Consultoria Empresarial

Consultoria Empresarial

O que é uma Consultoria Empresarial?

Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o  tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.

Essa evolução, poderá estar sofrendo de influências negativas de ações e decisões da gestão, da economia e do mercado, sinalizando necessidades de intervenção e apoio externo para realinhar as metas e obter resultados melhores. 

Os Trabalhos Técnicos de uma Consultoria podem ser realizados por uma pessoa física (consultor independente) ou equipe (Consultoria Empresarial), contratados para atender uma demanda eventual ou específica em algum segmento da empresa cliente.

A razão de ser das Consultorias é ter em suas equipes, “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos, que irão gerar  credibilidade  e garantia que os serviços serão prestados com qualidade assegurada.

Após a abertura da economia, o mercado se tornou mais competitivo e os empreendedores passaram a necessitar além da vontade, criatividade e determinação para gerenciar seus negócios, também de suporte externo em algumas ocasiões, visando ganhar tempo, alinhar metas, enfrentar concorrências, melhorar resultados.

Esse suporte técnico da Consultoria Empresarial, poderá contribuir com os empresários, na solução de dúvidas sobre soluções de problemas internos ou da gestão, ajudando a colocar a empresa no caminho de um crescimento mais sustentável e num período mais curto.

É sempre uma atividade que envolve  troca de experiências e conhecimentos entre um especialista e uma empresa, pois o consultor empresarial é um profissional qualificado que tem conhecimento e experiência de mercado, além da facilidade em atuar com equipes internas ou externas do cliente.

Qual a importância da consultoria empresarial para seu negócio?

As Consultorias Empresariais, geram com seus Trabalhos Técnicos, uma parceria, onde profissionais externos ao negócio conseguem analisar e apontar falhas internas, de processos ou gestão, que ocorrem e não são percebidas.

Desta forma, ter durante o Diagnóstico ou Projeto Técnico, profissionais com alta capacidade, experiências práticas e vivência ampla na solução de  problemas de gestão, vai  contribuir para alavancar o crescimento dos negócios, assim como evolução das atividades praticadas pela empresa cliente.

Para que serve uma Consultoria Empresarial?

A Consultoria Empresarial é uma oportunidade de conhecer de forma mais profunda a realidade da empresa e do seu mercado, estabelecer metas inteligentes e realistas respeitando essa realidade e finalmente, planejar como alcançar essas metas divididas em objetivos de curto, médio e longo prazos.

Seu papel é construir junto com o cliente, um conjunto de informações que contribuam para facilitar as decisões  e soluções das questões que estiverem afetando a empresa.

Por analogia, é obter uma “fotografia panorâmica”, sobre processos, gestão de recursos e informações e também uma “fotografia macro” das áreas que a empresa cliente tiver maior carência de melhorias.

Os avanços tecnológicos e transformações digitais passaram a exigir das empresas de todos os segmentos uma capacidade de se reinventarem para sobrevivência no mercado, sendo natural que o Gestor não tenha conhecimento nem experiência suficientes para tais adequações.

A Consultoria Empresarial irá levantar as necessidades da organização por meio de diagnóstico, identificar processos deficientes ou que podem ser melhorados  e recomendar ações de melhorias, tornando-os mais eficientes e eficazes e com retorno mais rápido do que se feito sozinho pela empresa.

Quem faz?

A Consultoria Empresarial pode ser realizada tanto por profissionais autônomos e também através de  empresas com “know-how” e vivência anterior em situações similares às que a empresa sinaliza estar sofrendo e que afeta seus resultados.

Quem precisa de consultoria?

A Consultoria Empresarial não deve apenas ser contratada quando a empresa está em situação de falência, desestruturada e sem recursos,  mas é sempre uma alternativa válida se existe um problema de ineficiência a ser resolvido ou uma oportunidade potencial, que a empresa não tem noção de como aproveitar.

Como funciona uma Consultoria Empresarial?

Qualquer negócio, seja pequeno, médio ou grande, poderá receber orientações de um Consultor ou Consultoria Empresarial,  que fará uma análise da situação em que o negócio se encontra, criando uma Proposta Técnica de Soluções, para intervenções na gestão e apoiando os gestores na sua implantação. 

Para intervir na empresa cliente, a  Consultoria Empresarial irá realizar um  diagnóstico de problemas e análise de dados em seus departamentos, sempre com objetivo de melhorar sua gestão através de um Trabalho Técnico, cujo escopo é estabelecido em sintonia  com as informações obtidas nessa etapa. 

Etapas que ocorrem na Contratação de uma Consultoria Empresarial?

  1. A Diretoria e seus gestores principais chegam à conclusão da necessidade de contratação de uma Consultoria.
  2. A empresa seleciona através de indicações e busca no mercado uma consultoria, que atua nas áreas de seu interesse.
  3. Esta Consultoria realiza reuniões com os Dirigentes da empresa para maior entendimento dos objetivos de uma eventual contratação.
  4. A Consultoria analisa os dados da empresa, através de um Diagnóstico Inicial, para ter parâmetros que possam indicar oportunidades.
  5. A Consultoria realiza reuniões com a Diretoria, para apresentar sua Proposta Técnica de Projeto e as opções visando resolver eventuais problemas de gestão, eliminar reflexos de fatores externos e como aproveitar eventuais oportunidades não percebidas.
  6. A Empresa Cliente inicia a implantação de mudanças na gestão e processos a partir das recomendações indicadas pela consultoria.

Como implantar uma Consultoria Empresarial?

Os Diretores e Gestores, precisam identificar claramente as razões ou motivos pelas quais estão tomando a decisão de solicitar e vinda de uma Consultoria externa, para realizar um trabalho na empresa.

Somente quando esses fatores estiverem bastante claros, é que será facilitada a busca do tipo de Consultoria que a empresa necessita naquele momento e os Diretores e seus Gestores envolvidos na decisão, devem estar bem conscientizados do investimento a ser feito.

A partir daí, começa-se uma busca no mercado e por indicações, de Consultores ou Consultorias, com experiência comprovada nos segmentos que a empresa sente maior necessidade de atenção.

Principais vantagens da Consultoria Empresarial

O papel principal de um Consultor ou da Consultoria Empresarial, será atuar como uma “ferramenta” que vai realinhar as metas e planejamento global da empresa, para alavancar o crescimento do negócio, sua transformação de forma mais rápida e sustentável, mesmo num mercado competitivo.

Principais tipos e áreas de atuação da Consultoria Empresarial

As mudanças na economia global, trouxeram comprometimento da competitividade para muitos negócios, em vários países, gerando situações adequadas para a Diretoria e Gestores convidar Consultores ou Consultorias Empresariais para desenvolver  Trabalhos Técnicos em suas empresas, dando suporte técnico para a superação de desafios, otimizar áreas do negócio ou ele como um todo.

O Consultor ou Consultoria Empresarial, é o catalisador, que vai permitir através do Diagnóstico e do Projeto Técnico, a busca de soluções que permitam a identificação de oportunidades de crescimento e a implantação de melhorias na gestão e processos.

Uma visão de fora, de alguém que não sofre pressões internas, pode renovar os processos com mais facilidade, trazendo inovações importantes.

A Consultoria Empresarial, foca questões que estão impedindo a empresa de alcançar melhores resultados, trazendo para o empresário novas tecnologias e conhecimentos e a contribuição de profissionais experientes, que trarão uma visão externa e vivência prática, dando suporte às decisões dos Gestores da empresa cliente.

A Consultoria Empresarial é abrangente e poderá ser realizada em todos os setores da empresa, na sua reorganização administrativa, produção, custo de produtos, formação de preço de venda, administrativo, financeiro, suprimentos (compras e controles de estoques), logística, marketing, RH, vendas e gestão em geral.

Alguns Tipos de Consultoria Empresarial e como ajudam seu Negócio

a) Consultoria especializada

Consultoria especializada em áreas ou setores específicos.

b) Consultoria Estratégica

Mostra que os objetivos estão relacionados a entender as forças e fraquezas da empresa. Assim como também, as oportunidades e ameaças, para desenvolver planos de ação táticos visando alcançar resultados e torná-la um negócio mais produtivo e rentável.

Poderá elaborar um planejamento estratégico, abrindo caminho para que a Diretoria e seus Gestores percebam que situações precisam alavancar, mas ainda não conhecem os caminhos para iniciar o processo, que o Consultor poderá guiar as ações, orientar e avaliar o desempenho do planejamento elaborado.

c) Consultoria de Gestão de Riscos

Que identifica ameaças e age como uma gerenciadora de crise, definido medidas de prevenção e proteção para cada caso. Essa modalidade de consultoria empresarial é um processo complexo, mas indispensável para a saudável gestão de possíveis ameaças ao negócio. Ele protege o desempenho da empresa e traz melhorias na tomada de decisão, visando o crescimento sustentável.

d) Gestão Empresarial

As intervenções nessa área são abrangentes e costumam focar a soluções de erros ao direcionar o negócio ou criar oportunidades de crescimento em segmentos não percebidos pela gestão.

e) Recursos Humanos (RH)

Pode envolver a criação de um Plano de Carreiras, Processos de

Avaliação ou Meritocracia, problemas de rotatividade cujas causas não foram identificadas, questões de clima, cultura e motivação interna.

f) Consultoria de Marketing

Entrará em ação para identificar o que está dando errado e desenhar um plano de marketing para tentar reverter a situação. Desta forma, a empresa cliente poderá voltar a corresponder às expectativas do público-alvo, seus clientes.

g) Marketing Digital

É um tipo de Consultoria, que vem crescendo no mercado, em função de lidar com geração de clientes potenciais (“leads”), engajamento de clientes e construção de uma marca mais sólida, visando perpetuação do negócio.

h) Vendas

Atua apoiando os Gestores na criação de estratégias comerciais mais eficazes, avaliação dos indicadores pelos históricos existentes e também projeções do mercado, maximizar uma atração de clientes potenciais não trabalhados e até a recuperação de clientes inativos.

i) Consultoria Financeira

Ocorre quando o Consultor ou Consultoria Empresarial foca o Setor Financeiro da empresa cliente, buscando obter melhor controle das operações e gestão dos valores envolvidos, criando procedimentos, metodologias e controles ou relatórios, que possam facilitar sua gestão e controlar melhor o Fluxo de Caixa, Capital de Giro e Recursos Financeiros da empresa, possibilitando investimentos para sustentar o crescimento da empresa.

Quais são os benefícios da Consultoria Empresarial?

A Consultoria Empresarial, gera alguns benefícios incontestáveis, através de sua atuação na empresa cliente, entre os quais podemos citar: 

  1. Atendimento personalizado

    Posto que existe um compromisso formal de confidencialidade, de informações e resultados da empresa cliente e toda solução indicada é personalizada e customizada para o negócio específico.

  2. Conhecimento para o cliente

    Porque os profissionais alocados no Projeto Técnico, seja o Consultor Técnico ou Equipe da Consultoria Empresarial, trazem experiências práticas na soluções de problemas, vivência longa, formação e sabem trabalhar em equipe e parceria.

  3. Relacionamento aberto e produtivo

    Sendo fato que a Consultoria Empresarial contratada, vai estar sempre à disposição da Diretoria e Gestores da Empresa Cliente, durante o Diagnóstico ou Projeto Técnico, permitindo esclarecimentos imediatos de dúvidas ou indicar soluções para problemas específicos alinhados com a Proposta Técnica do Projeto.

  4. Possibilita maior controle financeiro e estratégico da empresa

    Porque os controles e relatórios implantados, permitem acompanhamento mais preciso pela Diretoria e seus gestores, em prazo menor, a tempo de tomar decisões corretivas.

  5. Melhora a tomada de decisões

    Tornando-a mais segura e rápida, porque os trabalhos são desenvolvidos após um Diagnóstico preciso e aprofundado do negócio como um todo ou segmentado, apresentando novas opções para ações e decisões com maior segurança e efetividade.

  6. Auxilia na qualificação do empreendendo

    Porque os contatos diretos entre Consultor ou Consultoria Empresarial e a Diretoria e seus gestores, vai permitir uma melhor qualificação do empresário, ampliando seus conceitos sobre gestão empresarial, processos de gestão e decisões.

  7. Aumenta a produtividade da empresa

    Porque ao colocar em prática as recomendações feitas pela consultoria e intervenções indicadas na gestão, vai permitir encontrar e usar o Ponto de Equilíbrio, tornando a empresa mais rentável e obtendo maior produtividade entre os gestores e também colaboradores.

  8. Viabilizar ou acelerar o processo

    De uma empresa alcançar suas metas e melhorando o funcionamento e resultados de cada setor da empresa

  9. É na realidade, um investimento

    Considerando que vai preparar Diretores e Gestores visando melhorar o desempenho da empresa, o que vai gerar mais segurança nas decisões da gestão e por conseqüência um maior retorno financeiro.

  10. Traz uma visão externa

    Para atuar junto com eles, durante o Projeto de Consultoria Empresarial, trazendo conhecimentos diversos e vivência prática na solução de problemas empresariais similares, uma análise neutra do que ocorre na empresa e de uma forma mais gerenciável.

  11. Permite agregar conhecimento

    Porque o consultor possui experiência no mercado a partir do trabalho em conjunto em várias empresas anteriormente e tem competência para criar um novo patamar de conhecimentos, metodologias, práticas eficazes e estratégias entre os gestores envolvidos.

  12. Possibilita melhorar os processos de tomada de decisão

    Tornando-as mais compartilhadas com os pares, direcionadas ao foco do negócio e alinhadas com as metas dos setores e da empresa, como um todo, gerando sinergia em direção a melhores resultados.

  13. Faz com que seja mantido o foco nos resultados

    Porque um dos aspectos do trabalho do Consultor ou Consultoria Empresarial, é buscar informações externas ou da sua experiência anterior, que possam contribuir para manter o Empresário e seus Gestores, sempre refletindo sobre sua atuação e os resultados obtidos e buscando melhorias.

Quais são os efeitos da Consultoria?

Usar os serviços de uma Consultoria Empresarial, é uma opção eficaz para impulsionar o desenvolvimento de uma empresa, permitindo ganhar musculatura para competir no mercado e superar eventuais concorrentes.

Estruturação e melhoria dos setores

Conseguir identificar os problemas de estruturação é um dos maiores desafios para grande parte dos gestores, principalmente aqueles que estão dentro do negócio.

Como eles são profissionais experientes nas rotinas, uma breve inspeção de indicadores, setores e pessoas assegura uma visão mais ampla do que pode e deve ser potencializado.

Essa nova visão ampliada, permite criar situações para decidir em conjunto como reestruturar todas as áreas e as melhores formas de alinhar as atividades dentro da empresa, cortando funções com pouco retorno, melhorando a organização interna geral e atualizando processos falhos e mal desenvolvidos.

Como funciona a Consultoria Empresarial?

Uma vez que a Consultoria Empresarial está relacionada com as necessidades do cliente, o desempenho e o resultado serão determinados pelos objetivos que a empresa deseja alcançar.

Um fator essencial que deve ser considerado é que a Consultoria Empresarial só pode dar certo se a empresa como um todo colaborar com os consultores, afinal são os funcionários que possuem maior conhecimento prático e que irão dar continuidade ao que for implementado durante o Projeto Técnico.

E quanto aos Processos de Tomada de Decisão ?

É fundamental deixar claro, que o Consultor mesmo atuando diretamente com a Diretoria e Gestão, não é o responsável pelas decisões, mas um orientador, um mentor, que vai contribuir com o encurtamento dos caminhos para se chegar a resultados melhores.  

Logo, as decisões continuam sendo um papel e responsabilidade  dos gestores do negócio, que não podem abdicar porque iriam prejudicar a efetividade da estratégia da empresa.

Nesse processo, são realizadas reuniões constantes entre o Consultor locado no Projeto e o Cliente, sejam “online ou presenciais”, momentos em que serão trocadas informações e descobertas situações internas de distorções ou oportunidades de mercado, que poderão ser exploradas.

Um conjunto de informações consistentes, conferidas pelos gestores e formatadas para uma avaliação pela Consultoria Empresarial, irá contribuir para trazer uma visão mais profunda do negócio que a empresa atua e colaborar para um bom andamento do Diagnóstico ou Projeto Técnico, seu uso adequado e também gerar informações em relatórios ou gráficos, que irão sustentar uma consistente apresentação técnica.

O empreendedor não perde o controle das decisões

Caberá aos gestores ou empreendedor, dar andamento à Proposta Técnica de Soluções, facilitando as implantações em setores internos, com apoio irrestrito ao Consultor ou Consultoria Empresarial, que irá usar sua experiência e conhecimento, para apresentar sugestões que possam agregar valor ao trabalho e gerar resultados na empresa cliente.

Para que isso ocorra de forma normal, sem sobressaltos, na contratação de um Consultor ou Consultoria Empresarial, é necessário avaliar e definir, que tipo de apoio e suporte externo a empresa mais necessita e, a partir dessa premissa, buscar no mercado ou por indicações, o profissional ou empresa que estiverem mais alinhados com sua realidade, metas, objetivos e cultura empresarial.

Caso a Proposta de Projeto Técnico a ser implantado após o Diagnóstico, seja de um prazo mais longo, como um semestre ou um ano de duração, a Diretoria e Gestores precisam estar preparados para um Ciclo de Reuniões de Apresentação de Informações ou Resultados Parciais, fornecendo dados, relatórios, análises, informações já formatadas e mensuradas, para melhor aproveitando dos recursos envolvidos e do objetivo dos trabalhos.

A noção de que os resultados de uma Consultoria ocorrem e são notados ao longo de um processo e até mesmo após o término do Projeto Técnico deve ser plena entre Diretoria e Gestores, permitindo que as soluções sejam construídas, que os objetivos sejam atingidos, como a construção de modificações na forma de gestão, controles, gestão dos resultados e seus ajustes.

Como escolher uma empresa de Consultoria Empresarial?

  1. Levantar informações da Consultoria

    Seus  trabalhos anteriores, sua experiência e reputação e quando possível, conversar com alguns clientes anteriores.

  2. Priorizar o valor agregado

    Porque as as soluções que a consultoria vai colocar à disosição deverão vir à frente de um eventual preço mais baixo no mercado.

  3. Buscar uma experiência comprovada

    De Consultorias que já tem um histórico de bons trabalhos realizados e que poderão oferecer diagnósticos mais alinhados com suas necessidades.

  4. Ser claro na apresentação das suas necessidades

    Assegurando que a Consultoria possa apresentação soluções customizadas para os problemas do negócio.

  5. Alinhar a expectativa de valores internos da empresa

    Considerando fundamental que a Consultoria respeite e não influa na cultura da empresa.

Qual o período de duração da Consultoria Empresarial?

O período de duração da Consultoria Empresarial depende da demanda, podendo variar de horas a meses. Questões simples podem ser resolvidas em apenas uma sessão de Consultoria remota. As mais complexas, como mudança de muitos processos operacionais, podem levar meses e exigir a presença física do Consultor na empresa.

Qual é o melhor momento para contratar uma Consultoria Empresarial?

Um dos questionamentos de Diretores ou Gestores, sobre o momento vivido pela empresa em que atuam, é estar claro  sua posição atual no mercado … “onde estamos ?” e “onde podemos chegar?” se tudo continuar como vem sendo conduzido.

Ser capacitado para uma eficiente gestão de metas e objetivos, é uma competência  importante no perfil do Gestor visando facilitar uma melhor comunicação com o Consultor ou Consultoria Empresarial, que vai ser seu parceiro, na busca de melhores resultados.

É recomendável e bastante praticado por multinacionais, a presença de Consultores ou Consultorias Empresariais, atuando em seus negócios, quase em tempo integral, através de projetos diferenciados ou sequenciados, em setores de alta competitividade ou com atividades essenciais ao negócio, que não podem sofrer interferências externas negativas.

Essa situação permite acompanhar de perto e em tempo preciso, a evolução da empresa como um todo, permitindo ajustar processos, decisões e ações, tornando saudável sua gestão e gerando uma filosofia de busca constante de  resultados positivos.

Após o Diagnóstico e Projeto, a Consultoria Empresarial poderá oferecer um Monitoramento dos Resultados, com reuniões “On Line” e Presenciais, quando necessárias, por um período negociado.

FAQ

Cabe lembrar em resumo, alguns benefícios que uma consultoria empresarial pode oferecer para que você consiga obter melhores resultados.

 

  • Ter uma Visão Externa e Isenta dos principais problemas na organização empresarial bem como na sua forma de gestão atual;
  • Tomar decisões com mais segurança criando boas oportunidades para o seu negócio;
  • Ter maior agilidade de resposta para as mudanças do mercado sobressaindo-se em relação à concorrência;
  • Garantir a saúde econômica e financeira da empresa;
  • Ter a empresa melhor organizada e por consequência, com maior produtividade e lucratividade;
  • Melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços;
  • Ter conhecimento do custo real que possibilite a correta formação de preços de venda;
  • Saber a real situação em que se encontra a empresa e qual caminho deva ser tomado;

Para empresas que desejam ser conhecidas no mercado de trabalho, ter uma boa gestão empresarial é fundamental, pois mostram uma boa impressão de ações responsáveis, bom desempenho, sempre focando para a satisfação dos clientes da empresa.

Consultoria Empresarial – A Consultoria Empresarial analisa todas as áreas da empresa, desde o recebimento de matéria prima (indústria) ou recebimento de mercadorias (comércio), até a parte da confecção do produto final (indústria) ou a venda do produto (comércio). Por exemplo, em uma indústria, é comum que a Consultoria Empresarial monte um PCP- (Planejamento e Controle da Produção), algo que as auditorias não fazem.

A Consultoria identifica na prática onde estão os possíveis erros que prejudicam a qualidade e desempenho da produção, além da lucratividade da empresa, também monta e coloca em prática um Plano de Ação Estratégico para correção dos eventuais problemas encontrados na empresa durante a realização do Diagnóstico Empresarial, que é a primeira fase da Consultoria Empresarial.

Auditoria Empresarial – Já a Auditoria Empresarial é voltada para análises contábeis de balanço e para a verificação os lançamentos efetuados pela contabilidade refletem a realidade da empresa. É muito utilizada pelas empresas de capital aberto para confirmar aos acionistas se os números do Balanço estão corretos. Sendo assim, a auditoria empresarial é de cunho vertical, pois realiza uma análise profunda da contabilidade.

A Auditoria não atua nas áreas operacionais da empresa, como em “chãos de fábricas” de indústrias ou na sistemática de compras e estoques de um atacado ou varejo. Abrangendo estas áreas apenas contabilmente, portanto tem uma visão especifica e verticalizada.

A primeira fase da Consultoria Empresarial é feita a partir da realização de um diagnóstico da situação atual da empresa. Este diagnóstico é importantíssimo, tanto para os clientes quanto para a consultoria. É importante para o cliente pois é necessário que ele saiba como está a sua empresa sob a perspectiva imparcial e profissional da consultoria, já que por não estar envolvida emocionalmente, a consultoria enxerga os problemas e as soluções de forma mais rápida e precisa, afim de resolvê-los de maneira mais eficaz.

É muito comum encontrarmos empresas que convivem dia após dia com vários problemas, porém mesmo reconhecendo-os, nem sempre têm tempo e nem meios de resolvê-los. Por essas razões, a ajuda de profissionais especializados se faz necessária, pois estes são capazes de identificar rapidamente as raízes dos problemas e não apenas suas consequências, montando então um programa de desenvolvimento de soluções com o objetivo de melhorar toda a organização da empresa, tendo como principal consequência a melhoria do lucro e da qualidade dos serviços da empresa.

Através de um Diagnóstico Empresarial é possível:

  • Estabelecer um plano de ação e estratégia;
  • Saber exatamente onde e quais são os erros a serem resolvidos;
  • Resolver os problemas de maneira prática e objetiva;
  • Ir direto ao ponto sem perda de tempo e evitar tentativas frustradas ao solucionar problemas;
  • Entender perfeitamente como eliminar os erros.

1ª fase – Situação Encontrada – Durante esta etapa é realizado um levantamento de como estão os processos de trabalho de cada uma das áreas da empresa, abordando todos os itens relacionados a elas de maneira sintética, objetiva e estratégica.

Esta etapa é realizada através de entrevistas, levantamento e análise de dados, observações visuais, verificação de informações e controles, impressos e fluxos, para que juntamente com a direção da empresa, seja possível chegar a conclusões sobre os possíveis problemas existentes nos setores e serviços analisados, além de suas causas e efeitos, realizando também uma avaliação de custo destes problemas.

Com este levantamento o empresário poderá definir as prioridades de correção e também estar ciente de algumas providências que ele mesmo poderá tomar por conta própria.

 

2ª fase – programa para desenvolvimento de soluções – Nesta fase é apresentado um programa para desenvolvimento de soluções específico aos problemas identificados na etapa anterior. Assim, é possível realizar uma identificação clara do problema, verificando o que está errado, o por quê e como poderemos resolvê-los através da colocação em prática do programa para desenvolvimento de soluções.

Através das conclusões do Diagnóstico Empresarial é que se dão as indicações de correções que devem ser realizadas pela Direção da Empresa Cliente. No caso de haver interesse na implantação da nova sistemática, será apresentado um orçamento para que o programa de desenvolvimento de soluções seja colocado em prática. Feito isso, é iniciado então um processo que permite o acompanhamento pela Empresa Cliente do dia a dia da implantação, para que sejam avaliados os resultados obtidos gradativamente, com o objetivo de implantar e colocar em prática todo o cronograma de trabalho apresentado.

Conheça cada área de uma empresa e o quanto o mal funcionamento de uma pode afetar a outra:

 

Área de Compras – Quanto mais produtos uma empresa vender, mais ela precisa comprar para fabricar cada vez mais, implicando na necessidade de capital de giro para compra de matéria prima ou produtos. Se a empresa tiver um prazo médio de compras menor que o seu prazo médio de recebimentos, quanto mais ela vender, mais capital de giro irá necessitar, originando normalmente um alto custo financeiro que é gerado pela busca de capital em instituições financeiras.

Sendo assim, se não houver uma boa organização na área de compras, o aumento de vendas ao invés de ser algo lucrativo e positivo, será um problema a ser resolvido.

 

Área Financeira – Caso ocorra algum problema na área de compras, a área financeira será atingida diretamente, resultando na busca de recursos para repor estoques e comprar matéria prima para poder realizar todos os pedidos. É como um ciclo sem fim, onde “se vende o almoço para se comprar o jantar”. A empresa passa a movimentar uma maior quantia de dinheiro, mas sem gerar lucro, o que é diferente de saldo de caixa (financeiro). Se o departamento financeiro não contar com um fluxo de caixa bom e efetivo e não obtiver planejamentos para os meses seguintes, a situação poderá se complicar ainda mais.

 

Área de Custos – Caso a empresa apure seus custos apenas dividindo o total de despesas pelo volume de produção/vendas, chegando ao resultado de um custo médio geral, não é possível saber exatamente o custo efetivo e preciso de cada unidade vendida ou produzida. Se a empresa não possui estes dados exatos, ela corre o risco de estar vendendo o produto e tendo um certo prejuízo. Pois se o produto tiver um aumento de vendas, quanto maior for este aumento, pior serão os resultados financeiros/ econômicos gerados. A área de custos precisa estar organizada para poder fornecer informações úteis e adequadas a área comercial e de marketing, para incentivar a venda de produtos mais rentáveis e talvez tirar de linha produtos que geram um lucro negativo.

 

Área de Recursos Humanos – Quanto mais produtos e serviços uma empresa vender, mais bem preparada deverá estar sua equipe, pois o aumento de vendas não poderá comprometer a qualidade do atendimento da empresa. Caso a empresa não tenha uma boa organização, com definições claras do que cada funcionário deverá fazer, quando e como, isso acarretará em conflitos, trabalhos refeitos, dualidades de mando, problemas de comunicação e muitas outras adversidades que comprometem os resultados ocasionados pelo aumento de vendas.

Existem muitos outros setores dentro de uma empresa, porém decidimos focar apenas nesses e demonstrar o quanto uma Consultoria Empresarial ou Consultoria Setorial podem exercer um papel de grande importância para o crescimento de uma empresa para que estes problemas não ocorram e se tornem um problema bem maior. Caso a empresa não esteja bem organizada de modo geral, é recomendado primeiro a contratação de uma Consultoria Empresarial para somente depois se pensar em contratar uma Consultoria Setorial, pois será um aprimoramento do nível de organização atingido e não comprometerá os resultados de outras áreas da empresa.

Métodos Consultoria Empresarial - Mais de 40 anos de tradição e experiência

Fundada em Abril de 1976, a Métodos Consultoria Empresarial foi criada pela junção de alguns dos melhores Consultores do Brasil, que quando reunidos, uniram muitas anos de experiência em Consultoria de nível nacional e internacional.

Com sede em São Paulo e com gerências regionais nos principais estados, a empresa possui uma equipe de dezenas de técnicos renomados e experientes, que são altamente preparados para atuarem em âmbito nacional e nos mais diversos campos de negócios, nas Indústrias, Comércios ou Prestação de Serviços.

Em seus mais de 40 anos de existência, a empresa já realizou milhares de trabalhos em todo o território nacional. Possuindo reconhecimento por ser uma empresa de tradição, experiência e confiabilidade.

A Métodos atua na Gestão Empresarial de qualquer ramo de atividade e em qualquer parte do país, seja comércio, indústria ou serviço.

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