(11) 4116-1047

(11) 99115-7707

R. Fernando de Albuquerque 31 - cj. 42

atendimento@metodosweb.com.br


Como nossa empresa de Consultoria Empresarial facilitou a sucessão familiar

A Métodos sendo uma das mais antiga Empresa de Consultoria Empresarial, e uma das pioneira do mercado de consultoria, em seus mais de 40 de atuação, teve a oportunidade de interferir de forma positiva e produtiva em negócios familiares de vários segmentos, que estavam em um momento de transição na gestão familiar.

Uma das últimas empresas industriais, em que desenvolveu seu Processo de Sucessão Empresarial e Programa de Preparação do Sucessor, foi a Pastoriza Doces, do interior de SP, onde após revisão do Organograma, as funções dos diretores foram enriquecidas, com adição de atividades necessárias para se ter uma gestão moderna e tomar rapidamente decisões compatíveis com a necessidade da empresa e do mercado.

Análise Organizacional

O Organograma existente, foi discutido em detalhes pela Diretoria e Gestores da Pastoriza (filhos do fundador) juntamente com o consultor empresarial alocado, fez questão que todos participassem e tivessem oportunidade de dar suas opiniões em cada situação já ocorrida e citada ou prevista, evitando “invasões de autoridade” em áreas de outros, criando uma segurança maior para os ocupantes dos cargos.

A revisão das funções, atividades e responsabilidades permitiu uma autonomia em cada função (cargo), de forma a dar mais agilidade na análise de situações e tomar decisões de imediato, tornando a empresa mais ágil, eficiente e competitiva.

Um case de sucesso

A Família Mamede é unida, tem bom relacionamento entre os pais e herdeiros sucessores, fato que facilitou ao Consultor Empresarial, analisar os cargos, suas atividades, abrangência, autonomia e rediscutir com a família, seus gestores e diretores, todas as alterações necessárias ao rápido desenvolvimento da empresa no mercado local e perspectivas de mercado internacional a médio prazo.

Pelo link a seguir, pode-se conhecer mais detalhes do Programa de Gestão Familiar que profissionalizou a Pastoriza, hoje uma das líderes do mercado brasileiro na fabricação de doces caseiros, em um rápido ritmo de expansão comercial e física.

 

Família Mamede

 Família Mamede: Da esquerda para direita, Adriano Mamede, Flávia Mamede, Regina Mamede, Claudio Mamede e Claudia Mamede.

 

“Mesmo diante de um crescimento linear a família entendia que para alcançar uma atuação mais eficaz, com maior lucratividade e produtividade era preciso buscar no mercado quem pudesse trazer metodologias de trabalho eficientes,  explica Adriano Verdade….”

O PROCESSO DE SUCESSÃO

Quando se desenvolve um Processo de Sucessão Empresarial, uma das situações que os Consultores Empresariais da Métodos Consultoria Empresarial enfrentam e já tem vivência prática, são os conflitos nos Negócios Familiares. Situações que criam dificuldades para alinhar a gestão com as diretrizes do Trabalho Técnico (Projeto), o novo Organograma adota, funções ou cargos revisados, atividades, responsabilidades e autonomia.

De forma geral, o fato de um familiar trabalhar na empresa, pode gerar questões do tipo :

  • quais cuidados precisam ser tomados pela colocação de um familiar no negócio ?
  • quais são as conseqüências de uma inserção não planejada do herdeiro ou parente na empresa ?
  • como fica a questão da avaliação da performance dos familiares que atuam na empresa ? Como garantir a isenção ?
  • em caso de demissão ? será uma decisão fácil ?

 IDENTIFICANDO CONFLITOS

A equipe de Consultores Empresariais da Métodos já tem vivência em identificar rapidamente ALGUNS DOS PRINCIPAIS CONFLITOS EM NEGÓCIOS FAMILIARES E SEUS REFLEXOS

  • Conflitos Interpessoais – provoca modificações no modo como as pessoas se percebem, nos sentimentos que nutrem umas pelas outras e no que fazem com palavras e ações umas em relação às outras.

 

  •  Conflitos de Poder – provoca sentimentos de frustração nos herdeiros que participam e não tem suas opiniões e sugestões consideradas.

 

  • Conflitos Geracionais – provoca sentimento de impotência nos sucessores, com o alongamento da vida devido qualidade de saúde, porque as gerações anteriores ficam mais tempo no comando, reduzindo o espaço para gerações sucessoras expressarem seu pensar, sentir e querer. Nada pode ser mudado porque o Sr.. “X” ainda está no comando.

 

  • Conflitos Culturais – provoca embates perigosos entre “o bem e o mal”, envolvendo parentes, ramos familiares ou colisão entre membros da família e profissionais da empresa.

 

O link a seguir de nosso blog do site consultoria empresarial, permite acessar nosso artigo sobre o tema: Clique Aqui

 

Cada negócio familiar, independente do tamanho e do ramo, tem sua própria história e no caso da Henning´s Vedações Hidráulicas e Pneumáticas de Blumenau – SC, seu fundador Sr. Alberto Hennings, desejava preparar sua filha para ser a Gestora Administrativa da empresa.

Disposta a conquistar as primeiras colocações no ranking de representação do sul do país, a Hennings, empresa de Blumenau, com filiais em Criciúma  Joinville, Porto Alegre e Caxias do Sul, rendeu-se a um processo de sucessão empresarial implantado pela consultoria empresarial da Métodos.

consultoria empresarial na Hennings consultoria empresarial na Hennings

 

“Precisava preparar minha filha para assumir a área administrativa da empresa, para poder me dedicar a vendas e faturamento”

O processo de transferências de cargo e suas adaptações, no entanto, não são das tarefas, as mais fáceis, podendo representar ação danosa quando desamparada de programas de preparação do sucessor”

Na época do trabalho, fechamos o ano com um aumento de 27% nos lucros, demonstração clara de que não se deve impedir que a empresa acompanhe abertamente as tendências do mercado e que os projetos implantados pela Métodos oferecem de fato, visão de gestão inovadora”…

 

Outro cliente da Métodos Consultoria Empresarial, Fulig Fundição de Ligas Ltda, de Divinópolis-MG, se defrontou com uma situação dramática. Com o falecimento do fundador, que comandava sua gestão, a Sra. Neile Rachid Dellaret foi orientada por amigos a procurar ajuda, para organizar sua gestão familiar o mais breve possível. A Métodos foi indicada por outro cliente onde tinha realizado um Trabalho Técnico (Projeto), com ótimos resultados e desenvolveu todo o Processo de Sucessão da empresa.

 

O processo de sucessão na Fulig, de Divinópolis MG, contou com o apoio da Métodos, que desenvolveu controles de gestão capazes de possibilitar a continuidade da empresa depois da perda de seu fundador.

 

consultoria empresarial na Fulig

“Neile, Kêmel e Antônio Rachid Dellarett” – Continuidade e Desenvolvimento.

 

Com a morte repentina de meu marido, tive de enfrentar, junto com meus filhos, o desafio de substituir o fundador da empresa”…

“Posso afirmar com segurança, que depois da Métodos conseguimos recuperar clientes antigos, conquistar novas fatias de mercado e ainda manter o faturamento de forma a garantir o pagamento da mão de obra, matéria-prima, impostos e reservar caixa para investimentos”.

Conflitos familiares por fases de negócio – Análise da Consultoria Empresarial

Para facilitar o entendimento, separamos os CONFLITOS POR FASES DO NEGÓCIO FAMILIAR, permitindo identificar em qual delas está a empresa do leitor e criar uma identificação com o tipo de situação relatada, segundo nossa metodologia de consultoria empresarial:

 

Fase 1 – Empresa Familiar, quando o fundador ou fundadores estão no comando geral do negócio.

  • imposição de idéias
  • centralização de poder
  • necessidades e expectativas pessoais incompatíveis ou antagônicas
  • insegurança e instabilidade para assumir riscos
  • falta de tempo para os assuntos familiares

 

Fase 2 – Empresas com gestão familiar, quando as novas gerações começam a buscar seu espaço e os antigos começam a lidar com as limitações da idade e a dificuldade de desapegar do passado, surgindo o choque de gerações, quanto ao legado, preservação, inovações.

  • diferenciação de intenções entre indivíduos e ramos familiares
  • desalinhamento de autoridade
  • sentimento de alijamento nas decisões e disputa pelo poder
  • ambigüidade e superposição de papéis
  • expectativas versus capacidade para o desempenho dos papéis
  • perda de padrão de vida

 

Fase 3 – Empresas com Governança Familiar, quando a empresa já usa instrumentos de governança corporativa, para preservar os bens da família e o negócio se profissionaliza, com conselhos e outras ferramentas de gestão.

  • acionistas com valores incompatíveis com a identidade da empresa
  • choque de gerações
  • desconfiança e falta de integração entre os níveis de governança
  • déficit de conhecimento, habilidades e atitudes para sustentação da visão de futuro entre familiares que atuam na empresa

 

Fase 4 – Família Empresária, quando já estão profissionalizadas, abriram novos ramos de negócios, formando grupos empresariais bem estruturados e até com atuação internacional, com escala para enfrentar concorrências, governança já incorporada e efetiva, conselhos, algumas com abertura de capital.

  • despreparo para lidar com assuntos práticos da família e dos negócios
  • disputa pela liderança familiar e dos negócios
  • falta de perspectivas e orientação individual para a vida pessoal e profissional

 

* Fontes de consultas do autor: Kit áudiolivros “As 10 dicas para o sucesso da empresa familiar”, do autor e Empresa de Família, Crescimento, Desenvolvimento, Perpetuidade,  de Jair Moggi e Luiz A.Chaves).

Leia também …

Prof.João Mariano de Almeida,

administrador de empresas,

com pós em RH,

pesquisador de empresas familiares e

colaborador da MÉTODOS CONSULTORIA EMPRESARIAL.

9 thoughts on “Consultoria Empresarial facilita sucessão familiar”

    Pingback: Qual objetivo das empresas de consultoria ? | Métodos Consultoria Empresarial

    Pingback: Consultoria Empresarial - Como funciona? | Métodos Consultoria

    Pingback: Consultoria Empresarial - Motivos para se contratar |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top