Melhorias nas Empresas com Apoio da Consultoria Empresarial
Para Melhorar as Vendas
Tem uma hora que é necessário corrigir os rumos do negócio, através das melhorias nas empresas com apoio da consultoria empresarial, para continuar sendo competitivo, seja no segmento industrial, comercial e de serviços,
Nesse sentido, essa capacidade de competir, poderá ser afetada devido mudanças na tecnologia, gestão do negócio e até mesmo no visual.
Exemplificando:
Lojas de Varejo perdem fatias de mercado e aos poucos poderão ser eliminadas, pois estão sendo trocadas por outras, inovadoras e mais competitivas.
Outro fator importante como melhorias nas empresas, é se ter maior qualidade nas instalações e até mesmo em seu visual, que pode ser antiquado, envelhecido, ou como ideal, ser moderno, inovador, confortável.
A sua empresa não concorre mais apenas com as similares locais ou regionais. Agora, com o uso da Internet, você concorre com o mundo.
Todos os dias, surgem concorrentes com produtos iguais ou melhores aos seus, tanto na qualidade, quanto em preços.
Portanto, se não estiver de “olhos abertos” na sua região ou nicho de atuação, para mercado, preços, público alvo, você poderá ser “pego de calças curtas“.
A gestão dos negócios sofre um processo transformador nos papéis, funções, cargos.
Assim sendo, os gestores, precisam ter um perfil proativo, dinâmico, ágil, firme, eficaz e focado na gestão das pessoas e processos para manter a empresa saudável e competitiva.
Todavia, listamos algumas ações rápidas e práticas que você poderá implantar para manter seus negócios saudáveis e competindo com vantagens ou de igual para igual com seus concorrentes.
Melhorias nas Empresas, com Relação aos Produtos Fabricados
a) Revisar as Fichas Técnicas (FT), medir novamente todos os itens para apurar alguma alteração que tenha sido praticada e não registrada na documentação dos processos de algum produto.
Exemplificando:
a) Numa pequena fábrica de salgados, algumas empadas tiveram alteração na quantidade de especiarias do tempero (ex: coentro em demasia na primeira versão por que os donos eram oriundos de região onde é hábito usar esse tempero) para ajustar com o “paladar” de novas regiões.
b) Rever com gestores das equipes comercial e de marketing, se existem decisões para alterar ou descontinuar algum produto ou linha e separar as Fichas Técnicas (FT) respectivas para acompanhamento até solução final.
Exemplificando, numa fábrica que produz componentes automotivos no interior de SP, houve a necessidade de descontinuar a linha de itens fabricados para carburadores, que estava afetando vendas e resultados.
Melhorias nas Empresas com Apoio da Consultoria, com Relação aos Processos Operacionais
a) Em primeiro lugar, implantar um Mapeamento dos Processos, visando eliminar atividades que não agregam valor e reduzir tempos dos ciclos das que agregam valor, mas devem ser revisadas para detectar algum ponto de melhoria.
Por exemplo, numa fábrica de grande porte de implementos rodoviários, importaram várias máquinas da China e numa delas, CNC, que produzia um volume grande de peças por minuto, ocorreu algum defeito no ferramental e havia um funcionário limando milhares de peças para ajustá-las à seqüência do processo, caracterizando “retrabalho”, que aumenta os custos de mão de obra, material, da peça em si.
b) Em segundo lugar, realizar os ajustes nas Fichas Técnicas (FT), assim que concluído o Mapeamento dos Processos, para atualizar a documentação interna e repassar ao Setor Interno de Preços para medidas corretivas.
Por exemplo, numa fábrica de estofados, fez-se a troca de alguns componentes para agilizar a montagem e no Mapeamento de Processos, detectou-se necessidade de mudanças no layout, instalando alguns dispositivos, que provocaram redução do tempo em 20%. No caso, havia um transporte manual entre bancadas e foram instalados roletes para movimentação mais rápida. As Fichas Técnicas (FT) foram atualizadas.
Melhorias nas Empresas com Apoio da Consultoria, com Relação à Formação do Preço de Venda (FPV)
a) Em primeiro lugar, existe alguma “gordura extra” que possa ser tirada em algum produto ?
Essa “gordura extra” poderá estar na margem ou algum ajuste nas quantidades de itens do produto que ainda não foram contabilizadas, permitindo manobras corretivas.
b) Em segundo lugar, qual a diferença entre seus preços e os dos concorrentes diretos ?
Realizar algum estudo local ou geral que permita saber as diferenças em % entre os seus preços e dos concorrentes, para saber onde poderá agir junto aos clientes principais e potenciais, para não perder vendas e mercado.
c) Em terceiro lugar, a sua Formação do Preço de Venda (FPV) está tecnicamente correta ?
Nesse sentido, por uma questão de conhecimento técnico de todos os fatores que interferem na FPV (Formação do Preço de Venda), desde os técnicos, até os de gestão, algum fator poderá estar sendo analisado de forma equivocada na apropriação dos custos, como um abatimento de impostos devido novas Leis que afetam os produtos da empresa e tenha sido esquecido.
Conveniente realizar de imediato os ajustes necessários nos preços praticados e adotar outras medidas competitivas com relação a prazos de pagamentos. Ao mesmo tempo que aciona ações de marketing, direcionadas ao mercado atual e planejado.
Melhorias nas Empresas com Apoio da Consultoria, com Relação às Equipes Comercial e de Marketing
a) Sua equipe atual tem as competências necessárias para enfrentar os novos desafios do mercado?
- Verificar, em primeiro lugar, se estiver qualificada, a empresa poderá adicionar estímulos para bater metas, como “bônus em R$” ou outras compensações.
- Em segundo lugar, caso não esteja qualificada, promover uma rápida reciclagem dos gestores e da equipe, em conceitos, procedimento e comportamentos, para ajustar perfil e competências.
- E, em terceiro lugar, trocar algum colaborador cujo perfil seja incompatível com a nova proposta de gestão comercial e de marketing com relação aos produtos da empresa.
Portanto, o fortalecimento das equipes é uma das metas a serem praticadas a curto prazo, visando um benefício real para os resultados do negócio e manter a empresa saudável e competitiva.
Melhorias nas Empresas com Apoio da Consultoria, com Relação a Outros Segmentos
(Comercial, Serviços, Outros)
Em princípio, os processos são similares, porém mais rápidos. As Fichas Técnicas )(FTP) são menores, a maior parte dos produtos são comprados prontos ou em kit de montagens e os serviços são prestados com equipamentos modernos, que permitem facilitar apuração dos custos.
Inegavelmente, o apoio da Consultoria é fundamental em todas as etapas acima relatadas, por aproveitar a grande experiência dos consultores empresariais em projetos já realizados, em empresas de segmentos e portes diferentes. Ganha-se tempo nas decisões.
Abaixo, listamos alguns resultados positivos e lucrativos de alguns clientes da Métodos Consultoria:
Indústria Química
Por exemplo, na Indústria Química Anastácio, a Métodos Consultoria implantou um Sistema de Gestão e Análise de Resultados com apuração dos custos e Formação do Preço de Vendas, propiciando uma visão moderna do negócio, simulações mensais de resultados, orçamentos e metas por departamentos e geral. Segundo seu Diretor Sr. Jan Felix Krueder, com isso ocorreu um crescimento de 15% superior à média do semestre anterior na seqüência dos trabalhos.
Varejo de Material de Construção
Por exemplo prático, em nosso cliente Barcelona Materiais de Construção, o Presidente, Sr. Ordélio Cabral, em seu depoimento sobre os resultados dos trabalhos feitos pela Métodos Consultoria, citou que os controles de compras, estoques, Formação do Preço de Vendas e o Treinamento de Vendas, envolvendo todos os vendedores e as equipes de balcão (interna) e assistência (externa), geraram um crescimento nos resultados, com abertura de novas lojas.
Indústria Alimentícia
Por exemplo, em nosso cliente Pastoriza, o sr. Adriano V. Mamede, da Diretoria Executiva, cita que a Métodos Consultoria interferiu de forma positiva na Estratégia Comercial e na Gestão Geral, criando mais Indicadores de Resultados (Kpi´s).
Mostraram a evolução grande nas informações sobre a rentabilidade de cada produto, calculado conforme seus processos e tempos e não de forma uniforme como anteriormente.
Por isso, a Comercialização hoje consegue usar a rentabilidade de cada produto e os indicadores criados para tomar decisões mais seguras com relação ao mercado.
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