Pastoriza

Em quase 30 anos de vida, partindo de um único tacho usado no fundo da casa, a empresa chega hoje a produzir mais de 260 toneladas de pastas de doces por mês, distribuídos em mais de 570 municípios, em todo o País.

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Família Mamede

Familia Mamede:

Da esquerda para direita, Adriano Mamede, Flávia Mamede, Regina Mamede, Claudio Mamede e Claudia Mamede

Mesmo diante de um crescimento linear a família entendia que para alcançar uma atuação mais eficaz, com maior lucratividade e produtividade era preciso buscar no mercado quem pudesse trazer metodologias de trabalho eficientes.

“Entendemos que não deveríamos agir por um processo de tentativa e erro. Era primordial buscar o conhecimento de uma fonte experimentada que pudesse nos transmitir de forma pronta o que serviria de imediato para nossa operação”, explica Adriano Verdade.

DIAGNÓSTICO DE TODAS AS ÁREAS DA EMPRESA

Após a elaboração de um cronograma, os consultores da Métodos passaram a fazer um diagnóstico de todas as áreas da empresa, tendo o cuidado para não interromper o fluxo geral de trabalho das diversas áreas.

“Foi passado um pente fino em cada setor, com a proposição de sugestões de novas formas de gestão, com o levantamento de dados que até aquele momento não eram tão precisos ou versáteis o quanto precisávamos e, a cada etapa, o consultor nos transmitia tarefas para estudarmos e implantarmos gradativamente”, explica Mamede.

APURAÇÃO DOS CUSTOS INDUSTRIAIS E ESTRATÉGIAS COMERCIAIS

O estudo envolveu Recursos Humanos, Compras, Vendas e todo o processo da Industria. Passaram a ter uma programação de operação da fábrica mais completa e eficiente, foi feito o estudo do uso de mão de obra, faltas, horas extras, criação de centros de custo, a definição do custo de cada um desses centros e, por fim, o custo exato de cada produto, englobando tudo que estava envolvido na produção, como insumos, mão de obra, produtividade por funcionário, sistemas de controle de estoque, processos de compra, além de um completo levantamento de dados tanto na parte de produção quanto dos controles administrativos e financeiros.

“Passamos a saber quais os produtos mais rentáveis, podendo assim aprimorar a estratégia de vendas com ênfase nestes produtos. Nossas reuniões comerciais deixaram de ser apenas verbais e passaram a ser documentadas, criamos metas de vendas, planos de negócio e o consultor soube fazer uma transição dos processos antigos para os novos de forma tranquila e segura”, avalia Flávia.

QUALIDADE TOTAL

“Recebemos aqui, a cada seis meses, auditorias de padrão internacional de empresas como Carrefour, Walmart e Pão de Açúcar. Os auditores ficavam aqui cerca de três dias e, atualmente, com os controles estabelecidos após as sugestões da Métodos, tudo é feito em apenas um dia”, conta Claudia.

Proximos passos segundo o fundador Sr.Mamede

“Queremos trabalhar mais com formadores de opinião, para nossa qualidade seja avaliada, aprovada e indicada por eles para o mercado e o trabalho de refinamento de nossos processos, feito pela Métodos, permitirá também que possamos trazer cada vez mais clientes para visitar nossas instalações, porque sabemos que em nosso mercado, mesmo empresas tradicionais ou com um certo renome, não tem instalações tão bem cuidadas quanto nós.

Estamos também fazendo a avaliação gradativa das instalações de nossos fornecedores e logo estaremos buscando certificações internacionais para a Pastoriza”, afirma Mamede.

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