Os 10 passos para o sucesso da sua empresa nos próximos anos
Consultoria Administrativa consultoria empresarialOs 10 passos para o sucesso da sua empresa nos próximos anos
1.CRIAR UMA MISSÃO (RAZÃO DA EXISTÊNCIA) E DEFINIR O FOCO (ALVO)
Qual a razão da existência da sua empresa, na sua opinião ? Ganhar dinheiro ? Ter um papel social na comunidade ? Prazer pessoal de não ser empregado e fazer o que gosta ? Comece a pensar, a refletir e depois tente definir numa frase só, porquê quer ter ou tem uma empresa ?
2. DEFINIR PRIORIDADES A CURTO/MÉDIO/LONGO PRAZOS
Reunir seus sócios e cada um listar 5 prioridades ; depois discutir e resumir, em frases curtas e que todos possam compreender ; após isto, divulgar em todos os níveis e transformar como diretriz para todos os funcionários.
3. MOTIVAR OS FUNCIONÁRIOS DE TODOS OS NÍVEIS
Todos sabem e concordam que gente motivada produz mais…nós sentimos isso na pele com nossos compromissos, nossa vida…Esta deve ser uma bandeira a ser defendida pela empresa inteira, todos seus funcionários. Um forma é conversar com todos os funcionários, descobrir quais as situações na cultura da empresa que “desmotivam seus colaboradores” e depois trabalhar cada fator.
4. CAPACITAR E FLEXIBILIZAR A MÃO-DE-OBRA-DIRETA
O perfil funcional mudou, ontem queríamos especialistas, hoje queremos pessoas flexíveis, que possam trabalhar em todas as funções, conhecer várias máquinas, ter uma rápida adaptação quando transferidos de uma área para outra…Quem não se enquadrar vai ter sérios problemas para sobreviver no mercado…
5. FORMAR LIDERANÇAS ( ADMINISTRAÇÃO E OPERAÇÃO )
O líder veio de baixo, começou aqui, aprendeu, virou um bom funcionário, você achou que ele poderia ser o encarregado/líder…E de repente a decepção, é bom na prática mas não sabe dar ordens…O melhor caminho é preparar um programa de formação básica nos moldes em que as empresas necessitam hoje e depois procurar aprofundar nos assuntos que lida com mais freqüência ou áreas específicas. Convém também negociar a volta às aulas, retomar cursos de especialização , fazer curso superior, pós-graduação, MBA, etc…
6. IMPLANTAR SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG)
O tempo em que as informações vinham em “papeizinhos” está com os dias contados. Hoje, as empresas precisam de informações rápidas, diretas, já condensadas e bem analisadas. Se você ainda usa cadernos e bilhetinhos, é hora de acordar ou terá sérios problemas com riscos de continuidade da sua empresa. Como estão seus CUSTOS ? Se ainda for em planilhas, você não terá a precisão que vai necessitar perante empresas que usarem sistemas mais avançados como ABC…UP…É hora de rever o seu SIG.
7. OUVIR TODOS OS FUNCIONÁRIOS
É simples, pode ser em grupo ou individualmente É um fator altamente motivador, mas deve ser formalizado para evitar os funcionários fofoqueiros (que trazem ou levam informações), os quais infelizmente muitos empresários ainda usam para seus fins…Um exemplo : uma vez pôr semana, reunir 10 funcionários diferentes e conversar 30 minutos com eles sobre a empresa, a vida deles… Não precisa anotar nada, é só gravar bem os principais assuntos, que você irá descobrir uma nova empresa…
8. ESTABELECER COMUNICAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL PERMANENTE
Servirá para reduzir as relações informais que em algumas empresas são mais fortes que as formais gerando fofocas de bastidores. Se a comunicação é franca e aberta, ninguém terá nada a esconder e o ganho será coletivo, com ambiente saudável para todos.
9. RECICLAR AS LIDERANÇAS, OS GERENTES E DIRIGENTES
Infelizmente tem muito dono de empresa, que julga desnecessário ele mesmo participar de eventos, cursos, alegando sempre falta de tempo…Seus gerentes acabam pôr imitá-los e todos caem numa zona de conforto, onde a acomodação se torna uma regra…Na verdade, reciclar é dar oportunidade a si mesmo de mudar paradigmas (antigas verdades) e entender situações mais complexas que as teias de aranha em nossa cabeça , às vezes , nos impedem de enxergar (percepção falha).
10. RESOLVER CONFLITOS SOCIETÁRIOS E FAMILIARES
Mesmo que você tenha resolvido os 9 itens anteriores, se não superar eventuais conflitos familiares, colocará em risco a sobrevivência da sua empresa…É preciso ter coragem de reunir a família toda e decidir o que é melhor para todos…Esconder o problema é perigoso e tapar o sol com a peneira não dá certo !
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Autor: Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, consultor da Métodos Consultoria empresarial.