COMO TER EXCELÊNCIA NA GESTÃO DE COMPRAS E ESTOQUES

Ter EXCELÊNCIA NA GESTÃO DE COMPRAS E ESTOQUES se tornou indispensável a qualquer empresa nos dias de hoje.

A alta concorrência e aprimoramento dos concorrentes, já é uma realidade presente no mercado, tanto de comércio, quanto na indústria.

É preciso comprar melhor em todas as situações, com preços adequados,  como também entregas nas datas corretas criando uma parceria duradoura com o fornecedor.

Assim sendo, uma gestão excelente pressupõe que os elos da cadeia estejam focados na mesma direção para obter os melhores resultados possíveis nas operações. 

É uma relação ganha-ganha-ganha, em que todos os elos da cadeia produtiva ganham, sua empresa, seus clientes e os fornecedores.

Compras bem feitas geram lucros adicionais, enquanto as mal feitas, afetam de forma negativa o fluxo de caixa e o capital da empresa.

Se o PMC Prazo Médio de Compras estiver acima do PMV Prazo Médio de Vendas, teremos uma situação do fornecedor financiando os estoques. 

Os estoques parados, representam Capital Imobilizado e tem relação direta com a disponibilidade ou não, de Caixa, tanto que recebem tratamento contábil como valor disponível para uma empresa, ao se analisar as disponibilidades.   

Essa situação, faz com que a gestão tente conseguir o mínimo de estoque com a maior rotação possível, tanto do estoque físico, quanto do financeiro.  

Uma rotação de 3.1 (o estoque gira 3x) é melhor que 2.1 (o estoque gira 2x), quando se apura seu giro.

O Setor Automotivo já trabalham com estoques dos fornecedores, já prontos, em sub-conjuntos ou conjuntos, inseridos diretamente nas etapas de suas linhas de produção. 

 Um exemplo são parachoques completos em linhas de automóveis, agilizando sua montagem, se forma manual ou robotizada.

 Da mesma forma, existem também  variáveis como Almoxarifado do fornecedor no piso de fábrica, permitindo disponibilidade imediata de itens essenciais, evitando paradas desnecessárias.

O que fazer para se conseguir uma excelência na gestão de compras e estoques

A realização de um diagnóstico específico para a área de estoques e compras,, irá mostrar distorções e possibilidades de melhorias, com uso das seguintes técnicas:

  • Levantamento da curva ABC dos Estoques
  • Cálculos dos lotes de reposição de estoques;
  • Efetivo e permanente acompanhamento de inventários;
  • Identificar uma sugestão de compra , mostrando variações e tendências de consumo;
  • Visualizar antecipadamente um lay-out adequado e eficaz, nas linhas de produção ou operação;
  •  Estabelecer critérios seguros para evitar desvios, na recepção e entrega de mercadorias.

PRINCIPAIS QUESTIONAMENTOS EM PROJETOS REALIZADOS:

  • estoques encalhados, que poucos sabem o volume, alguns escondidos em partes dos almoxarifados ou das fábricas, muitos cobrindo meses ou até anos de consumo médio.
  • os processos de solicitações de itens nos almoxarifados são falhos, permitindo distorções nas entradas e baixas, sejam por displicência ou esquecimento, gerando falta de acuracidade.
  • a falta de disciplina para realizar inventários com calendários pré fixados, ocasiona aumento na imprecisão dos estoques físico e contábil.
  • compras sem metodologia e sistemática adequada, ocasionam excessos ou falta de itens nas linhas de produção, gerando atrasos de entrega e outros problemas internos.
  • a não exploração adequada de condições mais favoráveis junto aos fornecedores parceiros,  impedem ganhos nas compras, em preços, prazos e qualidade.
  • a falta da sistemática de custeio, como o de Absorção (RKW), gera distorções nos custos, na formação dos preços de venda.
  • A empresa precisa saber com exatidão os custos internos de seus componentes, estoques em processo, sub-conjuntos, conjuntos e produtos finais, etapa por etapa e finalizados.

Leia também …

Especialidades

A Métodos desenvolveu suas metodologias e modus operandis desde 1976 e sabe exatamente o que sua empresa precisa para alçar vôos maiores. Leia atentamente, marque uma visita e juntos, vamos estruturar um crescimento sólido e promissor:

Conheça gratuitamente, nossos SIMULADORES ESTRATÉGICOS.

São painéis Gráficos Dinâmicos CRIADOS COM FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE – BI para:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top