta de capital de giro foi fatal em muitas situações. 

Será que os Negócios via Sites tem o potencial de salvar a maior parte das empresas, sejam comerciais, serviços, distribuidoras, magazines, outros comércios de varejo ? 

É uma questão que aparentemente tem resposta simples ! NÃO !  Não, porque esse tipo de atividade funciona Bem em Negócios onde Players como Amazon.ComAmericanas.Com, Mercado Livre.Com já vinham crescendo com essa experiência de chegar ao Consumidor via Site.  

Devemos no entanto considerar atividades como a Venda de Veículos, sejam Concessionárias ou Lojas de Revenda, que tiveram uma reação rápida, adaptando suas atividades para Vendas Via Site e com isso algumas até tiveram crescimento em seus negócios, quando o consumidor, vê suas opções de aquisição via site ou pesquisas e depois vai à loja ver o produto físico, às vezes realizando as transações financeiras via eletrônica, direto com o fornecedor. 

Até o próprio BACEN, Banco Central do Brasil, está colocando novos meios de transferência de dinheiro, entre compradores e vendedores, como o FIX, em fase de testes, que vai permitir uma agilidade maior nas transferências e pagamentos, em termos de segundos.  Embora já existam outros similares no mercado, essa nova modalidade vai eliminar as taxas cobradas pelos bancos em suas transações bancárias, que tanto afetam seus correntistas. 

Como reagir ao AMBIENTE INTERNO ou AMBIENTE EXTERNO em suas mudanças ? 

Mudanças internas podem ocorrer com pessoas sendo levadas a comportamentos e atitudes que afetam resultados, de forma explícita ou não, geradas por situações não percebidas pela gestão, como os cuidados com suas instalações sanitárias ou gerais.  Empresas que deixam suas instalações se deteriorarem, aparentando “ares de abandono”, paredes descascadas, muros não pintados, telhados com vazamentos, estão a meio caminho para gerar uma onde de pessimismo e desmotivação em seus colaboradores.   

Daí, o “efeito vizinho” nas pessoas, como ocorre quando um vizinho da sua casa faz uma reforma ou pintura nova na casa e logo a rua inteira entra em obras de reforma ou repintura.  

Na empresa, muros limpos, paredes pintadas, aparência de “bem cuidada” ajudam a criar um espírito de animação nas pessoas que ali trabalham.   É um cuidado que a empresa poderá adotar, como fator motivacional.

E quanto às mudanças externas ?

Mudanças externas podem vir da política econômica, que poderá tomar rumos diferentes, como o fator Desoneração de Setores Produtivos, recentemente discutido na Câmara e Senado, que poderá afetar dezenas de setores e com isso gerar desempregos em massa.

Ou reflexos, como a pandemia, que afetou centenas de empresas, gerando alto índice de desemprego, jogando as pessoas nas ruas, com suas histórias, para sobreviverem num mercado em mudanças drásticas.  

É interessante notar que o fato das pessoas estarem confinadas, expandiu em números geométricos, atividades de DELIVERY, de entregas, com crescimento das atividades de Entregadores, surgindo uma opção de sobrevivência para centenas de milhares de pessoas nessas atividades.

É hora de agir e não apenas reagir

Se o caso do seu negócio, de qualquer tipo ou porte, exigir um questionamento sobre sua zona de conforto, é hora de agir e não apenas reagir, de sair na frente nas decisões para se manter na dianteira com relação aos concorrentes.   

Quer sobreviver ? Saia da zona de conforto. Uma consultoria empresarial poderá ajudá-lo a ganhar tempo, economizar recursos, achar novos caminhos e soluções melhores para sua empresa neste ambiente em transformação.

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