Comprar, vender, pagar ou receber: como anda seu fluxo de caixa ?

Toda empresa produz algo ou presta serviços que são remunerados, gerando recursos e, ao mesmo tempo, paga suas muitas obrigações como compra de materiais necessários à sua operação, impostos, taxas, serviços, enfim, tudo que é necessário para funcionar.

Essa entrada e saída de recursos acontece todos os dias e ter o controle exato sobre isso é vital para a empresa conhecer seus resultados. É por esta razão que a expressão “fechar o caixa” é muito usada a todo momento. Saber a situação financeira da empresa é fundamental, sempre lembrando que o fluxo de caixa não define se ela tem lucro ou prejuízo.
 
A base deste controle, além de contar com o apoio de uma planilha eficiente, é separar as despesas, classificando-as por administrativas, comerciais, financeiras, tributárias e também segundo outros critérios. O que a empresa recebe por suas vendas ou pela compra de seus serviços aparece nas “entradas” do caixa. Estes lançamentos são feitos diariamente, se necessário, e o saldo final do dia é o resultado das entradas, menos as saídas e a soma do saldo inicial.
 
Quando o resultado do fluxo de caixa é negativo, a empresa precisa avaliar seus gastos e, ao mesmo tempo, buscar aumentar a entrada de dinheiro. Se for positivo, isso indica que a empresa paga suas obrigações e tem disponibilidade financeira.
 
A maioria das pequenas e até algumas médias empresas, acham que trabalham com Fluxo de Caixa, mas quando vamos realizar um estudo na empresa, identificamos que na verdade a empresa trabalha com um bom contas a pagar e um bom contas a receber.

O que isso quer dizer ?

Na verdade verifica-se o saldo a receber do dia e confronta-se com o saldo a pagar do dia, decidindo então o que irá ser pago e o que, eventualmente irá ser postergado. No dia seguinte é repetido o mesmo processo. Isso na verdade não é um fluxo de caixa, pois não permite uma análise mais profunda e nem fornece uma previsão de como serão os próximos dias, semanas e até mesmo os próximos meses.

Um autêntico Fluxo de Caixa tem que ter contas bem elaboradas que estejam em sintonia com o sistema de custos e com o plano de contas da empresa. Precisa também ter uma previsão orçamentaria para ser confrontada com o realizado até o momento, permitindo dessa maneira a correção dos rumos da área financeira a tempo.


Implantar Controles Mínimos

Para evitar um resultado artificial é preciso implantar controles mínimos, tendo um registro exato de movimentação, com segurança e rapidez. O primeiro passo é definir um prazo para fazer o controle, em princípio diário, mas pode ser semanal ou quinzenal, não devendo ser muito longo. Faça o registro de todo o dinheiro disponível na empresa e nas contas bancárias. Este é o ponto de partida do controle. Saiba separar claramente nos seus registros o que é despesa e o que é receita. Suas contas a pagar podem estar presentes no seu fluxo de caixa permitindo que você faça uma previsão orçamentaria. O mesmo vale para parcelas que a empresa tem a receber nos próximos meses e que já podem ser lançadas. E seja na entrada ou saída de recursos, crie categorias, dando nomes que facilitem o registro, como despesas de publicidade, Internet, etc e, para receitas, use – venda de produtos, consultoria, etc.

Cuidar bem do fluxo de caixa

Cuidar bem do fluxo de caixa é um dos pontos fundamentais da área financeira da empresa. Ele vai auxiliar a você, empresário, a tomar decisões antecipadas sobre falta ou sobra de recursos. Você pode, por exemplo, entender que os recursos financeiros são insuficientes e precisa obter mais capital de giro. Pode, ainda, avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir compromissos.

Consultoria empresarial

Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o  tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.

Consultoria empresarial em São Paulo

Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.

Leia também …

Se você quer saber mais sobre esse assunto, solicite uma visita em sua empresa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top
Verified by MonsterInsights