Vantagens de Sair na Frente em Épocas de Crise
Dicas e aperfeiçoamento COMO VENCER A CRISE NA SUA EMPRESA; CONSULTORIA EMPRESARIAL AUXILIANDO A VENCER A CREISE DENTRO DA EMPRESAVantagens de sair na frente em Épocas de Crise
Em épocas de crise e economia em turbulência, os “rumores e boatos” correm a uma velocidade maior e são repassados pelas pessoas como “oriundos de fonte confiável”. As empresas com “pé no chão”, devem dar mais atenção a seus resultados financeiros e econômicos, produtivos e outros kpi´s (indicadores), para que possam alinhar sua estrutura e recursos, de forma a se posicionar perante a crise, fortalecer-se e sair na frente quando esta se encerrar.
É nesse momento que a consultoria empresarial presta um bom serviço aos negócios, com sua vivência de décadas em vários segmentos e portes de negócios, tecnologia para realizar um bom diagnóstico empresarial, cuja análise possibilitará criar soluções ou caminhos alternativos que vão levar a empresa novamente ao crescimento e bons resultados.
Por analogia, numa corrida de rua, se um bom corredor sair na frente dificilmente será alcançado. No mundo empresarial, a situação é similar, porque a empresa poderá ter a vantagem da tecnologia desenvolvida, dos recursos humanos já treinados para atuar em situação de vantagem competitiva, dos produtos sendo inseridos em nichos ou mercado e ganhando a preferência dos consumidores.
Quando os demais “corredores” chegarem à mesma distância, ao mesmo km da corrida, a sua empresa já estará posicionada de forma firme e poderá defender suas posições, sem perda de recursos, apenas usando um bom marketing e apoio comercial.
Algumas vantagens das empresas que se antecipam
1.Estabelecer a lealdade do cliente.
- um produto ou serviço bem sucedido pode transformar-se rapidamente no padrão em relação ao qual as ofertas subsequentes serão avaliadas. O mercado é deles e eles o influenciam.
Exemplificando : No mercado brasileiro, muitos produtos foram líderes durante anos a fio, por terem chegado com tecnologias avançadas no lançamento, como geladeiras Brastemp e outros. O linguagem popular criou a famosa expressão “é uma brastemp”, caracterizando qualidade.
2.Manter a liderança tecnológica.
- enquanto os concorrentes estão lutando para aprender como a empresa antecipadora desenvolveu a tecnologia, o pioneiro está muito ocupado aperfeiçoando a próxima geração da mesma.
Exemplificando: Mesmo nos dias atuais, de ampla oferta de computadores, principalmente notebooks, possuir um notebook “APPLE”, com o símbolo da maçã estampado no mesmo dá status e significa modernidade, uma máquina forte, prática, moderna, bonita, de alta capacidade de processamento, com a qual muitos sonham.
3.Estabelecer os padrões do setor e aproveitar a posição mais favorável no mercado.
- Um produto revolucionário pode incorporar os padrões que serão seguidos pelo novo setor que cresce em torno desse produto. Em um mercado novo, o primeiro jogador enfrenta um território virgem. Pode escolher a imagem e a posição mais convenientes, capazes de contribuir com as vantagens mais expressivas.
Exemplificando: O Grupo Votorantim, através de sua divisão de cimento, líder de mercado no país e imbatível no estado de São Paulo, estabeleceu padrões internacionais de produção, que aliados a sua quase suficiência energética em função de Usinas de Energia próprias, consegue preços competitivos, que os concorrentes, mesmo os internacionais, não conseguem atingir nesse mercado, mantendo a liderança de mercado.
4.Dependendo do setor, os pioneiros podem obter uma importante proteção de patentes.
- Uma oportunidade de obstruir os canais de distribuição, mantendo os concorrentes à distância, e obrigando os clientes a investirem tanto em um novo produto ou serviço que eles terão extrema cautela antes de decidir trocar de fornecedor.
Exemplificando: a SABÓ, fabricante brasileira de autopeças, investiu em P&D no exterior, antes que a época Collor com suas decisões de abertura precipitada de mercado, destruísse o mercado brasileiro do setor, enquanto que quase 100% das grandes empresas da época foram vendidas, como Cofap, Nakata, Freios Vargas, Metal Leve, além de outras que quebraram.
(Fonte: Crescer, não destruir, de Robert Tomask e Projetos de Produtividade e Gestão Empresarial realizados pelo autor).
Deixe uma resposta