COMO APURAR MEU LUCRO Será que realmente estou tendo lucro ?

Consultoria Empresarial e Gestão  

COMO APURAR MEU LUCRO ?

Será que realmente estou tendo lucro

O conceito de Lucro pode ser objetivamente definido pela diferença entre a Receita e os Custos de uma empresa, mas se formos nos aprofundar mais um pouco veremos que não é tão simples assim e que ainda existem muitos empresários que não sabem medir sua lucratividade com precisão. Há ainda os que admitem não saber qual é realmente o seu lucro liquido final.

O principal problema encontrado ainda é conceitual. Primeiramente precisamos prestar atenção na maneira como apropriamos as Receitas e os Custos de uma empresa.

Como exemplo de erro conceitual comum praticado pelos empresários em geral, é o fato de fazerem a apuração de seu resultado através de sua movimentação financeira.

Normalmente somam todos os recebimentos do mês ( dinheiro, cheques a vista e pré-datados, cartões de crédito e débito) e subtraem das despesas pagas no decorrer do mês (aluguel, impostos, comissões, dentre outros). Esta conta esta certa sob o ponto de vista financeiro e deve ser realizada através de um bom controle de fluxo de caixa, mas se formos pensar em apurar o lucro mensal, temos de pensar de forma econômica.

Para se elaborar uma boa Análise de Resultado Econômica, temos de ter o cuidado de levar em conta o regime de competência. No regime de competência, não importa se ainda não recebemos todo o dinheiro das vendas. Temos de lançar todas as vendas efetuadas, independente de já termos recebido ou não todo o dinheiro. O mesmo vale para as despesas.

Outro dia estava conversando com um lojista e este me dizia que não sabia porque de repente a sua situação financeira ficou mais “apertada” se há alguns meses atrás estava com dinheiro sobrando. Fui ajudá-lo a levantar os números e constatei que na verdade ele estava fazendo a apuração financeira e não econômica, ou seja, estava fazendo a “conta de padeiro” como costumo brincar com meus clientes.

Constatei que a tal sobra de caixa ocorreu porque houve uma concentração muito grande de recebimentos (a maioria de vendas a prazo, efetuadas meses antes) fruto das vendas realizadas na época do dia das mães. O lojista confidenciou-me que quando verificou aquela grande sobra de dinheiro naquele mês, imaginou que estava tendo um belo resultado e decidiu gastar por conta daquele aparente lucro.

Digo aparente, porque aquele resultado era na verdade um saldo financeiro de caixa e não o lucro econômico daquele mês. Ao levantarmos o lucro correto daquele mês, constatamos que na verdade a empresa havia tido prejuízo, apesar de estar com um grande saldo de caixa. Vejam só como os números mal elaborados podem nos levar a decisões erradas.

O lojista  achando que estava tendo lucro, decidiu gastar mais do que o habitual e acabou se “apertando” financeiramente. Se ele tivesse uma boa Analise de Resultados, saberia que deveria rever suas estratégias e poderia inclusive, através deste controle, identificar quais foram os fatores que o levaram a essa situação.

É fundamental que os empresários tenham o mais absoluto controle de sua empresa, destacando-se os instrumentos de medição, acompanhamento e projeções de todos os pontos vitais da empresa (compras, estoque finanças, precificação, vendas e marketing)

Não ter esses instrumentos é como dirigir um carro na serra, à noite com o painel totalmente quebrado, tendo que dirigir enxergando apenas alguns metros e mesmo assim tendo de acompanhar os carros que estão a frente (concorrentes), que muitas vezes acabam ditando o mercado, principalmente em termos de preços, influenciando a sua maior ou menor lucratividade.

Não devemos apenas seguir o mercado. Temos de criar nosso próprio caminho, enxergando kms a frente e traçando a melhor rota a ser seguida, de acordo com a estrutura e potencia de nosso carro (empresa), para que não tenhamos quebras ou acidentes que impeçam o avanço constante e seguro. Para a perfeita criação e modelagem desse painel de gestão da empresa, é recomendada a contratação de uma boa consultoria empresarial, pois ela terá uma visão isenta e profissional na definição dos indicadores de performance que deverão ser criados.

Ela ensinará como formar seus preços de venda de acordo com sua estrutura de custos, analisando a concorrência e o mercado em que atua. Definirá estratégias de compra, venda e marketing. Ensinará a analisar os dados e tomar providências a tempo de corrigir os rumos do negócio. Ensinará a apurar o lucro e a realizar planejamentos financeiros com segurança. A consultoria permitira valorizar e qualificar melhor sua mão de obra.

Se você quer saber mais sobre custos, não deixe de fazer Simulações de Ponto de equilíbrio acessando o nosso Simulador de Ponto de Equilíbrio para melhor entender bem todos os conceitos.

No próximo artigo comentaremos quais são as 3 ferramentas de gestão que sua empresa não pode deixar de ter, complementando o assunto aqui abordado, mas o importante é atualizar-se e sempre absorver novos conhecimentos.

Consultoria empresarial

Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o  tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.

Consultoria empresarial em São Paulo

Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.

Leia também …

One thought on “COMO APURAR MEU LUCRO Será que realmente estou tendo lucro ?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top
Open chat