Um Bom Check-Up de Serviços, pode ajudar sua Empresa a ter Melhores Resultados
Consultoria Empresarial e Gestão consultoria de gestão empresarial,consultoria empresarialCheck-Up de Serviços
As pessoas que fazem um check-up de saúde com regularidade tem mais possibilidades de se antecipar às doenças, passar por elas e sobreviver. Esse tipo de exame, que mostra onde existem indícios de problemas de saúde nas pessoas. É muito similar ao que uma empresa deva fazer um bom check-up de serviços, para saber em que setor está com problemas que podem comprometer sua vida empresarial.
Em serviços, sempre se discutem preços. Você vai numa oficina, o mecânico mostra as notas das peças (que ele comprou com desconto, mas não consta da NF) e cobra um valor pelo serviço, que divide em algumas vezes na maior parte das vezes. Quando você é íntimo do mecânico, compra as peças, leva até a oficina, aí provavelmente vai pagar num prazo mais curto, porque já economizou.
Mas e quanto à saúde da empresa de serviços, seja uma oficina, marcenaria, sapataria, vidraçaria, empresa de pintura, ou outros tipos de negócios ? como saber se a saúde do negócio está boa ou não ?
Nossa sugestão é que faça um Check-Up de Serviços para ver onde precisa corrigir.
Em nosso modelo você visualiza 3 áreas que o relógio vai apontar após suas respostas, que são vermelha (grave, exige ações corretivas imediatas), amarela (alerta, comece a planejar as soluções a curto e médio prazo) e verde (situação ok, apenas tome ações para os resultados continuarem dessa forma).
Abaixo, as questões de nosso Check-Up de Serviços, que você poderá fazer gratuitamente em nosso site, podendo checar sua pontuação, imprimir, salvar em PDF e até enviar por e-mail para quem você quiser. Acesse o link Check-Up de Serviços e faça agora mesmo !
QUESTÕES – Itens do Check-up :
1)- Acompanha O Índice De Lucratividade Da Empresa Em Relação Ao Volume De Venda E Ao Patrimônio Líquido Real ?
Quanto estou lucrando pelo que vendi ?
2)- Possue Um Sistema De Cadastro Seguro Para Concessão De Crédito E Acompanhamento Da Liquidez Dos Clientes ?
Os cadastros estão atualizados ? a concessão de crédito é segura ?
3)- Controla E Acompanha O Ponto De Equilíbrio Da Empresa ?
Sabe qual é o minimo que precisa faturar para não ter Lucro nem prejuízo ?
Sabe qual é o valor de seu CUSTO FIXO e quanto ele “pesa” sobre sua receita ?
Sabe qual é o valor de seu CUSTO VARIÁVEL e em que proporção ele cresce ?
4)- Acompanha O Volume De Rotatividade De Pessoal E A Elevada Despesa Que Isso Acarreta ?
As entradas e saídas de pessoas tem gerado mais despesas ?
5)- Controla O Valor Que Cada Empregado Em Folha Fatura Para A Empresa ? Tem Conseguido Aumentar Esse Valor ?
Quanto faturo por pessoa no mês ?…posso melhor isso, sem reduzir pessoas ?
6)- Há Um Planejamento E Controle De Serviços, Mão-De-Obra, Materiais, Equipamentos E Produtividade ?
Tem algum plano para controlar as despesas gerais ? sabe quando vai de serviços, mão-de-obra e materiais em cada orçamento ?
7)- Os Controles De Recepção E Aplicação De Materiais São Seguros ? Evitam Desvios ?
As entradas de itens e NF são conferidas ? existem casos de NF com itens que não vieram e não houve descontos ?
Questões sobre Terceirização – Custos – Medições
8)- Há um Sistema Seguro de Habilitação e Contratação de Empreiteiros (Ou Prestadores De Serviço) ? E de Controle De Qualidade Da Execução Dos Serviços ?
Quando terceiriza serviços, há algum critério e comprometimento sobre qualidade ? a garantia é dada pelo sub-contratado?
9)- A Empresa Tem Um Sistema Seguro De Apuração De Custos Por Serviços ?
Cada serviço você sabe realmente quanto custou ? tem retornos para refazer ?
10)- As Medições De Execução Trazem Tranquilidade Quanto A Qualidade E Segurança Nos Pagamentos ?
Quando você conta as horas de cada serviço, está batendo com orçamento ? o cliente concordou com o orçamento e volume de horas ?
11)- Como Diretor Ou Dono Do Negócio, Existem Controles De Gestão De Todas As Áreas, Elaborados Especialmente Para Seu Comando ?
Tem em mãos os relatórios necessários para decidir ?…….precisa de mais informações ?
Questões sobre Informática
12)- A Informática Na Sua Empresa Fornece Informações Práticas E Confiáveis, Que Permitam A Tomada De Decisões Rápidas E Seguras ?
Os relatórios saem em tempo para você usar ?……eles são analíticos ou apenas totalizados ? a forma final satisfaz para ver os resultados?
13)- Os Sistemas Informatizados Estão Totalmente Integrados ?
Todos os setores já estão informatizados ?…….quer inserir mais algum serviço no sistema ?
14)- O Seu Negócio Tem Lhe Dado Um Resultado Proporcional Ao Seu Esforço Dispendido ?
Quanto mais trabalha, menos resultados está tendo ? o seu tempo pessoal está sendo perdido no trabalho ?
Acesse aqui o nossos Mini-CHECK-UP on-line:
Consultoria empresarial
Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.
Consultoria empresarial em São Paulo
Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.
Leia também…
- Análise no Diagnóstico Empresarial
- Questionamentos durante o Diagnóstico Empresarial
- Diagnóstico Empresarial – Por Quê realizá-lo?
- Eliminando Problemas Através do Diagnóstico Empresarial
- Um Bom Diagnóstico Empresarial Pode Salvar sua Empresa
- O Diagnóstico Empresarial direciona Ações Corretivas
- Motivos Contratar Consultoria Empresarial
- Beneficios da Consultoria Empresarial
- Para que serve uma Consultoria Empresarial
- Consultoria Empresarial facilita Sucessão Familiar
- Consultoria Empresarial usa Simuladores Estratégicos
- Primeira Fase da Consultoria Empresarial
- Consultoria Organizacional
- Consultoria-Empresarial
- Consultoria Empresarial versus Consultoria Setorial
Autor: Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em Projetos de Melhorias de Resultados (produtividade/processos/qualidade, reduzir custos/desperdícios, marketing/vendas/gerar novos negócios, RH/motivação), em negócios familiares. É autor dos áudios (cd´s/voz) “As 10 Dicas para Sucesso da Empresa Familiar” e “Sugestões para Solucionar Problemas na Gestão Familiar”, consultor da Métodos consultoria empresarial.