(11) 4116-1047

(11) 99115-7707

R. Fernando de Albuquerque 31 - cj. 42

atendimento@metodosweb.com.br


Porque contratar uma Consultoria Empresarial

A maior parte das pessoas são movidas por fatores motivacionais externos, que podem levá-las a agir de uma maneira ou outra em determinadas situações, sejam pessoais, sociais ou da sua empresa.

Um exemplo, que podemos citar, ocorreu nos últimos governos do país, quando surgiram crises em alguns segmentos de atividades, causadas pela política econômica do país, com a retirada de subsídios para determinadas atividades que antes eram de interesse governamental e houve mudança de foco.

Essa mudança foi causada por fatores como falta de recursos para continuar mantendo nos próximos anos ou mesmo final do prazo estipulado pelo Governo, quando criou os subsídios. São casos, o aço brasileiro que ficou sem condições de competir com os chineses, os tecidos, que em alguns momentos perderam mercado e como reflexo muitas tecelagens fecharam e também a cadeia produtiva de máquinas, que continua sofrendo com a concorrência externa e sobrevivendo aos tropeços.

Situações de Perigo

Nas situações em que a empresa em que atuam entra em rota perigosa, quando as vendas caem de forma dramática a curto prazo gerando demissões e a tranquilidade de antes se transformando em ansiedade, erros podem ser cometidos por esse motivo, tanto de decisões “distorcidas” ou perigosas, como tirar do mix uma linha de produtos ou introduzir uma nova com o mercado desaquecido.

Na convivência entre as pessoas, que ocupam funções na empresa, tanto operacionais, como na gestão ou administração e vendas, surgem momentos de ambiente contaminado e pesado, criando uma desconfiança, na dúvida de “quem será o próximo” ? E “como eu vou sobreviver” ?

Empresas mais modernas já tem no RH alguns serviços de apoio psicológico para conduzir esses momentos, sem traumas mais graves, incluindo serviços de recolocação profissional no mercado, como “programa de outplacement“, que permite uma transição direta entre empresa que demite e a outra que contrata.

As empresas que tem mais acesso a novas tecnologias, podem usar recursos mais avançados para saber como estão seus resultados, entre eles, os Simuladores para Projetar Resultados. Um deles, o Simulador Projeção de Metas de Faturamento, permite saber que % da meta está sendo atendida no dia da consulta e quanto falta para completar os 100%. Exemplo: hoje, no dia 15 do mês, estamos com 55% da meta atingida. Logo faltam 15 dias para concluir o mês e 45% para ela atingir sua meta.

Meta de Faturamento

Consultoria Empresarial – Motivações Internas

Os fatores motivacionais internos certamente podem estar associados às necessidades básicas, como explora a pirâmide de Maslow, em que a cada necessidade satisfeita, as pessoas focam a próxima, alimentação, moradia, fazer parte de grupos sociais, auto realização.

Por outro lado existem também o processo de auto motivação que o leva a levantar-se cedo e sair em busca dos seus desafios, seja no trabalho, nos estudos, na vida social, em família. Uma pessoa que consegue valorizar as pequenas vitórias como grandes acontecimentos tem melhor possibilidade de passar por esses momentos sem traumas. Um exemplo, fez uma boa venda, superando objeções e concorrentes e mesmo recebendo uma comissão normal, sem bônus adicionais, considera um momento especial e comemora, sem nenhum sentimento de perda. Em casa, quando o filho caminha pela primeira vez, fica tão entusiasmado que sai gritando pela casa, como fato estupendo, único. E transforma no dia-a-dia, os pequenos acontecimentos positivos em situações especiais.

Certamente as motivações tem a ver com os sentimentos das pessoas da empresa e como eles interferem no cotidiano delas, tanto internamente como externamente.

Exemplos de Motivações

Primordialmente algumas motivações para se contratar uma empresa de Consultoria Empresarial podem ser conforme descrito abaixo:

  • os investidores, donos do capital, acionistas, seja na Ltda ou na S/A, querem inegavelmente, remunerar melhor o capital investido na empresa;

  • os gestores desejam organizar a empresa, separando bem as áreas e responsabilidades de cada um, para evitar invasões de poder e interferências nas funções;

  • os investidores desejam fazer a empresa crescer, ganhar musculatura e valor de mercado, a fim de vendê-la com lucro e repartir os valores apurados, por discordarem de outros sócios, da continuidade, alguns estão cansados e querem se retirar;

  • o peso da gestão está caindo em cima de alguns “carregadores de piano” – aqueles poucos que sobretudo seguram as responsabilidades e principalmente, mantém a empresa funcionando;

  • a empresa é multi-familiar, formada por duas famílias italianas e uma quer se retirar do negócio, mas certamente antes querem deixar tudo organizado;

  • os resultados financeiros da empresa estão caindo a cada dia e as retiradas pelos sócios estão sendo sobretudo reduzidas, provocando insatisfação pessoal de alguns acionistas.

Um exemplo prático de Consultoria Empresarial

O depoimento dos proprietários do Moinho de Trigo Arapongas, Srs. Paulo W. Kummer e seus filhos Roberto e Sérgio, mostram que sua motivação era um desejo de mudanças gerais na empresa, incluindo processos. “A Métodos definiu os rumos do Moinho de Trigo Arapongas, que aumentou a produção, aumentou as vendas para garantir seu crescimento contínuo e principalmente enfrentar a concorrência.

A parceria com a Métodos surgiu no momento certo. Ela foi determinante porque foi um ato psicológico de mudança. Foi o start e a partir daí começamos a nos modernizar. A consultoria somou com a vontade que tínhamos”

Com a orientação da Métodos, houve 50% de aumento da produção dos derivados de milho e massas cortadas, bem como 20% de aumento da produção do trigo”

Prof.João Mariano de Almeida,

administrador de empresas,

com pós em RH,

pesquisador de empresas familiares

e colaborador da Métodos Consultoria Empresarial

One thought on “As principais motivações para se contratar uma consultoria empresarial”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top