(11) 4116-1047

(11) 99115-7707

R. Fernando de Albuquerque 31 - cj. 42

atendimento@metodosweb.com.br


Principais necessidades das empresas para se contratar uma consultoria empresarial

Assim como as pessoas vão aos médicos fazer uma consulta para ver como estão de saúde, as empresas tem seus momentos de dúvida, em que buscam um apoio externo de uma consultoria empresarial para se reposicionar no mercado, ver como estão suas finanças, suas vendas, produção, processos internos e externos e quais os caminhos que terão pela frente para voltar a obter bons resultados, sair do sufoco, abrir novos mercados, crescer.

As situações ou fatores que geram problemas que podem estar refletindo na empresa num determinado momento, preocupam seus gestores e dirigentes e em alguns casos, é nesse momento, que procuram ajuda.

Em outras situações, seus gestores não conseguem se entender e alinhar suas ideias e metas com as necessidades de gestão e resultados que a empresa necessita a curto prazo e os resultados podem ser desastrosos. Muitas vezes as empresas só reagem quando é tarde, já “estão em coma empresarial” e não tem mais salvação, entrando em falência. Em alguns casos, ainda conseguem obter uma “Recuperação Judicial”, como fôlego, para tentar salvar a empresa, junto ao mercado consumidor, através de acordo com fornecedores e credores diversos, entrando num período de extrema dificuldade para sua gestão, tendo que contar com apoio externo para obter êxito.

Busca de soluções

A Consultoria Empresarial pode contribuir na busca de soluções, a partir de várias etapas, começando com uma visita, em que seus diretores irão expor aos empresários as diversas fases de um bom Trabalho Técnico ou Projeto, que será iniciado por um Diagnóstico, o qual irá mostrar como estão os indicadores de resultados e fluxos internos.

O nosso Simulador Projeção de Meta de Faturamento é uma ferramenta para orientar os esforços de vendas, tanto das equipes internas e externas, como de toda a empresa, visando obter resultados.

Logo que for concluído o Diagnóstico, após reuniões e discussão das alternativas, será feito um contrato e iniciado o Trabalho Técnico, direcionado não só para áreas consideradas críticas pelos empresários, as que geram as necessidades imediatas, prioritárias, mas também para outras situações em que é necessário intervir, seja para organizar, criar controles e relatórios, gerar gráficos, informações que possam suportar as decisões dos gestores.

Essa visão de que existem setores dentro de uma empresa que precisam ser analisados de forma mais profunda é o que se chama “necessidade” “ou aquilo que é estritamente necessário, indispensável, útil, que não se pode deixar de ter ou “ser imprescindível, fundamental, que tem grande importância, que deve ser feito ou cumprido por ação, imposição ou obrigação”.

Alguns Simuladores Estratégicos podem mostrar de maneira mais nítida durante um Diagnóstico ou Trabalho Técnico, como estão os resultados das empresas e o tamanho real das suas necessidades.

As informações levantadas no Diagnóstico permitem usar o Simulador de Capital de Giro, como ferramenta para aprofundar o estudo de quanto dinheiro a empresa vai necessitar para manter seus processos operacionais e de gestão.

Motivos

Entre os motivos ou razões mais comuns que geram necessidades empresariais de alta prioridade, podemos citar:

  • situação financeira difícil, atrasando pagamentos com fornecedores e bancos, recorrendo a empréstimos de várias fontes, incluindo factorings e até mesmo agiotas;

  • queda nas vendas por longo tempo, devido concorrências com preços menores e produtos similares importados;

  • desatualização tecnológica das instalações, máquinas, equipamentos e processos produtivos;

  • baixa produtividade geral e pessoal na média, gerando aumento dos custos das peças e produtos feitos internamente;

  • dificuldade em manter qualidade dos produtos por falta de investimentos;

  • problemas em compras e giro dos estoques, com dificuldade em repor mercadorias (atacado e varejo);

  • dificuldade em manter treinada a mão-de-obra direta, indireta e da administração para acompanhar a tecnologia que o mercado está exigindo;

  • falta de controles mais eficazes de gestão de vendas, produção, financeiros e de resultado da empresa;

  • não ter o hábito de mensurar os principais KPIs (de resultado e gerais) de gestão empresarial, para poder discutir com os gestores orientando as tomadas de decisões;

  • gestão familiar antiquada e concentrada nos patriarcas, sem compartilhar decisões com filhos e sucessores;

  • não usar recursos tecnológicos mais avançados por falta de investimentos, como um ERP, CRM e outros Sistemas Informatizados que poderiam controlar melhor os processos internos e externos;

  • não ter uma sistemática de apuração de custo de fabricação, o que compromete a Formação de Preço de Venda.

Um depoimento

A família Mamede, da Pastoriza Doces, através do seu Presidente, Sr. Cláudio Mamede, em seu depoimento, mostra todas as necessidades atendidas com o trabalho da Métodos Consultoria Empresarial, gerando resultados expressivos para sua empresa, ferramentas de gestão, apuração e controle dos custos, organização dos processos administrativos e produtivos, que poderão ser demonstrados no link acima.

Leia também …

Prof.João Mariano de Almeida,

administrador de empresas, com pós em Rh,

pesquisador de empresas familiares

e colaborador da Métodos Consultoria Empresarial.

One thought on “As necessidades das empresas para contratar uma consultoria empresarial”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top