Toda Empresa precisa de um Check-Up Empresarial

Consultoria Empresarial e Gestão  

Toda Empresa precisa de um Check-Up Empresarial

Assim como nós humanos, toda empresa precisa de um check-up empresarial, feito preferencialmente, em todas as áreas da empresa, tais como, Administrativa, Comercial, Operacional, Suprimentos (Compras e Estoques), bem como nas áreas de Recursos Humanos e financeira.

Você certamente deve ter ouvido falar que o melhor cuidado que se pode ter com a saúde é a prevenção. Talvez você mesmo tenha dado este conselho valioso a amigos e parentes. É comum para muitos empresários, envolvidos com a correria e as responsabilidades da empresa, passar por um check-up completo de tempos em tempos. Nesta avaliação pode surgir a indicação de um tratamento e, em geral, a correção de hábitos pessoais, como reduzir ou eliminar o cigarro, excesso de álcool, gorduras, enfim, aquilo que for necessário. Agora, você lembra quando foi feito um check-up completo em sua empresa? Ela também pode ter suas “doenças” e partes de seu “organismo” funcionando mal.

Existe uma tendência normal na vida empresarial que é consolidar as operações e fazer ajustes naquilo que, em algum momento, não funciona como deveria. Se ocorreu a perda de alguns clientes vem a necessidade de treinar o pessoal de vendas, talvez ampliar a equipe, mudar os materiais de apresentação ou algo assim. Se a produção não atende à demanda de pedidos também se aumenta a equipe, amplia-se a carga horária, troca-se uma máquina até atender à exigência do momento.

Descobrindo Problemas

Acontece que, da mesma forma que o organismo humano, a organização empresarial pode esconder problemas que, se forem descobertos no início tendem a ter uma solução mais fácil e rápida. Outros podem ter consequências graves e comprometer até mesmo a existência da empresa. Talvez você se sinta cansado e não tenha muita disposição para brincar com os filhos no final de semana. Fazendo um check-up pode descobrir formas de melhorar sua energia e os finais de semana serão ainda melhores. Na empresa, você pode até estar satisfeito com a lucratividade que tem mas, após uma análise aprofundada, talvez descubra que alguns recursos se perdem pelo caminho e seu resultado poderia ser muito melhor.

Fazer o Check-up empresarial agora ou deixar para depois ?

O ponto central é que tanto você, quanto sua equipe, ao imaginar todas as tarefas obrigatórias para fazer um check-up da empresa, como um todo, irão se deparar com uma questão: ou mantém as atividade em pleno funcionamento ou param para fazer este estudo e, a escolha, em geral é “deixar para depois”.

“São muitos os fatores a serem analisados para se ter uma visão completa e profunda dos pontos fortes e fracos da empresa. É preciso pensar se existem quebras de produção; fazer a apuração de custos de cada setor e de cada item; estudar a gestão de cada área; problemas de expedição; ou seja, este é o momento de “chamar um médico, um bom laboratório”, alguém de fora que faça isso com qualidade enquanto a empresa segue com suas atividades. Esse “médico” a ser chamado é um especialista em check-up empresarial”, explica Brito, diretor geral da Métodos Consultoria Empresarial.

Recomendação

A principal recomendação que se pode fazer é idêntica à que é feita para os seres humanos. Melhor do que esperar sofrer com um problema consolidado é investigar a fundo todo o funcionamento da empresa de imediato. Fale com uma consultoria especializada, descubra se ela está apta a fazer um check-up confiável e siga à risca as recomendações dos técnicos. Com um verdadeiro mapa detalhado de sua empresa em mãos, você poderá valorizar e melhorar o que está bom e agir com clareza nos pontos críticos.

Consultoria empresarial

Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o  tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.

Consultoria empresarial em São Paulo

Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.

Acesse aqui o nossos Mini-CHECK-UP on-line:

Leia também…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top
Verified by MonsterInsights