(11) 4116-1047

(11) 99115-7707

R. Fernando de Albuquerque 31 - cj. 42

atendimento@metodosweb.com.br

EMPRESAS FAMILIARES EXEMPLOS DE PROBLEMAS E SUAS SOLUÇÕES – Parte 1

Consultoria Empresarial e Gestão  

Uma empresa é um organismo vivo, que se modifica aos poucos com o passar do tempo e sofre com problemas de várias naturezas, sejam novos e inesperados, ou antigos, que parecem ser difíceis de solucionar.  Quando se procuram alternativas,estas  podem gerar também novas oportunidades,que  a seguir são abordadas com sugestão de soluções.

1 – Ausência de um plano de carreira geral aberto a todos, reservando  os cargos mais altos para os filhos e filhas, gerando um muro intransponível  aos demais colaboradores, que mesmo capacitados, não terão acesso aos cargos diretivos, nem por antiguidade.

Solução: definir diretrizes para gestão das pessoas na empresa, com plano de carreira aberto a todos, baseado em capacitação e competência pessoal, sem favorecimentos.

2 – Brigas entre sócios ou herdeiros, por divergências menores, como aquisição de carros por um sócio ou esposa, cuja retirada é similar, enquanto o outro fica com o carro velho, ou mesmo por ciúmes pessoais ou mesmo usar o caixa da empresa, para avalizar a compra ou financiá-la.

Solução:estabelecer acordos societários e éticos, sobre retiradas do pró-labore, de acordo com faturamento e capacidade financeira da empresa,  estabelecendo valores equilibrados, que não causem prejuízos ao fluxo de caixa e impedindo o uso dos recursos da companhia para pagar contas pessoais, além de salários formais, para familiares que ocupam funções executivas ou administrativas, no mesmo nível do mercado e outros funcionários de nível similar.

3 – Colocar dentro da empresa pessoas que terão dificuldade para demitir ou transformar a empresa em cabide de empregos, poderá gerar uma situação crítica, se não derem certo nas funções, como parentes próximos, primos, cunhados, genros, noras, amigos de infância, cuja futura demissão poderá gerar fim dos relacionamentos pessoais entre as partes envolvidas.

Solução: criar um processo de recrutamento e seleção de pessoas, técnico, baseado em competências e formação compatível com as funções, independente do parentesco e nos acordos societários e éticos, estabelecer se fecha ou mantém aberta a possibilidade da contratação de parentes próximos e salários para funções exercidas, no patamar do mercado, sem favorecimento pessoal.

4 – Dificuldade em separar os fluxos de caixa pessoal e da empresa,usando cheques da empresa para pagar aquisições pessoais e a própria conta corrente, através de cartões ou cheques, para quitar contas da empresa,  gerando recibos ou notas fiscais, que depois serão acertadas pelo financeiro, criando uma confusão na contabilidade  destes documentos.

Solução: separar o caixa da empresa do caixa pessoal, fazendo suas compras com os recursos do pró-labore ou salário definido para função exercida e pago nos dias da folha de pagamento e pagando contas da empresa  com seus próprios recursos, planejando melhor as compras, para evitar sufocos financeiros em datas inadequadas.

5 – Dificuldade na gestão dos patrimônios e recursos materiais ou uso dos recursos materiais, veículos e instalações da empresa, misturando uso dos veículos profissionalmente com fins pessoais ou viagens particulares, funcionários limpando piscinas ou chácaras de sócios,  buscando crianças nos colégios, comprar casa na praia para uso dos sócios e uns usar  outros não.

 Solução: estabelecer nos acordos societários e éticos, como proceder em relação aos patrimônios e recursos materiais e obter o consenso entre sócios e herdeiros quanto a isso, mantendo um conselho familiar , que vai fiscalizar e disciplinar os acordos feitos.

 

Autor: Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, consultor da Métodos Consultoria empresarial.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top