Planejamento Estratégico na Seleção Natural das Empresas
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O que poderá fazer, para que sua empresa continue a evoluir e consiga atravessar os ciclos de processos econômicos negativos ?
Ela vai precisar sair dessas “fases negras da economia”, momentos críticos em que por falta de planejamento, o governo e sua política econômica se tornam “algozes dos empreendedores“ , que precisam agora lutar o dobro parra conseguir os mesmos resultados.
Dá um nó na cabeça da maior parte dos empresários, principalmente as PME, que não adotam em sua gestão, processos organizacionais mais eficazes, nem o Planejamento Estratégico, nem sistemas gerenciais como ERP, CRM, ou mesmo ter a base organizacional bem feita, para ter suas despesas controladas, mesmo que por planilhas, seus indicadores apurados corretamente, sabendo qual é o seu Ponto de Equilíbrio, onde as Receitas empatam com as Despesas. Conhecendo seus Custos Fixos e Variáveis corretamente, para ter condições de Formar Preços de Vendas Adequados e negociar melhor.
Acabou a época de imitar preços de concorrentes, cuja estrutura é diferente da sua e também podem ter cometido erros na apuração dos indicadores e formação dos seus preços. Tem que achar seu próprio caminho e ele passa pelo Planejamento, desde um simples Plano de Negócios até um Planejamento Estratégico, que não é negócio para grandes empresas, mas todos os portes.
Os empresários que buscam a sobrevivência são aqueles que lutam incansavelmente por melhores resultados em seus negócios, lendo, pesquisando, visitando Feiras de Negócios, frequentando palestras, seminários, rodadas de negócios, pesquisando novas tecnologias.
E buscando ajuda de empresas de consultoria empresarial quando se torna necessário para remodelar seus processos gerenciais, para ter velocidade maior ao enfrentar suas concorrências e condições de competir, seja nos preços, condições de pagamento, prazos de entregas, qualidade dos produtos. Tudo exige organização, novas formas de gestão, ter a empresa na mão.
Muitas empresas que estão “entregando os pontos”, demitindo, fechando unidades, são do tipo que não adotaram um planejamento estratégico há algum tempo, que poderia agora estar permitindo a elas atravessar a “tempestade econômica”.
Outras, acomodadas em suas “caixas de sucesso”, não perceberam que os resultados eram voláteis, que não deixavam ver que a estrutura era falha em processos, apuração de indicadores econômico-financeiros, formação dos preços, baixa produtividade individual e geral. Eram coisas sem um foco mais apurado, escondidas sob o sucesso aparente das vendas, do movimento, do momento.
Agora, é hora de olhar para dentro do seu negócio, ver o que está adequado ou não, revisar seus processos, seus controles de gestão, ver seus indicadores de resultados (kpi´s), como apura seus custos de produtos ou serviços, que margens tem praticado e se elas permitem à empresa sobreviver e continuar crescendo.
É fundamental envolver os colaboradores, para obter maior engajamento na luta pelos resultados. A união de todos vai criar uma onda energética positiva e o foco em resultados e lucro, vai permitir que eles sejam alcançados com maior facilidade. Colocar a “mão-na-massa” não é mais discurso, tem que ser prática real, dos empresários, diretoria, gestores e colaboradores. Ninguém sozinho consegue resultados exuberantes.
O LUCRO é essencial, mas precisa ser entendido como um compromisso de todas as pessoas da organização e não apenas dos gestores.
Pequenas despesas ou desperdícios somados, provocam prejuízos, que mesmo pequenos, causam impacto nos lucros finais. Não é hora de cortar o cafezinho, mudar o papel higiênico por um mais “popular”, que isso é economizar “barbante”…..É hora de ações da gestão, procurar ajuda se necessário, mas não encostar na parede, esperando ações do governo, da política econômica.
A SUA EMPRESA TEM QUE SOBREVIVER NESSA SELEÇÃO NATURAL DAS EMPRESAS e isso depende de se fazer um bom Planejamento Estratégico para se tomar decisões corretas.
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Autor: Prof.João Mariano de Almeida, adm.empresas, pós RH, mestrando em Gestão de Negócios, atua desde 1981 em Projetos de Melhorias de Resultados (Marketing/Vendas, Organização Geral, RH, Redução dos Custos de Processos, Formação de Lideranças e Motivação), com boa vivência em Projetos de Melhorias de Resultados, consultor da Métodos Consultoria Empresarial.