O que é consultoria empresarial?

Consultoria Empresarial e Gestão  

Consultoria Empresarial – O que é?

Quando surge essa pergunta perante um grupo de pessoas, sejam comerciantes, industriais, prestadores de serviços, podem surgir respostas diferentes, geradas pela convivência ou experiência delas com esse tipo de organização.

Assim como as demais empresas, sejam indústrias, comércios, serviços e até organizações sociais (Ong´s, Oscip´s), as Consultorias Empresariais ocupam um local físico onde as pessoas se reúnem para exercer uma atividade fim, que vai gerar recursos para mantê-la em atividade. Um prédio vazio, mesmo com ótimas instalações, localização privilegiada em corredores comerciais ou região nobre de uma cidade, recursos prediais modernos (prédios inteligentes, que economizam energia e iluminação) e mobiliário corporativo adequado, não tem vida, se não houver as pessoas, que irão fazer pulsar o negócio, como ocorre com nosso coração, que bate mais forte ou mais lento em algumas ocasiões, as empresas também tem seu ritmo alterado por reflexos externos, da economia em transição ou mal dirigida, da concorrência, às vezes agressiva, provocando perdas na fatia que a empresa participa do mercado. Esses reflexos ou concorrentes, exigem ajustar metas e planejar melhor o futuro para continuar competitiva no mercado. 

Na maioria das situações ocorrem experiências positivas e produtivas, gerando bons resultados

O que é uma Consultoria Empresarial ? …a questão pode ser respondida como … “aquele apoio que nos ajuda a superar os momentos perigosos”…. por empresários e pessoas (seus gestores), que tiveram uma boa experiência e a presença de uma Consultoria Empresarial no momento adequado evitou que tivessem prejuízos ou até fossem eliminados do mercado.

O depoimento deste cliente, de uma grande transportadora, líder de mercado é um exemplo de experiência positiva, por ter contratado a mesma Consultoria Empresarial por 3 vezes em momentos diferentes da vida da empresa diz que – ….“Desenvolvendo Programas de Adaptação e Gestão Empresarial voltadas para o futuro…a Métodos é sucesso de parceria, pois contribui com a razão, soluções e ideias para o desenvolvimento” –  (Rapidão Cometa)

Outros empresários que fossem consultados iriam se colocar, ilustrando os resultados de uma parceria entre uma Consultoria Empresarial e um negócio qualquer, como ocorre com uma fábrica de doces do interior do estado de São Paulo, cuja diretora se expressa dizendo …nós tínhamos uma visão bastante empírica e hoje temos ferramentas suficientes para olhar o nosso mercado e conduzir de uma forma bem eficaz”  –  (Pastoriza – Flávia Mamede)

E se tiver ocorrido alguma experiência negativa com alguma empresa que usou serviços de consultoria ?

Tal como ocorre com uma empresa qualquer, em que um executivo pode tomar uma decisão mal planejada ou executada e provocar efeitos negativos nos resultados do negócio, como fechar uma filial no momento errado, lançar novos produtos quando o mercado está recessivo, demitir excessivamente e perder qualificação, as consultorias não estão isentas de cometer algum erro tático, estratégico ou de posicionamento da mão de obra alocada para o trabalho, incluindo conhecimento e atitudes.

Existe a possibilidade que a resposta para a questão “O que é uma Consultoria Empresarial ?” esteja distorcida em razão da imagem deixada na ocasião em que o trabalho tenha sido realizado. As Consultorias Empresariais também podem estar envolvidas em situações e momentos em que sua atuação não conseguiu gerar efeitos positivos junto a um cliente.

Consultoria empresarial

Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o  tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.

Consultoria empresarial em São Paulo

Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.

Exemplos

Podemos exemplificar: a entrada de um concorrente forte e com “share” (participação de mercado) muito alto em seu mercado, atuação mundial, poder financeiro superior, em concorrência predatória, tornando o mercado em que atua inviável. Uma alternativa sugerida pelos consultores empresariais seria “mudar de ramo e produtos, usando sua estrutura, máquinas, equipamentos e os conhecimentos técnicos e de gestão dos colaboradores e gestores, mas em muitos casos os dirigentes se recusam a “mudar”, tem forte resistência a mudanças e cultivam valores de terem sido pioneiros naquele segmento – Exemplificando: na região noroeste do Estado de São Paulo, existia nos anos 2000, um fabricante de mesas metálicas para bares, com 4 cadeiras, que foi o criador do modelo e fundador… a empresa envelheceu junto com os sócios, tinha cerca de 30 funcionários, baixa produção e mercado pequeno. Por outro lado, um concorrente, situado a 200km da primeira cidade, montou uma fábrica de 5.000m2, moderna, gestão agressiva, tinha mais de 150 funcionários e dominava na ocasião mais de 30% do mercado de reposição deste tipo de produto, incluindo modelos mais modernos.

Também poderia ocorrer uma falha técnica ou humana, ou mesmo pressão de algum sócio, contra mudanças em algumas áreas – algumas áreas podem ser colocadas como foco principal, quando os resultados seriam melhores com outro foco para elas ou dirigir os esforços para outras – Exemplificando: uma empresa pequena, estrutura mínima, necessitando mais expansão de vendas do que organização por não ter pessoas suficientes para cumprir todas as funções e rotinas que a organização vai trazer.

Ouvindo novos depoimentos de ex-clientes, podemos notar bons resultados na maior parte das parcerias feitas entre negócios e consultorias.

Um grande moinho de Trigo, em outro estado, empresa familiar, pai e dois filhos, teve uma experiência com a Consultoria Empresarial, muito positiva, conforme seu depoimento – ” A parceria com a Métodos surgiu no momento certo… Ela foi determinante porque foi um ato psicológico de mudança. Foi o “start” e a partir daí começamos a nos modernizar….Com a orientação da Métodos, houve 50% de aumento da produção dos derivados de milho e massas cortadas, bem como 20% de aumento de produção de trigo” –  (Moinho de Trigo Arapongas – Família Kummel)

Missão

Uma Consultoria Empresarial não tem por missão ou atividade fim, apenas ser uma prestadora de serviços. Com estrutura, instalações, pessoas ou até mesmo escritórios virtuais como já ocorre com pequenas consultorias, mas algo mais nobre, como elevar as empresas clientes a patamares melhores, contribuir para que superem momentos difíceis da economia ou sua própria atuação, que sejam estruturadas adequadamente para obter melhor gestão e resultados, que consigam expandir suas vendas e seus resultados econômicos e financeiros, que possam reduzir seus custos operacionais, enfim, se tornar empresas melhores que irão sobreviver e se perpetuar no mercado, gerando retorno financeiro para seus acionistas, bons serviços ou produtos para os clientes.

As Consultorias Empresariais são como um “porto da esperança”, quando a empresa está correndo risco de naufragar e seus resultados mostram isso – podem ser a “bússola”, que vai dar ao dono do negócio o “Norte”, a direção para onde caminhar com segurança … ser os “ouvidos pacientes e amigos”, para ouvir os anseios e dúvidas sobre os negócios, se “faz isso ou aquilo” e orientá-lo, para que aprenda a ouvir e irá aprender mais e sofrer menos, ser o braço experiente que vai se unir aos seus, criando grande sinergia para uma boa caminhada em parceria.

Existem várias formas de ver essa organização, mas é fato que foi criada para prestar serviços para outros negócios, com a nobre missão de ”SERVIR”, de ajudar todos os tipos de empresas a prosperar, evoluir, atravessar as décadas sempre se renovando.

Uma lavanderia de médio porte após realizar um trabalho com uma Consultoria Empresarial, considerou que finalmente, tinha aprendido a formar os preços de vendas – com relação a custos, isso mudou totalmente a rotina da empresa, a forma de pensar, a cabeça dos gestores, porque com as ferramenta de custo que eu tenho hoje, eu consigo fazer realmente a formação de preços de venda, consigo analisar por setor de produção e por produto, o que facilita enxergar onde é que está o erro” –  (SERVICE CLEAN – Leandro Macedo)

O mesmo empresário, ainda considera que: “ o projeto de consultoria permitiu obter um Balanço Financeiro dia a dia…de manhã ou a tarde….ter uma Contabilidade Gerencial interna…uma ferramenta importante para sua gestão “ – (SERVICE CLEAN – LEANDRO MACEDO – VÍDEO)

Parceria

Mas a parceria com uma Consultoria Empresarial não é apenas para momentos dramáticos ou perigosos. Ela pode ocorrer em qualquer estágio do ciclo de vida de uma empresa, mesmo quando está obtendo ótimos resultados em vendas e econômico financeiros. E uma ocasião para ”blindar” a empresa contra as intempéries provocadas pela política econômica ou entrada de concorrentes perigosos no mesmo segmento de mercado. Exemplificando: a entrada dos tecidos chineses no mercado brasileiro há alguns anos, quase acabou com as tecelagens da região de Americana, interior de São Paulo. As sobreviventes tiveram que se reinventar, pelo design diferenciado, equiparando tecnologia para achar novos nichos e sobreviver. Assim ocorre com o parque de máquinas para vários segmentos, que ainda sofre com essa situação.

Uma bússola bem ajustada vai dar a direção precisa para que você encontre sua meta, dando segurança ao negócio. Assim, a presença de um consultor empresarial experiente pode ajudar o empresário a buscar melhores resultados. Podemos concluir que Consultoria Empresarial, pode ser um porto onde você poderá atracar com segurança e aguardar a tempestade passar, para voltar a navegar melhor depois. Ou mesmo que sua empresa esteja obtendo bons resultados, contribuir para que sejam mantidos, mesmo com alterações na economia ou no mercado.

Ás vezes a empresa precisa inserir todas as melhorias e processos em seu Sistema Integrado (seja ERP ou outro) e o consultor empresarial alocado irá conduzir essas etapas a quatro mãos, permitindo ao empresário maior aprendizagem no processo. O empresário de uma fábrica de doces, relata a “Integração Informática e Consultoria”, como ”…nós tínhamos uma colcha de retalhos, informações desencontradas….a Métodos ordenou o trabalho, acrescentou inovações, tirou as duplicidades….hoje, temos nossos dados em gráficos… “  – (PASTORIZA DOCES -Claudio Mamede)

No exterior é normal toda grande empresa realizar projetos de consultoria empresarial em ciclos, para que possa ajustar sua estrutura, reciclar sua mão de obra, ”azeitar a máquina” para enfrentar a concorrência. No Brasil, as maiores empresas já tem esse comportamento e aos poucos começa a acontecer também nas pequenas e médias empresas, o que vem melhorando a performance média geral das empresas.

Leia também:

Depoimentos:

Para assistir depoimentos de nossos clientes clique aqui.

Para ler depoimentos de nossos clientes clique aqui.Sua Empresa Familiar necessita de ajuda? A Métodos Consultoria tem larga experiência em Reestruturar e Reorganizar Empresas Familiares. Entre em Contato.

Especialidades

A Métodos desenvolveu suas metodologias e modus operandis desde 1976 e sabe exatamente o que sua empresa precisa para alçar vôos maiores. Leia atentamente, marque uma visita e juntos, vamos estruturar um crescimento sólido e promissor:

Conheça gratuitamente, nossos SIMULADORES ESTRATÉGICOS.

São painéis Gráficos Dinâmicos CRIADOS COM FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE – BI para:

Acesse gratuitamente dentro de nosso site no seguinte endereço:

https://consultoriaempresarialmc.com.br/simuladores-estrategicos/

QUER SABER MAIS ?

SOLICITE AQUI  UMA APRESENTAÇÃO EM SUA EMPRESA

Prof.João Mariano de Almeida,

administrador de empresas,

com pós em RH,

pesquisador de empresas familiares

e colaborador da Métodos Consultoria Empresarial

7 thoughts on “O que é consultoria empresarial?”

    Pingback: Qual objetivo das empresas de consultoria ? | Métodos Consultoria Empresarial

    Pingback: O novo Perfil do Gestor de Negócios Familiares (Perfil Técnico) | Métodos Consultoria Empresarial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top
Verified by MonsterInsights