O orçamento empresarial como ferramenta do planejamento econômico

Uma gestão estratégica bem sucedida depende de:

E o orçamento empresarial e seu acompanhamento com análise de variações ocorridas  no mês a mês é o fio condutor para tomada de ações que levem a empresa ao ponto desejado.

  •  Coordenação e integração dos esforços entre as áreas que precisam trabalhar juntas para implementá-la.
  •  Todos os envolvidos necessitam se comprometer com o que foi estabelecido.
  •  Competência técnica e gerencial  para equacionar e resolver problemas e coordenar a implementação das soluções.

O primeiro passo para o sucesso do negócio  é definir as estratégias certas, embora isto não necessariamente seja o suficiente. Além das estratégias, deve-se desenvolver instrumentos que possam executar e controlar os planos.

O principal instrumento é o Orçamento, normalmente iniciado no último trimestre do ano, com as projeções para os dois anos seguintes, podendo ser detalhado mês a mês para o primeiro ano e sumarizado para os dois semestres seguintes. O acompanhamento é mensal e a revisão a cada seis meses. Ao final do primeiro ano, reiniciar o processo.

O Orçamento, uma vez aprovado por consenso da Direção, deve ter o detalhamento dos planos de ação de cada área da Empresa, segundo as Diretrizes definidas e com investimentos compatíveis com os valores previamente definidos.

Consultoria empresarial

Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o  tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.

Consultoria empresarial em São Paulo

Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.

A Importância do Orçamento para as Empresas

Orçar na linguagem náutica significa colocar a vela a favor do vento como meio de que a embarcação atinja o seu objetivo. É dessa maneira que o orçamento faz com as empresas: as direcionam para os objetivos definidos.

A palavra “Orçar” tem origem no Latim popular do século XV, ortĭa, orzare, segundo Antenor Nascentes.

No século seguinte, a palavra de origem náutica passou a ser utilizada no sentido figurado, no dia-a-dia, pelos navegadores, pelos portuários, pela população em geral, enfim na vida palaciana. A partir daí, a idéia de calcular aproximadamente, estimar. Diz Antenor Nascentes: “das tentativas para dirigir a proa na direção do vento teria vindo o sentido de ‘calcular por alto’” ,

A necessidade de orçar é muito antiga porque o homem sempre precisou fazer algumas previsões para estocar comida durante o inverno e com isso desenvolveu as primeiras praticas orçamentárias.

A historia do orçamento empresarial teve sua origem na administração pública e foi utilizado como instrumento de planejamento e controle das operações empresariais na Du Pont nos Estados Unidos em 1919, de tal sorte que entre os anos de 1950 e 1960 ele ganha relevância com uso pelas grandes empresas. 

Toda empresa quer ela seja grande, média ou pequena sempre existe um planejamento por mais simples que seja com uma missão, valores e visão, é claro que nas grandes empresas existem os Planejamentos Estratégicos com suas missões bem definidas, valores que norteiam os negócios e a visão de com a empresa deseja ser vista daqui por exemplo a 5 anos. Por outro lado, nas empresas pequenas o planejamento estratégico pode ser um simples pedaço de papel onde o proprietário escreve o que deseja e como deseja alcançar o objetivo.

O orçamento, como ferramenta do planejamento estratégico, tem uma missão muito importante, pois é um plano onde está contida as quantidade de recursos (materiais, horas trabalhadas ou recursos financeiros) capazes de conduzir a empresa aos seus objetivos.

O orçamento deve conter alguns propósitos gerais como: 

  1. autorização para executar: o orçamento aprovado é um meio de autorização de recursos para todos os setores da empresa; 
  2. um meio para projeções e planejamento, as peças orçamentárias serão utilizadas para os processos de projeções e planejamento permitindo estudos para períodos posteriores. 
  3. um canal de comunicação e coordenação, é um instrumento para comunicar e coordenar os objetivos corporativos e setoriais; 
  4. um instrumento de motivação, ele permite um grau de liberdade de atuação dentro das linhas aprovadas;
  5. um instrumento para avaliação e controle, avalia o desempenho dos gestores e controla os objetivos corporativos e setoriais;
  6. uma fonte para a tomada de decisão, por conter os dados previstos e esperados é uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões sobre os eventos econômicos diários de responsabilidade dos gestores operacionais.

Esta importante ferramenta de gestão deve acompanhar a estratégia da empresa, o seu acompanhamento e controle devem ser constantes para que se possam atingir os objetivos planejados para o período assim com um barco a vela de aportar em seu porto de chegada.

Leia também:

Depoimentos:

Para assistir depoimentos de nossos clientes clique aqui.

Para ler depoimentos de nossos clientes clique aqui.Sua Empresa Familiar necessita de ajuda? A Métodos Consultoria tem larga experiência em Reestruturar e Reorganizar Empresas Familiares. Entre em Contato.

Especialidades

A Métodos desenvolveu suas metodologias e modus operandis desde 1976 e sabe exatamente o que sua empresa precisa para alçar vôos maiores. Leia atentamente, marque uma visita e juntos, vamos estruturar um crescimento sólido e promissor:

Conheça gratuitamente, nossos SIMULADORES ESTRATÉGICOS.

São painéis Gráficos Dinâmicos CRIADOS COM FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE – BI para:

Acesse gratuitamente dentro de nosso site no seguinte endereço:

https://consultoriaempresarialmc.com.br/simuladores-estrategicos/

QUER SABER MAIS ?

SOLICITE AQUI  UMA APRESENTAÇÃO EM SUA EMPRESA

Eng. Milton Di Beo – Consultor Técnico e colaborador da MÉTODOS CONSULTORIA EMPRESARIAL

Imagens: http://www.freepik.com – Designed by snowing / Freepik

One thought on “O orçamento empresarial como ferramenta do planejamento econômico”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top
Verified by MonsterInsights