Gestão Empresarial

A gestão empresarial é um modelo de trabalho, orientado por um política de valores, capaz de planejar, alocar e gerir recursos, ações, iniciativas, princípios, valores e estratégias, procurando viabilizar o alcance dos objetivos propostos por uma organização (empresa).

Inspirada nesse modelo, ela formata a sua estrutura hierárquica, o organograma de cargos e funções, o processo disciplinar e os incentivos, as principais interfaces operacionais internas e externas, a estratégia comercial e de marketing, a logística, o desenvolvimento de parceiros, da sua cadeia de suprimentos, entre outros.

A Gestão Empresarial na Atualidade

Hoje em dia as empresas têm crescido grandemente em termos de modelos estruturais e tecnológicos, sendo as mudanças e o conhecimento seus novos paradigmas. Este crescimento tem exigido uma nova postura nos estilos pessoais e gerenciais voltados para uma realidade diferenciada e emergente.

Além disso, esta última década vem desafiando a capacidade e a competência das empresas de se adaptarem e levarem a todos os seus níveis hierárquicos e funcionais, desde a alta gerência até o piso de fábrica, a implantação de novos métodos, modelos, instrumentos, técnicas e atitudes necessárias, assim como mudanças e inovações para uma sobrevivência saudável e competitiva no mercado.

Em empresas de várias partes mundo, as pessoas começaram a sentir as transformações que estão ocorrendo. Seja as mudanças internas introduzidas pela re-engenharia, como por exemplo a descentralização, o empowerment ou a terceirização, seja as mudanças no cenário externo, como por exemplo a queda de antigas empresas multinacionais e o aparecimento de novos concorrentes. Os empresários enfrentam desafios novos a cada dia.

Este acontecimento vem sendo expandido através de novas tecnologias, de modificações nas bases da concorrência, da criação de novos modelos de gestão e mudanças significativas no perfil dos clientes e nas suas relações com as empresas fornecedoras de produtos e serviços. Este foco tem gerado reflexos diretos sobre a gestão das empresas.

Desafios do Gestor na área de Gestão Empresarial

Os gestores atualmente necessitam desenvolver algumas habilidades na empresa, que são elas:

Interdisciplinaridade – os processos de negócio envolvem equipes de diferentes áreas, perfis profissionais e linguagens;

Complexidade – as situações consistem cada vez mais em um número maior de variáveis;

Limitação – o processo de decisão está cada vez mais sendo reduzido em janelas curtas de tempo, e os prazos de ação e reação são cada vez mais limitados;

Multiculturalidade – o ambiente de trabalho está exposto a elementos externos ao seu ambiente nativo, ou seja, está aberto a outras culturas: clientes, fornecedores, parceiros, terceiros, equipes de outras unidades organizacionais, inclusive de países estrangeiros;

Inovação – tanto as formas de gestão, quanto a tecnologia da informação e da comunicação, oferecem constantemente novas oportunidades e ameaças;

Competitividade – o mercado está cada vez mais competitivo, não só em relação aos competidores tradicionais, mas principalmente pelos novatos e pelos produtos substitutos.

Dentro de uma empresa, o que faz a diferença entre sucesso e fracasso, o lucro e falência, entre o bom e o mau desempenho está no melhor uso dos recursos disponíveis para atingir os objetivos focados. Gerir a aplicação dos recursos é essencial, sejam eles materiais, financeiros, de informação, humanos, de comunicação ou tecnológicos.

O foco na gestão se origina da necessidade de aperfeiçoar continuamente os processos de negócio, pelo aprendizado e inovação permanentes.

Os novos métodos de gestão, as novas ferramentas de apoio e novos sistemas de informação são a representação do esforço para melhorar a gestão.

A gestão empresarial estratégica como instrumento para impulsionar novos mercados

O uso do modelo de gestão estratégica impulsiona a empresa a realizar um diagnóstico empresarial, levando em consideração oportunidades e ameaças, bem como forças e fraquezas, a fim de cruzar estas informações e descobrir suas relações.

A partir desse processo de autoconhecimento, a empresa encontra maneiras de direcionar seu foco para o estabelecimento de visão de futuro, missão organizacional, desafios estratégicos e estratégias gerais que darão a direção aos rumos do negócio para o curto, médio e longo prazos.

Este modelo de gestão estratégica é realizado para fazer com que a empresa se adeque à realidade de mercado, descobrindo oportunidades e projetando um futuro. Assim, os processos e os investimentos são realizados de maneira mais organizada, racional e profissional, contribuindo para redução do grau de incerteza e para o alcance de melhores resultados.

O Mercado Atual de Gestão

Atualmente os elementos fundamentais de Gestão Empresarial ainda são usados de modo indevido pela empresa. Empresários muitas vezes insistem em conduzir os negócios de acordo com sua experiência e vivência, o que de fato é importante porém insuficiente.

Por conta disso, é muito comum encontrar situações empresariais precárias pela falta de Gestão conveniente. O empresário ou recebe com excesso ou com falta de informações através dos Controles de Gestão. Quando em excesso, o mais comum são os provenientes da informática, mal compostos, mal sintetizados e pouco objetivos. Quando em falta de controles, o que é mais comum, eles não são sintéticos e objetivos. A essência do Controle de Gestão Empresarial é a de demonstrar de forma simples, resumida, com poucos dados, comparativa, para facilitar o acompanhamento do setor e obrigar o empresário a tomada de decisão com rapidez e segurança.

Em cada um dos campos de ação da consultoria empresarial são encontrados vários problemas, que poderão ser avaliados de acordo com seus principais objetivos:

  • Muitos controles complexos e volumosos, em todos os setores, dificultando sua interpretação. Os dirigentes e gerentes recebem uma quantidade enorme de papéis e não tem tempo de analisá-los devido ao seu volume ou falta de objetividade;
  • As informações fluem com muita dificuldade e são prestadas com muito atraso;
  • Nos níveis inferiores, chefia e encarregados, os controles existentes são muito complexos e numerosos, feitos em caráter puramente rotineiro, não sendo canalizados aos níveis superiores e portanto, não dando ensejo a medidas corretivas;
  • Em situação inversa, os dirigentes e gerentes não recebem quase nada de dados e informações para poder tomar decisões corretas e rápidas;
  • Os diretores e gerentes recebem informações, mas não são capazes de interpretá-las, não sendo tomadas quaisquer medidas em função disso;

Os Objetivos da Consultoria na Gestão Empresarial

  • Determinar os objetivos de negócios da empresa e estabelecer a política empresarial para atingir estes objetivos, incluindo-se até o planejamento estratégico;
  • Estabelecer as necessidades de informações para cada um dos níveis, transformando-os em controles mais práticos, objetivos e sintéticos;
  • Dar condições para o empresário poder reorientar sua política empresarial, baseado nas ferramentas de gestão implantadas;
  • Permitir que o empresário cobre de cima para baixo, os objetivos de seu pessoal chave;
  • Ensinar o cliente a interpretar os dados de Gestão para melhor tomar suas decisões;
  • Montar os Controles de Gestão para os níveis de chefia;
  • Rever os controles e suporte documental de cada setor;
  • Avaliar os controles existentes em todas as áreas da empresa e as informações

Métodos Consultoria Empresarial – 40 anos de tradição e experiência

Fundada em Abril de 1976, a Métodos Consultoria Empresarial foi criada pela junção de alguns dos melhores consultores do Brasil, que quando reunidos, uniram muitas anos de experiência em consultoria de nível nacional e internacional.

Com sede em São Paulo e com gerências regionais nos principais estados, a empresa possui uma equipe de dezenas de técnicos renomados e experientes, que são altamente preparados para atuarem em âmbito nacional e nos mais diversos campos de negócios, nas Indústrias, Comércios ou Prestação de Serviços.

Em seus mais de 40 anos de existência, a empresa já realizou milhares de trabalhos em todo o território nacional. Possuindo reconhecimento por ser uma empresa de tradição, experiência e confiabilidade.

A Métodos atua na Gestão Empresarial de qualquer ramo de atividade e em qualquer parte do país, seja comércio, indústria ou serviço

Conheça todos os produtos e acessórios da empresa navegando pelo site:
A Métodos atua na Gestão Empresarial de qualquer ramo de atividade, em qualquer parte do país, seja comércio, indústria ou serviço.

Especialidades

AMétodos desenvolveu suas metodologias e modus operandis desde 1976 e sabe exatamente o que sua empresa precisa para alçar vôos maiores. Leia atentamente, marque uma visita e juntos, vamos estruturar um crescimento sólido e promissor:

Back to Top
Verified by MonsterInsights