Áreas de Atuação da Consultoria Empresarial para Melhorar o Resultado das Empresas
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Áreas de Atuação da Consultoria Empresarial
Embora os projetos de consultoria empresarial, sejam customizados para cada cliente, visando atender suas necessidades específicas, existem algumas abordagens básicas em cada área de atuação da empresa, como exemplo “didático”, para que se entenda o que a consultoria faz, para buscar melhores resultados.
Estrutura Organizacional : organograma, descrição de funções dos setores da empresa, com entrevistas com o pessoal e avaliação do potencial humano para um melhor aproveitamento dos talentos disponíveis, bem como seleção para a contratação de profissionais competentes.
Finanças: controles de contas a receber, contas a pagar, disponibilidades, caixa, posição financeira atual, previsões para o fluxo de caixa, fluxo de caixa, cópia de cheque para integração do sistema, bancos, faturamento, crédito, cobrança.
Suprimentos: programação e controle da produção (PCP), programação de compras, compras, armazenagem, expedição, análise e regulagem de estoques, inventário físico permanente, recebimento, movimentação dos materiais, requisições do estoque, ferramentas em poder dos empregados, controle de frota, controle dos transportadores.
Custos, preços e lucros: material direto, custo de conversão, custo de produção, custo comercial comum, custo comercial específico, custo de venda, lucro, preço de venda, custos por contas, departamentos, seções, centros de custos e de lucros, custos por produtos, por hora, por kilo, por metro, por unidade, por lote. Custo padrão, em série ou por encomenda (ordens de serviço), custos em processo e absorvidos nos produtos terminados, plano anual de lucro (PAL), controle orçamentário, rentabilidade por setores, por regiões.
Produção: controles da produção por homem, por máquina, por ordens de serviços, por séries, etc….análise das perdas de produção: homem, máquina, material, direção, redução das perdas, aumento dos lucros.
Vendas: controles por regiões, por produtos, por clientes, por vendedores, estatísticas de faturamento e lucro por segmentos, produtos, vendedores, clientes, regiões; desenvolvimento de administração de venda e operações de vendas, propaganda e promoção de vendas, estudos dos mercados compradores e vendedores, expansão no volume de vendas.
(fonte: CEI-Controles Empresariais Imediatos, sr. Walter Froldi, “in memorian”).
Adequação e Customização
A adequação e customização são específicas para cada empresa, dependendo de uso ou não de Sistemas Integrados ou ERP´s, onde os principais controles e relatórios possam ser inseridos e agregados aos dados e informações já fornecidas por estes.
Exemplo, haveria a opção de implantar uma planilha para controle das vendas por representantes, períodos, vendas acumuladas, vendas médias, ritmo, mas no caso o sistema já tem 90% dos itens. Então, seria feita uma reunião com a fornecedora do Software, o cliente e consultoria e definida a inclusão dos 10% que faltam e negociado um prazo para conclusão.
Habitualmente e por bom senso, a consultoria vai evitar o uso simultâneo de mais de uma ferramenta para se obter as mesmas informações, como planilhas e sistema, evitando duplicidade de atividades ou tarefas e uso inadequado do tempo dos funcionários.
Como ela é focada em resultados, atua com prazos curtos, cada área de atuação acima citada, será tratada na sequência definida em diagnóstico empresarial, que vai gerar um plano de trabalho a ser desenvolvido durante o projeto de consultoria empresarial.
Adequar esse plano ao calendário do cronograma estabelecido de forma equilibrada, sequencial e produtiva será tarefa do consultor alocado junto à empresa cliente.
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Autor : Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças) e produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades).
Também desenvolve Projetos de Melhorias dos Resultados (PMR),focando marketing-vendas, compras-estoques, produtividade-processos, redução de custos-desperdícios, nas empresas familiares. Em RH, forma multiplicadores nos processos de avaliar desempenho, rever funções, atividades, responsabilidades, autonomia. É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar” e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.