Como calcular seu Preço de Venda corretamente
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Toda empresa quando calcula seu Preço de Venda, seja ele (produto”mercadoria”, ou “serviços”), procura sempre alcançar uma margem de lucro compatível com a perspectiva de crescimento sustentável de sua empresa. Para tanto é preciso muita atenção a todos os processos do negócio, isto inclui desde o início da captação de clientes até a venda final. Desta forma quando da comercialização do produto ou serviço, as operações serão remuneradas.
Importante saber como calcular seu preço de venda, é fator decisivo para que se consiga ter uma garantia de ter um bom faturamento, compatível com as necessidades de manutenção e expansão do seu empreendimento.
Elencamos abaixo alguns aspectos importantes que deveremos levar em consideração, no momento de precificar seu produto/serviço, com a finalidade de melhorar seu retorno financeiro, segundo empresas de Consultoria Empresarial.
Consultoria empresarial
Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.
Consultoria empresarial em São Paulo
Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.
Fixar no preço um valor que possa ser competitivo, justo e lucrativo
A fixação do preço passa a ser um fator estratégico na gestão dos negócios, visto estar em consonância da empresa com o mercado, as expectativas dos clientes e a obtenção do lucro, por este motivo devemos na fixação do valor de venda, observar todas estas áreas.
Sendo de fundamental importância, na fixação do preço, o valor considerado não pode ser tão alto, a ponto de causar sérias dificuldades para a presença da marca, junto a seus concorrentes.
Também deverá estar atrelado na fixação do preço, a qualidade do produto, ou serviço ofertado, e finalmente, que possa oferecer uma margem de lucratividade satisfatória para remunerar todas suas operações.
Há de ser competitivo, justo e lucrativo.
Importante salientar que Empresas de Consultoria de Gestão, aconselham a correta prefixação do preço, visto que é de importância fundamental, para garantir o ponto de equilíbrio do negócio, que norteia a empresa, como alcançar em vendas, para que seu faturamento se torne igual as receitas e despesas, e que a partir deste ponto é que começamos a auferir o lucro propriamente dito.
Leve sempre em consideração o mercado
É de fundamental importância na precificação, conhecer a prática exercida pela concorrência no mercado. Para isso se torna necessário conhecermos quais empresas são correlatas com a sua, em termos de produtos ou serviços comercializados. Analise-as procurando entender ao máximo suas estruturas. Feito isso você terá condições de entender o porque do preço cobrado pelas mesmas, se maior ou menor.
Procure identificar se o perfil dos clientes são similares, suas características, tais como local, capacidade de atender, o quadro de empregados, a forma e capacidade de estocagem, também são importantes na hora de se precificar.
Considerando estes fatores, será possível visualizar como age a concorrência, e conseguiremos identificar as oportunidades que porventura não são tão evidentes, isso poderá levar a empresa a ter uma perspectiva de se elevar os preços repassados aos consumidores, tornando viável a empresa aumentar sua receita, mantendo-se o mesmo número de clientes.
Torne a análise de seus custos mais detalhada
Leve em consideração que o preço de venda, se modifica a medida da estrutura do empreendimento e seus custos, por este motivo sem ter o perfeito conhecimento de como se compõe as despesas necessárias para o andamento dos negócios, teremos muitas dificuldades em se alcançar uma precificação justa.
Exerça um levantamento detalhado dos seus custos fixos, cuja vinculação ao funcionamento da estrutura da empresa são imprescindíveis, tais como Luz, Água, Telefone, Internet, Aluguel, Folha de Pagamento, Encargos, etc, como exemplo.
Verifique também quais os custos variáveis ou diretos, que compõem as operações da empresa, tendo alguns exemplos como: Matérias primas e componentes, embalagens, fretes, e demais custos diretos.
Este detalhamento é de vital importância, visto definir o que é fundamental inserir-se na composição do preço. Outro ganho maior de se conhecer bem os seus custos, é que o empresário terá condições de praticar com maior justeza cortes de custos necessários para se aumentar a eficiência na empresa.
Como conhecer a margem de lucro ideal para sua empresa
Existe uma quantidade grande de setores econômicos no mercado, e cada um tem sua média de margem de lucratividade em seu negócio projetada, estamos abordando a margem de lucro de sua empresa, que tem como componente de seu cálculo, duas operações matemáticas até simples;
Inicialmente, teremos que subtrair as despesas da receita total para conseguirmos encontrar o lucro, após basta dividir o lucro pela receita e multiplicar o resultado por 100
Tomemos como base um faturamento de R$ 100.000,00, e custos da ordem de R$ 85.000,00 e veja o cálculo abaixo:
LUCRO = RECEITA TOTAL – DESPESAS
R$ 100.000,00 – R$ 85.000,00 = 15.000,00
MARGEM DE LUCRO = R$ 15.000,00/R$ 100.000,00 = 0,15 X 100 = 15%
No exemplo acima a margem de lucro é de 15%
Como calcular seu preço de venda por estimativa
Após conhecer bem o seu mercado, seus custos e a média de lucratividade do grupo econômico que atua, você poderá usar todas essas ferramentas com a finalidade de projetar seu lucro.
Portanto existem duas formas já conhecidas na precificação dos produtos e ou serviços, os quais tem como base de estimativas, ex: margem de contribuição e mark-up
Margem de Contribuição
Apura-se a margem de contribuição, considerando-se o valor da venda, menos os custos variáveis.
O cálculo é fácil e verifica-se que pode ajudar o gestor identificar, qual o valor a ser cobrado para se atingir o lucro desejado.
MARK-UP
Nesta metodologia é possível ao gestor saber qual será o fator multiplicador, que deverá ser aplicado em cada produto, para que se possa obter a lucratividade desejada.
Para tanto a que se considerar o percentual de custos fixos, custos variáveis e o lucro pretendido.
Mark-up = 100 / {100 – ( custos fixos + custos variáveis + lucro pretendido)}
Numa simulação hipotética se a empresa tem um produto , cuja composição encerra 20% de custo fixo, 40% de custo variável, e com objetivo de alcançar um lucro de 15%, o resultado do mark-up será o abaixo:
MARK-UP = 100 / {100 – ( 20 + 40 + 15)} = 4,0
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