(11) 4116-1047

(11) 99115-7707

R. Fernando de Albuquerque 31 - cj. 42

atendimento@metodosweb.com.br


Para que serve a Consultoria Empresarial durante um Diagnóstico?

Eventualmente mesmo sem a ajuda de uma consultoria empresarial, alguma empresa através dos seus gestores, cria uma Campanha interna ou Programa, visando determinado resultado, num tempo planejado, com “slogans” chamativos, como exemplo “Campanha de Excelência Comercial”.

Mesmo com enorme boa vontade, adesão das equipes e pares internos, costumam cometer erros de foco ou “gestão de Projeto” por contar somente com profissionais internos, que visualizam o departamental, o local, tem foco setorial, enquanto a Consultoria Empresarial que vem de fora, tem uma visão mais abrangente, holística, do todo, da empresa, seus departamentos, como se relacionam, que efeitos as ações de uns refletem em outros. Quando a Consultoria Empresarial começa um Diagnóstico Empresarial, os empresários e gestores da empresa, começam a perceber que olhavam a empresa superficialmente, sem aprofundar em informações que não julgavam importantes, mas que trazem agora dados quantitativos e qualitativos que podem indicar tendências adequadas ou não para a saúde da empresa.

Mesmo os gestores internos com maior formação escolar e profissional, tem que dividir o seu tempo com outras atividades ou não conseguem se desligar das mesmas, porque existem ligações diretas e indiretas funcionais e emocionais com os demais colaboradores, pares, chefias e até diretores ou proprietários. A “rádio peão” comenta “… fulano é filho do homem…” e muitas empresas tem parentes, amigos e gestores em cargos de “confiança”, os “fazem tudo”, “pau para toda obra”.

O Consultor Empresarial é neutro, não virá para a empresa cliente para se aliar a grupos ou correntes internas que disputam o poder, para feudos que comandam de forma setorizada parte da empresa. Os gestores internos vivem no ambiente e sofrem a sua influência, seguem sua cultura e ficam tolhidos pelo “caldo cultural”, presos às correntes de poder interno.

Vejam o depoimento do nosso cliente Fulig Fundição de Ligas Ltda, de Divinópolis-MG, através de sua Diretora Geral Sra. Neile Rachid Dellavert e filhos Kemel e Antonio:

… “Os trabalhos desenvolvidos pela Métodos representaram um suporte sólido para que enfrentássemos a situação com segurança”

A Métodos nos propiciou tranquilidade e desenvolveu um controle de gestão voltado aos processos administrativos e técnicos, até então desconhecidos”

Mais ainda, teve que prever as possíveis dificuldades que enfrentaríamos e nos preparar para isso”

Posso afirmar com segurança, que depois da Métodos conseguimos recuperar clientes antigos, conquistar novas fatias de mercado e ainda manter o faturamento de forma a garantir o pagamento da mão de obra, matéria-prima, impostos e reservar caixa para investimentos” …

O Consultor Empresarial tem uma macrovisão de negócios em diferentes segmentos, portes, tipos de gestão, visualizando processos industriais e operacionais, seu sistema de gestão (manual ou informatizado), planilhas ou Sistema Integrado (ERP), como a mão de obra se comporta em todos os níveis, dos operacionais aos gestores e diretores. Ele tem amplos conhecimentos dos diferentes contextos indústrias, comércios, serviços, organizações sociais, das interfaces internas e externas, proporcionando um aprendizado rápido aos gestores, por juntar prática unida a conhecimentos avançados e conceitos modernos além da visão geral e um ritmo ágil, que permite orientar decisões imediatas e focadas em resultados.

Além de conhecer as formas de controle e criar os modelos adequados para gerar relatórios usando planilhas Excel ou pelo Sistema em uso, poderá elaborar gráficos que mostram mais claramente os resultados que vão permitir análise rápida, como o Simulador Projeção de Meta de Faturamento, uma ferramenta que o Consultor Empresarial vai ensinar o passo a passo para os gestores.

Para que serve uma Consultoria Empresarial durante um Projeto em elaboração na sua empresa ?

Foi-se o tempo em que as empresas usavam blocos de notas ou cadernos para juntar informações e mesmo as planilhas se tornaram insuficientes dependendo do porte do negócio nos dias atuais, em que a velocidade com que se conseguem informações já formatadas e com qualidade para amparar decisões dos gestores é essencial ao bom andamento dos trabalhos e seus resultados.

A Consultoria Empresarial cria uma oportunidade única para os empresários no momento em que inicia um Diagnóstico Empresarial e mais ainda durante o Trabalho Técnico ou Projeto, em que as implantações vão trazendo à luz, a real situação da empresa, quando os Resultados Econômicos e Financeiros aparecem através de uma DRE, diretamente associada ao Simulador Projeção de Rentabilidade, cuja consulta sugerimos acessar.

A maior parte dos negócios só recorre a uma Consultoria Empresarial quando seus resultados financeiros (econômicos e financeiros) não estão satisfatórios, seja para os gestores que lidam com as dificuldades cotidianas e sentem na pele a pressão dos fornecedores e até mesmo de clientes cujas entregas estão atrasando por reflexos internos. Ou para os acionistas, que ficam sem retirar seus dividendos do capital investido na empresa e começam a questionar a Direção e gestão sobre sua atuação e resultados. É nesse momento que muitos “CEO´s” são trocados no mercado ou acabam sendo atraídos por outras empresas com outros desafios. A corda também “rói” para gestores de algumas áreas, que podem perder seus cargos, tais como da área comercial, RH e outros.

Porque uma Consultoria Empresarial é uma Oportunidade para as empresas clientes ?

A OPORTUNIDADE ocorre quando a Consultoria Empresarial através do Diagnóstico consegue mostrar aos empresários que sua empresa tem Indicadores de Resultados incompatíveis com as necessidades do negócio. E não conseguirá obter resultados suficientes para se manter competitiva em mercados cada vez mais concorridos e também para remunerar os acionistas.

A Consultoria Empresarial serve para mostrar aos empresários através de um Diagnóstico Empresarial, que existem oportunidades que podem ser aproveitadas de forma mais produtiva, com baixos investimentos e sem traumas corporativos ou pessoais.

O empresário Adriano Mamede da Pastoriza cita em vídeo o que considera Os Principais Benefícios da Consultoria em sua empresa, durante e após o Projeto da Métodos Consultoria Empresarial.

A Consultoria Empresarial serve para gerar durante um Trabalho Técnico (Projeto) resultados que anteriormente nem eram percebidos ou eram pequenos demais para garantir a competitividade do negócio e sua continuidade, “faça chuva ou sol”, com “economia normal, crescendo ou em turbulência”, através das gerações.

Esta performance é garantida pela Consultoria Empresarial ao implantar novos processos de trabalho e controles que irão garantir o comando eficaz e firme do negócio em todas suas áreas operacionais ou de gestão. Ela possibilita que a “mão firme” do fundador, sucessores, diretores e gestores, assumam o comando do dia a dia, sem ter surpresas, nas informações que necessitam ou nos resultados que planejaram atingir. Passam a conhecer seu Ponto de Equilíbrio (Break Even Point) e sabem que a partir dele, podem agir com mais liberdade nas negociações. Sugerimos acessar nosso Simulador Ponto de Equilíbrio para ampliar a visão dessa excelente ferramenta.

Se atualmente todos nós já podemos dispor de equipamentos e utensílios modernos, com sistemas eletrônicos para controlar a residência e sua segurança e à distância acionar o Ar Condicionado ou Iluminação, ampliando a chamada Tecnologia Embarcada, o Consultor Empresarial tem Equipamentos atualizados, computadores ou notebooks, dotados de Sistemas Modernos e Compatíveis, que podem até mesmo acompanhar à distância, algumas atividades nos clientes. Dessa maneira, quando o Gestor Responsável por preencher os Controles de Caixa” ou uma “DRE”, ligar o computador e começar os lançamentos, o Consultor Empresarial poderá compartilhar e acompanhar pelo aplicativo “Dropbox” seu trabalho à distância e no final da atividade, checar os resultados obtidos.

Podemos concluir que uma Consultoria Empresarial serve para maximizar os resultados de qualquer negócio, pequeno, médio, grande, durante os Trabalhos Técnicos (Projetos) e após, quando reflexos positivos do que foi realizado e implantado estarão sendo gerados e transformados em ganhos financeiros para a empresa cliente. Pode-se esperar e até afirmar que o retorno será superior em várias vezes aos valores investidos. Exemplificando: foram investidos R$200.000,00 e houve um retorno de R$800.000,00 ou 4x o ROI. Isso é comum em Projetos de Consultoria Empresarial e temos clientes cujos depoimentos comprovam isso. No caso da Indústria Química Anastácio S/A de São Paulo, capital, seu Diretor Presidente Jan Félix Krueder declara :

… “A sistemática de análise de resultados com apuração dos custos e formação do preço de venda adotada juntamente com a Métodos, propiciou uma visão do negócio nunca antes conseguida”

Através do sistema, conseguimos montar uma simulação mensal de resultado, onde cada departamento passou a se comprometer com determinado orçamento e com determinada meta”

A média de faturamento do semestre subsequente à Consultoria, foi de 15% superior a média do semestre anterior”

Um importante alicerce conseguido foi o sistema de simulação de resultados. O sistema nos demonstrou o quanto o lançamento de novos produtos e o quanto um aumento em nossa escala de produção teria de influência sobre o lucro” …

Prof.João Mariano de Almeida,

administrador de empresas,

com pós em RH,

pesquisador de empresas familiares e

colaborador da Métodos Consultoria Empresarial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top