(11) 4116-1047

(11) 99115-7707

R. Fernando de Albuquerque 31 - cj. 42

atendimento@metodosweb.com.br


Apoio da Consultoria Empresarial, trazem Bons Resultados

Nos projetos de consultoria empresarial, faz parte dos trabalhos uma revisão completa das políticas de RH da empresa, realizando ajustes e atualizações necessárias a novas e produtivas formas de gestão das pessoas.  Políticas são regras estabelecidas para governar funções e assegurar que elas sejam desempenhadas de acordo com os objetivos desejados, constituindo orientação administrativa para impedir que colaboradores desempenhem funções indesejáveis ou ponham em risco o sucesso de funções específicas.

São guias para as ações, servindo para prover respostas às questões ou aos problemas que podem ocorrer com certa frequência, fazendo com que os subordinados procurem, desnecessariamente, seus supervisores para esclarecimento ou solução de cada caso.

1. POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS.

  • Pesquisa de Mercado de RH (pesquisa e análise de recursos humanos), onde recrutar (fontes de recrutamento).
  • Recrutamento, como recrutar (técnicas de recrutamento), prioriedade do recrutamento interno sobre o externo.
  • Seleção, critérios de seleção e padrões de qualidade, grau de descentralização das decisões acerca da seleção de pessoas, técnicas de seleção.
  • Integração, planos e mecanismos (centralizados e descentralizados) de integração dos novos participantes ao ambiente interno da organização.

2. POLÍTICAS DE APLICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

  • Análise e descrição de cargos, determinação dos requisitos básicos de força de trabalho (requisitos intelectuais, físicos, responsabilidades envolvidas e condições de trabalho) para o desempenho do papel.
  • Planejamento e Alocação de recursos humanos, determinação da quantidade de recursos humanos necessária e a alocação desses recursos em termos de posicionamento em cargos dentro da organização.
  • Plano de Carreira, determinação da sequência ótima das carreiras, definindo as alternativas de oportunidades possíveis dentro da organização.
  • Avaliação do desempenho, planos e sistemática para continua avaliação da qualidade e adequação dos recursos humanos.

3. POLÍTICA DE MANUTENÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

  • Administração de salários, avaliação e classificação dos cargos, visando ao equilíbrio salarial interno.  Pesquisas salariais visando ao equilíbrio salarial interno e política salarial.
  • – Planos de benefícios sociais, planos e sistemáticas de benefícios sociais adequados à diversidade de necessidades dos participantes da organização.
  • Higiene e segurança do trabalho, critérios de criação e desenvolvimento das condições físicas ambientais de higiene e segurança que envolvem os cargos.
  • Relações trabalhistas, critérios e normas de procedimentos sobre relações com empregados e com sindicatos.

4. POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

  • – Treinamento, diagnóstico e programação da preparação e reciclagem constante dos recursos humanos para o desempenho dos cargos.
  • Desenvolvimento de recursos humanos, aprimoramento a médio e longo prazos dos recursos humanos disponíveis, visando a contínua realização do potencial existente em posições mais elevadas na organização.
  • Desenvolvimento Organizacional, aplicação de estratégias de mudança visando a saúde e excelência organizacional.

5. POLÍTICAS DE MONITORAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS

  • Bancos de Dados, registros e controles para a devida análise quantitativa e qualitativa dos recursos humanos disponíveis.
  • Sistema de informação, meios e veículos de informação adequados às decisões sobre recursos humanos.
  • Auditoria de recursos humanos, critérios de avaliação e adequação permanente das políticas e procedimentos de recursos humanos.

Com o fortalecimento dos sindicatos, as exigências por LEI, do PLR em quase todos os portes de empresas, quando mais estruturada for a Política de RH, mais fáceis serão resolvidos eventuais conflitos nas definições de valores e épocas de pagamentos, evitando prejuízos por paralisações ou valores acima do suportável pela empresa.

 

(Fonte: Recursos Humanos, de Idalberto Chiavenato e Projetos de RH realizados pelo autor).

Adaptado por : Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças), produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades), produtividade empresarial (processos, problemas, decisões) e inteligência de mercado (rever marketing, expandir vendas).

É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar”  e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top