(11) 4116-1047

(11) 99115-7707

R. Fernando de Albuquerque 31 - cj. 42

atendimento@metodosweb.com.br

COMO SE CONSTITUI O LUCRO DE UMA EMPRESA

Consultoria Empresarial e Gestão

COMO SE CONSTITUI O LUCRO DA EMPRESA A CADA VENDA EFETUADA ?

…”outro caminhão lotado…só nesta semana foram uns 10….tão rachando de ganhar dinheiro”…..

A falsa idéia de que cada caminhão lotado com mercadorias se traduz em lucro e riqueza precisa ser desmistificada com o clareamento dos conceitos de LUCROS E CUSTOS.  Quantos caminhões de mercadorias seriam necessários para pagar os CUSTOS FIXOS da empresa ? E para atingir seu Ponto de Equilíbrio ?

É preciso entender que o LUCRO da venda realizada somente é calculado após o recebimento da mesma e não no FATURAMENTO. Saiu o caminhão, a empresa está indo muito bem, os donos estão ricos, é uma idéia falsa e confusa. Se a margem líquida de lucro for reduzida, como ocorre na maioria dos negócios e produtos, o volume de venda deverá ser muito grande para viabilizar a empresa.

Nas palestras realizadas em algumas empresas, quando os colaboradores e até proprietário manuseavam o dinheiro gerado pelo faturamento, numa quantidade alta, davam a sensação de ótimos resultados. Quando apareciam as despesas, começando por compras e o material que foi comprado, Rh e a Folha de Pagamento, Contabilidade e os impostos a serem recolhidos e seguiam até as últimas, pouco sobrava do faturamento inicial e tivemos casos de 2 a 3% de lucro final, em que o depoimento público do empresário era muito forte.  Nosso papel era fazer o elo, a conscientização com os colaboradores para que a partir daí, tivessem uma postura mais atuante e contributiva com a empresa em busca do LUCRO.

POR QUÊ É TÃO DESASTROSO PERDER UMA VENDA ?  E MAIS, PERDER UM CLIENTE ?

..”o cliente era chato mesmo, ufa…que alívio que se mandou…..vocês só mandam bucha para nós atendermos, é difícil aguentar”…..

Quem pensar dessa forma estará buscando sair do mercado…o cliente é o CLIENTE, seja chato, bonzinho, teimoso, exigente….Ele é quem permite à empresa existir e sem ele, ela fecha…A empresa deverá estar preparada para atender suas exigências e até agradecer o fato de suas exigências forçaram a melhorias dos padrões dos serviços internos ou externos.

O LUCRO É DE RESPONSABILIDADE DE TODOS, DESDE A DIRETORIA ATÉ O ÚLTIMO NA HIERARQUIA ?

…”eu não acho, quem tem que ir atrás do lucro é a diretoria”…..daqui há pouco até a dona Teresa, do café, vai ter que dar lucro”…..

Sim, LUCRO é mais do que uma META, tem que o Coração do Negócio…ou tem LUCRO ou sairá fora do mercado, que não perdoa ninguém…..

Se os dirigentes da empresa não dão o bom exemplo de como lidar com o LUCRO, que modelos estarão dando para seus colaboradores, sejam diretores, encarregados, lideranças dos departamentos internos ou setores e até os colaboradores operacionais ?

É necessário que os modelos sejam bem definidos e disseminados pela hierarquia toda.

PARA TER LUCRO, TODOS TEM QUE SABER COMO ELE É CONSEGUIDO ?  E PARA QUE SERVE O LUCRO ?

….” eles dizem que para fazer um produto, tem um custo, mas nós não sabemos não”….quem cuida disso é o pessoal de custos, a gente não se envolve”…..

Cada empresa tem um nível de abertura para divulgar suas informações de resultados ao público interno e cada vez se comprova que as empresas com maior responsabilidade social e mais transparentes conseguem os melhores resultados.

As empresas que vem sendo premiadas em RESPONSABILIDADE SOCIAL são aquelas que tem feito a maior abertura nas suas “caixas pretas”, com informações claras e transparentes sobre suas operações e resultados finais, tanto ao público interno como externo, quanto tem ações em bolsa.Acreditamos que é o melhor caminho para todos os negócios.

SEM LUCRO NÃO HÁ EMPRESA, INVESTIMENTOS, NADA. O LUCRO GARANTE A CONTINUIDADE DO NEGÓCIO.

….”esses donos tem um muito de negócios, fazendas, isso aqui é só para dizer que tem”….aqui foi fundado para enfiar a família, que era grande….

Não dá mais para fugir dessa situação, é uma realidade comprovada. Se não tiver Lucro, fecha !  Não dá Lucro, não tem continuidade ! Sem Lucros, não há investimentos !….

Todo investimento, mesmo os iniciais tem sua origem num Fluxo de Caixa, que poderá ser a sobra de recursos de períodos anteriores da mesma empresa ou de outras, assim como operações com instituições financeiras oficiais ou não, com o dinheiro a custo viável para o empreendimento.  O comportamento das multinacionais, de qualquer país, é baseado nesse regra básica. NÃO DÁ LUCRO, FECHA O NEGÓCIO !

O LUCRO NÃO É IMORAL, NO ENTANTO É MAL ENTENDIDO.

…”os caras exploram nóis, enchem os bolsos prá viajar, dar uma de bacana….olha o carrão que o filho do dono comprou”….nóis rala e eles enriquecem”…

Respeitamos e consideramos o Lucro ético, aquele que tem origem saudável, do esforço do empreendedor e dos colaboradores de todos os níveis, como a META IDEAL, o caminho a ser seguido por qualquer negócio.

Se considerarmos o Lucro como IMORAL, não poderemos ter nenhum negócio, seja comércio, serviços ou indústria.  O que temos que adotar são regras claras e éticas, quanto às negociações, usando o GANHA & GANHA, em todo os momentos, andando na “linha certa”, mesmo quando as propostas sejam apresentadas como tentadoras.

Os vencedores são os que trabalham, lutam para chegar às metas, sem atropelar os demais, mantendo-se na “ética corporativa e pessoal”, em todos os momentos da atividade e merecem o mais profundo respeito.  Os perdedores podem serão manchetes de jornais algum dia, não porque perderam a oportunidade de ganhar dinheiro, mas por terem perdido o respeito por si próprios e do público.

Autor : Eng.Arnaldo de Oliveira, mestrado em Eng.Civil e professor universitário, com co-autoriaProf.João Mariano de Almeida, adm.empresas, pós RH, mestrando em Gestão de Negócios, atua  desde 1981 em Projetos de Melhorias de Resultados (Marketing/Vendas, Organização Geral, RH, Redução dos Custos de Processos, Formação de Lideranças e Motivação),  com boa vivência em Projetos de Melhorias de Resultados, consultor da Métodos Consultoria Empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top