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Um bom Diagnóstico Empresarial pode salvar sua empresa !

Consultoria Empresarial e Gestão  

Benefícios de Um Bom Diagnóstico Empresarial

O empresário precisa dar ao Diagnóstico Empresarial, a mesma importância que dá para um diagnóstico médico, pois este visa identificar rapidamente se há algo errado com nossa saúde e permitir que, em tempo hábil, evitemos maiores complicações.

Realizado por profissionais de consultoria empresarial, altamente especializados em analisar empresas, sua precisão e importância, são fundamentais para a segurança da saúde financeira dos negócios. Toda organização deveria realizar ao menos um diagnóstico empresarial por ano.

Através de um bom diagnóstico empresarial, pode-se identificar rapidamente eventuais problemas que nem sempre o empresário está a par. O bom diagnóstico empresarial é abrangente, envolvendo todas as áreas da empresa, com uma ação estratégica e multidisciplinar, o que permite obter uma visão ampla e a possibilidade de se estabelecer um plano de ação estratégica.

Como é Feito O Diagnóstico Empresarial?

É realizado por uma consultoria empresarial que realiza todo o levantamento de como estão os processos de trabalho de cada uma das principais áreas da empresa (Administrativa, Financeira, Recursos Humanos, Comercial, Compras, Estoque, Informática, Produção e Custos) abordando todos os itens relacionados de uma maneira sintética, objetiva e principalmente estratégica.

O Diagnóstico  Empresarial é desenvolvido através de Entrevistas, Observações Visuais, Levantamentos e Análise de Dados, verificando-se informações e controles, impressos e fluxos, para em conjunto com a diretoria da empresa, chegar a conclusões sobre as eventuais divergências existentes nos setores e serviços analisados, suas causas e efeitos, além de avaliar financeiramente o custo destes problemas.

De posse destes levantamentos o empresário terá a oportunidade de definir as prioridades de correção e saberá de algumas providências que ele mesmo poderá tomar. A visão externa da consultoria empresarial, que não está envolvida, somado a larga vivência empresarial dos consultores empresariais, responsáveis pelo Diagnóstico, será fator de renovação para o empresário que busca estar sempre atualizado e competitivo.

Principais Benefícios do Diagnóstico Empresarial:

  1. Saber exatamente ONDE estão os ERROS
  2. Perfeito entendimento de COMO eliminar os ERROS
  3. Saber como resolver os problemas de maneira PRÁTICA e OBJETIVA
  4. Evitar tentativas frustradas de SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS
  5. Ir DIRETO AO PONTO sem perda de tempo
  6. Estabelecer um PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA
  7. Permitir iniciar a ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA de forma sistematizada

Principais Questionamentos Do Diagnóstico Empresarial :

ÁREA FINANCEIRA / ECONÔMICA

  • Como é apurado o resultado econômico da empresa?
  • Qual é o impacto da inadimplência nos resultados?
  • A empresa sabe de fato o que é Fluxo de Caixa? (ou apenas usa Contas a Pagar X Contas a Receber). Existe um planejamento, um orçamento financeiro?

ÁREA COMERCIAL

  • Existe um Planejamento estratégico, mercadológico nesta área?
  • Como está composta a estrutura comercial em composição e eficácia?
  • Há televendas, telemarketing e assistência ao cliente?

ÁREA OPERACIONAL / CUSTO

  • Os controles de pedidos, entregas, devoluções estão sendo realmente eficazes, evitando problemas para o cliente?
  • Na empresa comercial, utiliza-se a curva “ABC” para definir ações de compra, venda, promoções e definição dos níveis ideais de estoque?

ÁREA DE COMPRAS E ESTOQUES

  • Como é feito o planejamento de compras?
  • Há cálculos precisos do giro de mercadorias, do estoque de produtos -abados e de matéria prima?
  • A recepção de mercadorias é segura, a prova de falhas e roubos?

ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

  • Há um critério bem definido para processos de seleção?
  • Há uma política de treinamentos na empresa?
  • Como se mede a produtividade dos funcionários?

ÁREA DE COMANDO DA EMPRESA (ALTA DIREÇÃO)

  • A direção da empresa recebe informações simples, objetivas e com forte poder de análise?
  • Qual é a objetividade dos relatórios enviados para a direção da empresa nas áreas administrativa, financeira, vendas e operacional?
  • As informações que chegam são confiáveis?

ÁREA DE INFORMÁTICA

  • A empresa está satisfeita com seus sistemas informatizados?
  • Tem conseguido acompanhar a evolução tecnológica?
  • Os sistemas fornecem informações estratégicas para tomadas de decisão rápidas e precisas?
  • Como está o fluxo de informações entre os sistemas utilizados?
  •  Quais são os principais relatórios estratégicos para uso exclusivo da direção da empresa?

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(fonte: site da Métodos Consultoria Empresarial, áreas de atuação).

Adaptado por : Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças) e produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades).

 Também desenvolve Projetos de Melhorias dos Resultados (PMR),focando marketing-vendas, compras-estoques, produtividade-processos, redução de custos-desperdícios, nas empresas familiares. Em RH, forma multiplicadores nos processos de  avaliar desempenho, rever funções, atividades, responsabilidades, autonomia. É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar”  e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.

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