Indicadores de Performance nas Fases de Transação Comercial
Consultoria Administrativa, Dicas e aperfeiçoamento consultoria empresarialIndicadores de Performance nas Fases de Transação Comercial
As relações comerciais entre empresas se dão por etapas, claramente visíveis e identificadas pela nossa consultoria empresarial, cada uma com uma série de situações que podem ocasionar diferenças na performance dos serviços oferecidos.
Até alguns anos atrás, a falta de treinamento e capacitação do pessoal das áreas de expedição de algumas empresas geravam inúmeras reclamações de pedidos incompletos, produtos errados, cores erradas, porque embora já houvesse documentação hábil para checar quantidades, não havia o comprometimento amplo atual, quanto à qualidade, prazo e outros fatores importantes na relação entre clientes e fornecedores para manter uma alta qualidade dos serviços.
O crescimento do nível de exigência dos clientes, a evolução das empresas de transporte, transformando-se em fornecedores logísticos, com uma responsabilidade maior sobre as cargas a serem entregues, a formação maior dos responsáveis pela expedição, adoção de sistemas de gestão mais eficazes, fizeram as operações ter uma performance melhor em todas suas etapas, sendo normal hoje as entregas “Just-in-time”, principalmente em autopeças diretamente nas linhas de montagem das fábricas.
Por outro lado, a própria economia acabou gerando pedidos menores, as entregas picadas em vários endereços de um mesmo cliente e os pedidos pequenos de vários itens, hoje enfrentados pelos serviços logísticos como situação do dia-a-dia.
Os consultores empresariais, nos projetos de consultoria empresarial, normalmente atentos a essas situações, criam mecanismos para que haja um acompanhamento correto e medições precisas da performance em todas as fases da relação comercial, apurando indicadores de resultados das mesmas.
Etapa da Pré-transação
Envolve os contatos iniciais dos representantes de vendas da empresa que está oferecendo seus produtos, com as equipes de compras da empresa compradora, com apresentação dos produtos, suas qualidades, preços.
Principais Indicadores de performance:
- Disponibilidade de estoque
- Metas para a data de entrega
- Tempos de resposta às perguntas
Etapa da Transação
Realizada a venda, começa o processamento dos pedidos na administração da fornecedora e o processo de entrega em sua área de suprimentos, direcionados ao setor de recebimento do cliente definido.
Principais indicadores de performance :
- Índice de atendimento dos pedidos
- Entrega no prazo
- Pedidos em atraso
- Atrasos na remessa
- Substituições de produto
Etapa da Pós-Transação
Realizada a entrega dos pedidos, são analisados todos os processos envolvidos, para identificar a qualidade dos serviços prestados
Principais indicadores de performance :
- Índice de conserto na primeira chamada
- Queixas do cliente
- Devoluções e reclamações
- Erros na fatura
- Disponibilidade de peças de reposição
Hoje, quase todos os fornecedores tem uma relacionamento de parceria com serviços logísticos, para atender com qualidade seus clientes, em prazos, produtos, locais, horários, preços, de forma a ter o mínimo de problemas nas operações e maximizar sua performance e com isso se manter no mercado.
É uma questão de sobrevivência manter bons indicadores de performance em todas as etapas da relação comercial, principalmente no pós venda, hoje tão importante quanto às demais etapas. Tratar o cliente como “rei” na pré transação e transação e depois ignorá-lo quando tiver problemas de pós venda é um suicídio comercial. Estamos na era da criação de relacionamentos duradouros com os clientes, não só na venda presente (transação), mas visando mantê-los como parceiros de nossas empresas por longo tempo.
Leia também:
- Acelerar o Crescimento da Empresa
- Criar Valor na Empresa para Sobreviver
- Feedback no ambiente empresarial Metas e Objetivos Empresariais
- Os Paradigmas do Crescimento das Empresas
- Saiba como Melhorar A Operação de Sua Empresa
Depoimentos:
Para assistir depoimentos de nossos clientes clique aqui.
Para ler depoimentos de nossos clientes clique aqui.Sua Empresa Familiar necessita de ajuda? A Métodos Consultoria tem larga experiência em Reestruturar e Reorganizar Empresas Familiares. Entre em Contato.
Especialidades
A Métodos desenvolveu suas metodologias e modus operandis desde 1976 e sabe exatamente o que sua empresa precisa para alçar vôos maiores. Leia atentamente, marque uma visita e juntos, vamos estruturar um crescimento sólido e promissor:
- Consultoria Empresarial
- Consultoria Administrativa
- Consultoria Organizacional
- Consultoria Financeira
- Consultoria de Compras
- Consultoria de Estoques
- Consultoria de Produção
- Consultoria de RH
- Consultoria em Gestão Empresarial
- Consultoria de Custos
- Consultoria em Formação de Preço de Venda
- Consultoria em Sucessão Familiar
QUER SABER MAIS ?
SOLICITE AQUI UMA APRESENTAÇÃO EM SUA EMPRESA
A nossa consultoria empresarial é um serviço voltado a oferecer soluções práticas para melhorar a gestão de empresas de todos os tamanhos — pequenas, médias ou grandes — identificando oportunidades para crescimento e eficiência.
Consultoria Empresarial em São Paulo
A nossa consultoria empresarial em São Paulo reúne especialistas com amplo conhecimento e experiência em diferentes áreas ou segmentos, aplicando estratégias personalizadas para atender às necessidades das empresas clientes, sejam do ramo industrial, comercial ou prestadores de serviços.
Cálculo de Custo
Quer aprender a calcular o custo de cada processo de fabricação tanto em Excel, quanto em Sistema ERP em Nuvem, dentro do modelo de custo mais ponderado e mais utilizado nas indústrias de todo o mundo.
Acesse nosso outro site de treinamento e saiba mais sobre mais novo Curso de Custo Industrial em : https://metodosmasterbusiness.com.br/curso/
(Fonte: Logística Empresarial-Martin Christopher-PLT-Cengage e Curso Qualidade do Atendimento e Serviços, realizado pelo autor).