Cálculo de Custos – por quê é considerado uma poderosa ferramenta ?

Temos ouvido muito a frase ….“calcular custos não resolve, pois quem estabelece os preços é o mercado”……  Pensar assim é um grande engano porque quando não se sabe quanto custa, pode-se vender a qualquer preço e levar uma empresa à lona…..

Qual a Importância de se Conhecer Melhor Seus Custos ?

É preciso refletir que se os custos são conhecidos, facilita ao empreendedor buscar meios para baixá-los, pois para ter sucesso no negócio o empresário deve ter números que sirvam de orientação para suas decisões ao longo do mês.

Todos os dados referentes às atividades da empresa são  importantes, porém aqueles que decorrem dos custos dos produtos e serviços são de tal importância que nem imaginamos uma empresa, por menos que seja, sem eles, isto por que a maior parte das grandes decisões tomadas pelos dirigentes tem que ter base numérica.

Portanto, para quem não tem NÚMEROS PRECISOS COMO BASE, é possível que os preços atribuídos aos produtos ou serviços de sua empresa não passem de mera suposição, sejam “chutes”, estimativas erradas e perigosas.

Assim, concluímos que a maneira que trabalhávamos antigamente, não só não funciona mais, como também é “proibida e perigosa à saúde dos negócios”, nos dias de hoje.

Infelizmente, muitos empresários de diversos setores dão pouca importância a isso e quase sempre acompanham os custos de forma “indisciplinada”, trabalhando com dados defasados, não persistindo nos levantamentos periódicos, sem entender que as despesas mudam, salários, comissões, preços de aquisição de matéria-prima, tudo evolui.

Daí a necessidade fundamental, da revisão constante dos valores e refazer os cálculos sempre, a cada novo período.  Quem não fizer isso, certamente terá problemas na apuração dos lucros, com volumes menores que os esperados !   Até mesmo esperando LUCROS e tendo PREJUÍZOS !

Algumas Informações para  Calcular seus  Custos ?

DESPESAS E CUSTOS:

  • Despesas são os gastos administrativos, comerciais e financeiros da empresa como um todo. As despesas são variáveis, quando variam com o volume de vendas.
  • Custos são os gastos utilizados diretamente no produto.Os custos são variáveis quando variam com o volume de produção (produtos ou serviços).
  • Sequência: devemos primeiro levantar as Despesas Fixas das Empresa (DF), que são salários, aluguel, água, energia, telefone, seguros, segurança, honorários e outras que possam ser apropriadas pela contabilidade como tais.

O Que são Despesas Fixas (DF) e Variáveis (DV) ?

  • Despesas Fixas (DF), tem a característica de serem periódico-mensais, mas a sua melhor interpretação é que as mesmas não variam com o volume de vendas.  Exemplo: no primeiro dia do mês, as despesas com aluguel eram de R$1.000,00 (hum mil reais) e no último dia, depois da empresa ter faturado todas as suas vendas, continuam os mesmos R$1.000,00 (hum mil reais). Quando a despesa se apresenta assim, dizemos que é FIXA, sendo geralmente expressa em valor.  Outros exemplos: aluguel, imposto predial, pagamentos ao contador, aluguéis,  salários administração,  pró-labore, depreciação, despesas com  veículos da administração, conservação e limpeza, segurança predial, energia elétrica, telefone,
  • Despesas Variáveis (DV), sua característica principal é que variam com a evolução das vendas.  Exemplo: os impostos, a cada venda, destina-se uma parte do valor para os impostos. Assim, percebemos que variam com as vendas. São variáveis, além dos impostos, a comissão do vendedor e outros.   São geralmente expressas em percentual.Outros exemplos: comissão sobre vendas, frete de entregas, impostos sobre vendas, marketing,
  • Custos Fixos (CF), são todos os fatos incorridos diretamente nos produtos ou serviços. Geralmente, são periódicos. Exemplo: gasolina utilizada na lavagem das peças  numa oficina, óleo  lubrificante usado em todos os serviços, materiais de limpeza da oficina.  Outros custos fixos: energia industrial, manutenção de máquinas e instalações, salários industriais,
  • Custos Variáveis (CV), são gastos incorridos diretamente nos próprios produtos. Variam com o volume de itens produzidos ou serviços executados. Exemplo: as matérias primas, como pistões e anéis usados na retifica de um motor. Outros exemplos: embalagens dos produtos, matéria prima, insumos de fábrica.
  • Consultoria empresarial

    Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o  tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.

    Consultoria empresarial em São Paulo

    Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.

 

Leia também …

 

Autor : Eng.Arnaldo de Oliveira, mestrado em Eng.Civil e professor universitário, com co-autoria, Prof.João Mariano de Almeida, adm.empresas, pós RH, mestrando em Gestão de Negócios, atua  desde 1981 em Projetos de Melhorias de Resultados (Marketing/Vendas, Organização Geral, RH, Redução dos Custos de Processos, Formação de Lideranças e Motivação),  com boa vivência em Projetos de Melhorias de Resultados, consultor da Métodos Consultoria Empresarial.

 

2 thoughts on “Cálculo de Custo de Fabricação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top
Verified by MonsterInsights