Diagnóstico Empresarial feito por Consultoria Empresarial

Nos trabalhos técnicos ou projetos de consultoria empresarial, que podem ter títulos diferenciados (consultoria organizacional, consultoria de gestão, consultoria administrativa, reestruturação empresarial, consultoria administrativa e outros), os consultores analisam com cuidado extremo as informações obtidas no Diagnóstico para elaborar um Plano de Ações correto e direcionado às prioridades da empresa cliente.

As informações analisadas no Diagnóstico Empresarial elaborado pelas empresas de consultoria empresarial, focando as principais áreas da empresa cliente, permitem visualizar o que precisa ser melhorado, a curto e médio prazos, para manter a empresa saudável e com bons resultados.

O Diretor da Transportadora Rapidão Cometa, Sr. Américo Pereira, faz menção de que submeteu sua empresa por 03 ocasiões distintas ao processo de diagnóstico seguido da implementação da consultoria empresarial na empresa como um todo.

Consultoria empresarial

Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o  tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.

Consultoria empresarial em São Paulo

Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.

Entre ações que podem ser adotadas nos diversos segmentos em que atuamos, podemos considerar as 10 seguintes como fundamentais:

1. Criar controles para controlar o CAIXA, as entradas e saídas de dinheiro, o chamado “Cash Flow”, ou “Fluxo de Caixa”. Esse controle vai permitir à empresa ter em mãos informações precisas sobre suas disponibilidades financeiras na empresa (caixa), no banco (contas correntes), com fornecedores (contas a receber), permitindo assumir compromissos com segurança (Exemplo: comprar e poder pagar na data comprometida). O Simulador Capital de Giro é uma ferramenta útil para a consultoria empresarial dar suporte a essas ações.

2. Adequar o Tamanho da Empresa ao Mercado Atual, enxugando sua estrutura, quadros funcionais, treinando e capacitando as equipes internas e externas, para que possam obter uma performance melhor na gestão interna ou vendas e outras negociações. Existem situações em que o mercado muda e as empresas ainda permanecem com uma estrutura inchada e inadequada para se manter saudável, seja no quadro funcional, tamanho das suas instalações, na mudança dos equipamentos e máquinas. As novas gerações de máquinas automatizadas, o avanço da Automação Industrial, exigem cada vez mais layouts menores e compactos. Esse movimento originou o surgimento dos Condomínios Empresariais em trevos de muitas cidades, causando em contrapartida o fechamento de antigas edificações desatualizadas ou grandes demais para necessidades atuais das empresas.

Em nossos Simuladores Ponto de Equilibrio-Comércio, Ponto de Equilíbrio-Indústria e Ponto de Equilíbrio-Serviços, você poderá praticar com os dados da sua empresa, ferramenta usual de nossa consultoria empresarial, visualizando quanto precisa faturar para poder pagar suas despesas, ou quando sua Receita será Igual à suas Despesas.

3. Implantar Metas de Vendas para todas as Variáveis Comerciais, vendas por item ou produto, por família de produtos, por vendedor, por região, por filial ou unidade, per capita ou por ticket médio, de uma forma que as informações de períodos passados possam ser aproveitadas para criar novas oportunidades para melhorar resultados. O Simulador Projeção de Meta de Faturamento permitirá ter uma ideia do faturamento necessário para manter sua empresa saudável. Tanto as vendas externas (feitas por vendedores ou representantes) ou vendas internas (feitas por vendas ativas ou receptivas) precisam trabalhar com metas no dia a dia, por clientes, produtos ou mercadorias, períodos.
Assim, é fundamental adotar os Sistemas de Informações ou ERPs, conforme citamos em nosso artigo “Nenhuma Empresa Sobrevive Sem um Bom Sistema de Informações“.

4. Aumentar as Margens nas Vendas, analisando toda Lucratividade Atual dos Produtos ou Mercadorias e focando esforços para Reduzir Custos e Despesas que possam Trazer Melhores Resultados Comerciais e por Consequência Margens de Lucro Viáveis. Nos simuladores Formação do Preço de Venda-LucroPresumido ou Formação do Preço de Venda-Lucro Real, você tem a possibilidade de simular a formação de preços levando em consideração o mercado, a concorrência, fatores econômicos e saber exatamente quando estará ganhando e até onde poderá chegar com os preços, em eventuais negociações.

5. Reduzir as Despesas Financeiras, renegociando dívidas com fornecedores e bancos, de forma a normalizar o fornecimento de matéria prima ou recursos de caixa, de acordo com necessidades e a nova situação da empresa. Todas as despesas internas e externas poderão ser contempladas e ajustadas ao necessário para manter as atividades, mas cortando-se eventuais gastos adicionais que não afetem as operações da empresa.

6. Melhorar o Giro dos Estoques (Totais e Médios), de todos os produtos, usando a Curva ABC, para definir a importância de manter em estoques os Produtos das Curvas A,B,C e as quantidades adequadas para cada item, conforme sua classificação e valor nos estoques. Numa Consultoria de Compras e Estoques, é essencial que se use também a Curva ABC como ferramenta de trabalho. Lembrando que A:20% do volume de itens e 65% do valor financeiro de todos os itens, B:30% do volume e 25% do valor financeiro e C:50% do volume e somente 10% do valor financeiro. Em nosso artigo “Saiba como Melhorar sua Gestão de Estoques“, aprofundamos o tema.

7. Revisar os Custos Gerais, Setoriais e dos Produtos, realizando uma Análise e Revisão das Fichas Técnicas, dos Preços de Matérias Primas e outros Componentes, das montagens intermediárias ou finais, atualizando todas as Informações Necessárias para se obter Custos Precisos e uma Formação de Preços de Vendas correta, evitando vender com prejuízo. Afinal, é melhor tirar um produto de linha, criar um novo, do que ter prejuízos financeiros, por erros nos Custos.

8. Orientar Compras a Mudar seu Processo, de Preços Médios, para uma Metodologia mais Precisa, como a Sugestão de Compra, baseada em Demanda e Periodicidade de Compra Fixa (a cada 7, 14, 21, 18 dias). Essa metodologia também chamada de QFix é precisa, confiável e vai trazer resultados imediatos para Suprimentos e Compras.

9. Criar Relatórios para a Direção, para que a gestão e diretoria tenha em mãos as informações necessárias às suas decisões com segurança. Entre eles podemos citar a DRE (Demonstração de Resultados), que permite obter com segurança vários Indicadores de Resultados (kpi´s) econômico financeiros, entre os quais podemos citar: % Custos Fixos, % Custos Variáveis, Ponto e Equilíbrio em R$ ou em percentual. No Vídeo Estratégia Comercial e Indicadores, sugerimos ver o depoimento do cliente da Métodos – Pastoriza, feito pelo seu Diretor Industrial Adriano V.Mamede.

10. Definir ou Revisar o Organograma, todos os Cargos Chaves, de todos Departamentos e setores, ajustando o quadro funcional às necessidades atuais da empresa e sua realidade econômico e financeira. Desenvolver também a Manualização das Funções, de forma bem detalhada, para evitar confusões de responsabilidades sobre atividades e decisões de cada pessoa locada. Implantar o Organograma e Funções, com Apoio da Diretoria e Concordância dos Gestores e demais níveis funcionais.

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Depoimentos:

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Prof. João Mariano de Almeida,

administrador de empresas,

com pós em RH,

pesquisador de empresas familiares

colaborador da Métodos Consultoria Empresarial

4 thoughts on “O Diagnóstico Empresarial direciona Ações Corretivas”

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