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Recursos Humanos

• O elemento humano continua sendo o fator necessário ao sucesso de uma empresa. A ação conjunta de todo o pessoal envolvido é o que leva ao bom desempenho da atividade de qualquer negócio.

De nada adianta softwares de última geração e tecnologia de ponta, se não tivermos uma mão de obra bem preparada para poder interagir rapidamente com o mercado, os clientes e até mesmo com os concorrentes.

• Para que isto ocorra na sua intensidade máxima, devem ser criados condições para o seu desenvolvimento respeitando-se os seguintes passos:

1. Estabelecer um organograma enxuto com um número de pessoas estritamente indispensáveis;
2. Conferir à eles autoridade e responsabilidade bem estabelecidas;
3. Definir as linhas hierárquicas de comando e subordinações;
4. Conferir a todo o pessoal um programa de treinamento, aprimoramento e motivação;
5. Estabelecer critérios de avaliação de desempenho;
6. Definir as rotinas e controles do departamento de recursos humanos, envolvendo;

• Cartilha para Seleção/Recrutamento/Admissão/Demissão;
• Modelos p/ entrevistas de desligamento;
• Técnicas p/ aplicar avaliação de desempenho individual;
• Técnicas p/avaliação de cargos e salários;
• Composição dos encargos sociais e trabalhistas;
• Manualização de todas as funções.

• Tais medidas são básicas para que desta maneira possamos:

– incentivar mais os funcionários, identificando rapidamente os verdadeiros potenciais;
– diminuir os atritos decorrentes da falta da definição clara dos direitos e responsabilidades de cada colaborador;
– acabar com as dualidades de mando;
– ter maior segurança na delegação de funções;
– melhorar consideravelmente a comunicação interna;
– aumentar a produtividade;
– qualificar melhor a mão de obra disponível.

 

Problemas mais freqüentes

Principais Objetivos

Desentendimento de comando dos diretores e homens-chaves com reflexos diretos e negativos na sua produtividade; Dotar a empresa de Organograma enxuto, economicamente adequado ao porte da empresa e as suas necessidades operacionais presente;
Subordinação indefinida, duplo comando, dupla subordinação, atritos, não se sabe a quem cobrar e a quem responsabilizar quando as coisas andam mal; Definir com clareza a área de autoridade e responsabilidade de cada diretor e dos “homens-clave”;
Organograma mal definido em função às necessidades claras do departamentalização da empresa; Delimitação clara das linhas hierárquicas;
Seleção, treinamento, avaliação de desempenho mal feitos, provocando alto turn-over e custos elevados, além de aumentar a improdutividade do pessoal; Conferir à quem comanda, autoridade única no seu campo de atribuições;
O mesmo funcionário recebe ordens diferentes e antagônicas de seus superiores, não sabendo qual deles atender; Através dessas medidas, eliminar as dualidades de comando, interferências hierárquicas, resultando em maior velocidade de decisões e produtividade do pessoal-chave;
Não existe um plano de carreira para os funcionários; Definir a política de cargos e salários;
Os funcionários novos não conhecem as regras da empresa e muitas vezes, agem a sua própria maneira, sem respeitar a cultura da empresa; Definir o regulamento interno, bem como estabelecer critérios de seleção, treinamento e avaliação de desempenho e de promoção de pessoal;

 

Especialidades

A Métodos desenvolveu suas metodologias e modus operandis desde 1976 e sabe exatamente o que sua empresa precisa para alçar vôos maiores. Leia atentamente, marque uma visita e juntos, vamos estruturar um crescimento sólido e promissor:

 

» Consultoria Empresarial;
» Gestão empresarial;
» Diagnóstico Empresarial;
» Organização de empresa;
» Planejamento Estratégico;
» Controle de Custos.

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