Métodos de Trabalho

A maior parte das empresas sabe que métodos de trabalho tem a ver com o processo de suas atividades, mas não tem a menor ideia de sua origem e evolução histórica. Nas faculdades existe um disciplina chamada Desenvolvimento Organizacional (D.O.) e em muitas empresas os Analistas de Desenvolvimento Organizacional são responsáveis por estudar mudanças sugeridas e implementá-las. Num certo paralelo de comparação, eles substituíram os Analistas de O&M das décadas anteriores, com a vantagem de terem à disposição recursos informatizados e tecnologias comportamentais mais avançadas para usar em suas atividades.

A Origem dos Métodos de Trabalho

A própria evolução é um processo contínuo de transformação e a partir da percepção da necessidade de organização, o homem sempre procurou evoluir mediante a melhoria dos métodos de trabalho, ou seja, mudanças planejadas. Nas cavernas, para sobreviver, adotou novos métodos para moradia e caça, trabalho em equipe, criando armas com madeira e pedras.

Estudos históricos citam que ”Hammurabi, rei da Babilônia (1728-1686-a.C), planejou e realizou mudanças, melhorando a programação e controle da produção, elaborando métodos para cálculo da carga de trabalho e melhor aproveitamento da mão-de-obra em tarefas que previam a existência de um salário mínimo”.

“Xenofonte, historiador e general ateniense (430-355, a.C), fez críticas à desorganização do trabalho e propôs uma mudança nos métodos de produção para a fabricação de coturnos, a fim de suprir os soldados gregos, de forma que houvesse uma melhor divisão do trabalho e cada operário fosse especializado em uma determinada operação e tivesse permanentemente a responsabilidade por sua execução”.

“Leonardo da Vinci (1452-1519), um dos maiores gênios da humanidade, focalizou a necessidade de estudo dos princípios de Organização para medida dos tempos e racionalização do trabalho, demonstrando a sua preocupação com o desperdício do esforço humano”.

Nos tempos modernos “Frederick Winslow Taylor (1856-1915) é considerado o “pai” da organização científica do trabalho, tendo desenvolvido princípios que colaboram decisivamente para a melhoria dos métodos de trabalho, preconizando o estudo sistemático dos tempos, vinculando o salário ao rendimento, melhorando o uso das máquinas e ferramentas”.

Características dos Métodos

s, menor tempo e maior aproveitamento do esforço e dos recursos aplicados, sendo capaz de alcançar o objetivo com menor dispêndio e perdas. Ele é o resultado de um conjunto de técnicas interdependentes e ajustadas que estabelecem a melhor sequência de fases a ser seguida na solução de determinados problemas.

A técnica é a melhor forma de realizar eficientemente uma tarefa especializada, representada pela aplicação racional dos conhecimentos e pelo uso adequado de um conjunto de informações, peculiaridades e detalhes que são importantes para o êxito final.

Exemplificando: com exceção do artesanato, que ainda usa tarefas contínuas, em cada fase do trabalho, nas indústrias as tarefas são compostas e combinadas. Nas células de produção, as peças podem ser lixadas e acabadas na mesma seção. O simples ato de lavar um carro, num lava rápido implica numa sequência de movimentos e micro movimentos, que vão compor a tarefa, desde jogar água antes de usar o sabão, até o enxague e depois enxugar o veículo, passar algum produto nos plásticos e pneus. Essas pessoas tem informações dos produtos, seu efeito na lataria ou plásticos e estofamentos e os riscos envolvidos e como obter um bom acabamento final da atividade.

O “know-how” é o conjunto de técnicas necessárias ao desempenho acertado de determinado trabalho e traduz um domínio de conhecimento adquirido nas atividades, que tornam as pessoas e organizações reconhecidas como “experts” em determinados campos. Exemplificando: o eletricista industrial, habilitado a lidar com alta tensão, máquinas e equipamentos na indústria. O piloto do avião, treinado e habilitado a usar sua aeronave para decolar, voar e pousar com segurança.

O processo é a forma de desenvolvimento de um método que representa a maneira pela qual é implementado e reflete o seu estado dinâmico. Resulta da necessidade de adaptação do método à realidade, através de ações estratégicas e táticas, que exigem algumas vezes modificações para compatibilizar as exigências técnicas com as características da conjuntura que o envolve. É a resultante da interação do método com a situação, refletindo uma tendência que é passível de ser sentida e interpretada.

Exemplificando: na construção civil, o processo para levantar um prédio antigamente, era fazer todo o esqueleto do prédio e depois ir concluindo o acabamento. Hoje, o prédio vai sendo levantado e concluído ao mesmo tempo, com uso de gruas, guindastes e outros recursos modernos de construção.

Os Objetivos dos Métodos

  1. Evitar a improvisação e orientar os executores
  2. Estabelecer a sequência lógica e mais produtiva
  3. Aproveitar e aplicar melhor os recursos disponíveis
  4. Prevenir e diminuir o nível de acidentes e incidentes
  5. Diminuir o tempo das tarefas e os custos operacionais
  6. Definir o caminho e a forma de perseguir racionalmente as metas

A Importância dos Métodos

  1. Orientar o impulso criador, tornando-o mais produtivo
  2. Introduzir ordem no trabalho e na utilização dos recursos
  3. Facilitar o trabalho dos executores
  4. Facilitar o trabalho das lideranças e supervisão
  5. Implantar a subordinação do interesse particular ao geral
  6. Diminuir o desperdício e aumentar a segurança no trabalho
  7. Possibilitar substituições pela despersonalização do trabalho
  8. Proporcionar elementos para a programação, acompanhamento e controle do trabalho.

O cliente da Métodos Consultoria, Hisa-Hidraúlica Industrial, em seu depoimento, através de seus dirigentes Rodolfo Lindner e Jorge von Tennenber, revigorou sua gestão empresarial através dos serviços da Métodos.

“Nós naturalmente nesses anos todos de trabalhos, sentimos à certa altura, necessidade de obtermos novos métodos e uma organização mais perfeita e por isso mesmo procuramos a Métodos. Acho todos os controles gerenciais importantes porque se entrelaçam. Inicia nos recursos humanos e vai até a produção. Ao final recebemos a análise de resultado e sem dúvida é um mecanismo que faz com que a direção saiba para onde vai”

Independente da tecnologia atual, em que a TI avançou muito na gestão corporativa, os métodos continuam sendo essenciais para realizar as tarefas ou atividades em qualquer empresa, seja um bazar de bairro, uma loja de calçadão, uma rede de varejo. Não há como fugir, toda atividade exige um método para ser concluída e sua sequência de passos é que vai trazer o resultado positivo. Ou negativo, se houver falha humana ou de equipamento em algum deles.

Se houver dúvidas ou baixo conhecimento, pode-se procurar ajuda para melhorar seus métodos, processos, controles, relatórios, indicadores de resultados.

Os kpi´s ou indicadores de resultados, podem ser demonstrados de forma gráfica, através de “dashboards”, que são gráficos criados com uso de B.I. (ferramentas de business intelligence), uma metodologia informatizada de agilizar a coleta de resultados e sua análise comparativa. A falta de tempo dos empresários, envolvidos em seus negócios, a competição acirrada, ameaças externas e internas ao mercado conquistado, exigem novos métodos de trabalho. O BI Varejo Inteligente , tanto quanto o BI Agro Analytics, permite interação total e aprofundar o conhecimento da nova metodologia de apresentar resultados.

A MÉTODOS CONSULTORIA EMPRESARIAL, surgiu na no final da década de 70, inspirada no que os métodos de trabalho poderiam fazer para beneficiar as empresas, quanto a sua organização básica, funcional, administrativa, financeira, custos, produção, vendas e marketing, de forma que tivessem condições de evoluir, crescer. E entre as milhares de empresas atendidas desde a década de 70, a maior parte está ativa e muitas se tornaram grupos empresariais de sucesso.

Consultoria empresarial

Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o  tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.

Consultoria empresarial em São Paulo

Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.

Leia também:

Depoimentos:

Para assistir depoimentos de nossos clientes clique aqui.

Para ler depoimentos de nossos clientes clique aqui.Sua Empresa Familiar necessita de ajuda? A Métodos Consultoria tem larga experiência em Reestruturar e Reorganizar Empresas Familiares. Entre em Contato.

Especialidades

 Métodos desenvolveu suas metodologias e modus operandis desde 1976 e sabe exatamente o que sua empresa precisa para alçar vôos maiores. Leia atentamente, marque uma visita e juntos, vamos estruturar um crescimento sólido e promissor:

Conheça gratuitamente, nossos SIMULADORES ESTRATÉGICOS.

São painéis Gráficos Dinâmicos CRIADOS COM FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE – BI para:

Acesse gratuitamente dentro de nosso site no seguinte endereço:

Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas,com pós em RH, pesquisador de empresas familiares e colaborador da  MÉTODOS CONSULTORIA EMPRESARIAL. É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar” e dezenas de artigos publicados no tema.

One thought on “Objetivos e Importância dos Métodos de Trabalho”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top
Verified by MonsterInsights