Técnicas para Vender mais
Consultoria Empresarial e Gestão, Dicas e aperfeiçoamento consultoria empresarialTécnicas para Vender mais
De forma geral, o caminho para realizar uma venda tem três segmentos (Antes da Venda, Durante a Venda e Após a Venda). Em cada um destes, algumas etapas e passos bem feitos, podem contribuir para um bom resultado. A seguir alguns pontos que nossa consultoria empresarial implementa como técnicas para vender mais.
Consultoria empresarial
Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.
Consultoria empresarial em São Paulo
Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.
I- ANTES DA VENDA
A) Preparação
- Conhecer seus produtos, mercadorias e serviços….se for necessário, fazer treinamentos internos, na própria equipe sempre tem alguém que conhece mais o funcionamento dos produtos…..
- Saber o que, onde e quando sobre o seu estoque…
- o que você tem em estoque…..que modelos tem disponíveis…..
- onde está cada produto…onde estão esses modelos, no CD ou aqui na loja……
- quando chegarão novas mercadorias…..se já acabou no estoque, só tem o mostruário, quando vai chegar……
II-DURANTE A VENDA
A) Abordagem e Saudação
- Evitar a frase “posso ajudá-lo”?….a própria equipe poderá desenvolver outras saudações e testá-las para ganhar confiança…..
- Usar abordagem voltada para o produto….evitando características técnicas, enfatizar design, aspectos decorativos, praticidade, economia (no caso de eletrodomésticos), outros benefícios…..
- Usar abordagem da conversa social…..quem vende tem que inspirar confiança, buscar uma relação de empatia, de interesse pela pessoa….
- Usar abordagem da vantagem ou benefício pessoal…..são as vantagens técnicas, decorativas, práticas, econômicas do produto, realçar para o cliente…
B) O Processo de Identificação de Necessidades
- Fazer perguntas diretas para determinar as necessidades do cliente….que produto o senhor procura ?…
- Fazer perguntas abertas para ajudar o cliente a identificar o que ele realmente deseja…..o senhor já tem algum modelo em mente ?…
- Prestar atenção nas respostas…..e alinhar com as perguntas, para direcionar aos produtos que atendam às necessidades do cliente…
C) A Apresentação
- Adaptar a apresentação de modo a realçar ou enfatizar os benefícios desejados pelo cliente….se o cliente quer um refrigerador com amplo espaço para verduras, mostrar os modelos adequados….
- Demonstrar o produto sempre que for possível…no caso de um ventilador, não custa colocar na tomada, testar e embalar novamente…vai ganhar a confiança, melhor do que chegar em casa e não funcionar…
- Encorajar o cliente a experimentar, tocar ou operar o produto, sempre que for possível…..em lojas de estofados, pedir ao cliente que sente, experimente…assim como outros produtos….é a razão da venda de roupas…
D) O Fechamento
- Aprender a reconhecer os sinais de compra.
- Tipos de fechamento:
- fechamento direto…o cliente viu o produto, ouviu os benefícios e já fecha…
- fechamento da escolha limitada….quando os modelos são poucos…
- fechamento com um resumo dos benefícios…os benefícios do refrigerador mais econômico, com as contas de luz aumentando…
- fechamento com as vantagens do crediário… dividindo várias vezes no cartão ou nosso crediário próprio, com boletos bancários…
3. Objeções:
- Objeções geralmente significam que o cliente deseja mais informações.
- Fazer perguntas, levar o cliente a revelar a sua verdadeira objeção… o senhor alegou estar caro em relação a quê ?
- Tentar superar a objeção com os benefícios do produto ou então recomendar uma alternativa (vender substitutos)…temos outro modelo, bem interessante, vamos ver ?. (não citar que é mais barato ou mais simples, para não desqualificar a capacidade do cliente pagar ou produto)…
III-DEPOIS DA VENDA
A) Venda de Acessórios
- Sugerir produtos complementares
- Isso reduz o trabalho de “pensar” do cliente
- Também poupa a ele o trabalho de voltar à loja
B) A Reafirmação da Venda
- Cumprimentar o cliente pela escolha acertada
C) Análise da Venda
- Determinar o que funcionou bem e pode ser aplicado em vendas futuras
- Determinar o que saiu errado e deve ser evitado com outros clientes.
Leia também:
- Atitudes que Melhoram as Vendas
- Como calcular o Preço de Venda com ICMS, PIS e COFINS corretamente
- Como calcular seu Preço de Venda corretamente
- Controle de Metas de Venda
- Cuidados na Formação de Preço de Venda
- FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA, PRINCIPAIS ETAPAS
- FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA, PRINCIPAIS ETAPAS (DETALHADO)
- Motivando as Equipes de Venda
- Por que as Metas de Venda são tão importantes ?
- Que atitudes tomar na queda de venda
Depoimentos:
Para assistir depoimentos de nossos clientes clique aqui.
Para ler depoimentos de nossos clientes clique aqui.Sua Empresa Familiar necessita de ajuda? A Métodos Consultoria tem larga experiência em Reestruturar e Reorganizar Empresas Familiares. Entre em Contato.
Especialidades
A Métodos desenvolveu suas metodologias e modus operandis desde 1976 e sabe exatamente o que sua empresa precisa para alçar vôos maiores. Leia atentamente, marque uma visita e juntos, vamos estruturar um crescimento sólido e promissor:
- Consultoria Empresarial
- Consultoria Administrativa
- Consultoria Organizacional
- Consultoria Financeira
- Consultoria de Compras
- Consultoria de Estoques
- Consultoria de Produção
- Consultoria de RH
- Consultoria em Gestão Empresarial
- Consultoria de Custos
- Consultoria em Formação de Preço de Venda
- Consultoria em Sucessão Familiar
QUER SABER MAIS ?
SOLICITE AQUI UMA APRESENTAÇÃO EM SUA EMPRESA
A nossa consultoria empresarial é um serviço voltado a oferecer soluções práticas para melhorar a gestão de empresas de todos os tamanhos — pequenas, médias ou grandes — identificando oportunidades para crescimento e eficiência.
Consultoria Empresarial em São Paulo
A nossa consultoria empresarial em São Paulo reúne especialistas com amplo conhecimento e experiência em diferentes áreas ou segmentos, aplicando estratégias personalizadas para atender às necessidades das empresas clientes, sejam do ramo industrial, comercial ou prestadores de serviços.
Cálculo de Custo
Quer aprender a calcular o custo de cada processo de fabricação tanto em Excel, quanto em Sistema ERP em Nuvem, dentro do modelo de custo mais ponderado e mais utilizado nas indústrias de todo o mundo.
Acesse nosso outro site de treinamento e saiba mais sobre mais novo Curso de Custo Industrial em : https://metodosmasterbusiness.com.br/curso/
(Fonte: Cursos Vendas e Atendimento, da Cetep-PDE Projetos que comentamos)
Autor : Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças) e produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades).