Por quê algumas empresas estão quebrando ?

Consultoria Empresarial e Gestão  

Por quê algumas empresas estão quebrando ?

Ausência de política de RH, plano de carreira e processos de avaliação por desempenho, que possam gerar (PPR) – programas de participação nos resultados :

Os empresários ainda não enxergaram que as pessoas querem se desenvolver mais rapidamente e desejam uma “fatia maior do bolo”, que a relação capital x trabalho está sofrendo grandes transformações e surgem  atitudes mais participativas.

Baixo nível de motivação dos funcionários e lideranças :

Os gestores não valorizam políticas motivacionais e nada fazem para mudar o clima organizacional, tornar o ambiente mais agradável para todos seus colaboradores.

Efeitos das políticas econômicas ou fatores externos do mercado e concorrência :

A empresa não se preparou para mudanças fortes nas políticas econômicas e fatores externos e perde a competitividade muito rapidamente, quando os cenários mudam.

Empresários amadores ou mal preparados :

os empresários são “auto-suficientes” e acham que já sabem tudo do seu negócio, ou somente conhecem com profundidade o lado administrativo ou o  lado técnico do negócio, não tendo uma visão profunda “do todo”,delegando parte para seus parentes, enquanto se refugiam nas áreas preferidas.

Estoques excessivos ou insuficientes :

Os estoques são mal gerenciados, sejam no mix ou na rotação, gerando simultaneamente falta de alguns itens e encalhe de outros e como conseqüência até mesmo  faltando caixa para repor em algumas ocasiões.

Falta de SIG sistemas de informações gerencias e IDR – indicadores de desempenho e resultados em todas as áreas :

Existem muitos dados em papéis diversos ou planilhas,  mas não configuram relatórios com análise mais precisa de IDR e um SIG que permita dar suporte às decisões, muitas vezes feitas com base no poder, na força do dirigente perante os pares e família.

Lideranças (chefias/gerentes/diretores) mal preparados 

As lideranças, algumas com grande vivência prática, são “doutores nos seus afazeres”, menosprezando idéias de colaboradores novos na empresa ou colegas de outros setores, defendendo seus “feudos” com unhas e dentes e até manobras de bastidores.

Mão-de-Obra operacional sem formação educacional :

As reposições e aquisições  de mão-de-obra são feitas por indicações, sem um critério de seleção mais apurado e não há crescimento dos níveis educacionais na empresa, nivelando-se por baixo.

Mão-de-Obra a sem vivência técnica ou treinamento

A vivência da mão-de-obra é toda prática, fundamentada em  conhecimentos empíricos ou aprendidos no dia-a-dia com os mais antigos, seus vícios operacionais e conceituais, com forte resistência a novidades.

problemas característicos das empresas familiares nos processos de liderança ou sucessão :

Não ocorre preparação dos herdeiros e familiares visando capacitá-los e profissionalizá-los para uma sucessão com melhores possibilidades de sucesso, adiam-se solução de conflitos familiares, empurram-se decisões. 

Leia também assuntos relacionados:

Depoimentos:

Para assistir depoimentos de nossos clientes clique aqui.

Para ler depoimentos de nossos clientes clique aqui.Sua Empresa Familiar necessita de ajuda? A Métodos Consultoria tem larga experiência em Reestruturar e Reorganizar Empresas Familiares. Entre em Contato.

Especialidades

A Métodos Consultoria desenvolveu suas metodologias e modus operandis desde 1976 e sabe exatamente o que sua empresa precisa para alçar vôos maiores. Leia atentamente, marque uma visita e juntos, vamos estruturar um crescimento sólido e promissor:

Conheça gratuitamente, nossos SIMULADORES ESTRATÉGICOS.

São painéis Gráficos Dinâmicos CRIADOS COM FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE – BI para:

Acesse gratuitamente dentro de nosso site no seguinte endereço:

https://consultoriaempresarialmc.com.br/simuladores-estrategicos/

Autor: Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, consultor da Métodos Consultoria empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top