Medidas para manter sua Empresa Competitiva
a) Medir a sua produtividade geral e individual, por produto ou peça/componente. Não é mais época de aguardar o produto chegar ao final da linha ou expedição, para saber o seu custo. Hoje, se você interferir nas etapas e conseguir melhorias, seu custo final poderá ser melhorado, gerando maior poder competitivo.
b) Introduzir um sistema efetivo / ético de garantia da qualidade, prático, simples, porém sério, honrado, que seja praticado por todos na organização, independente do fato de haver pressões externas ou “luzes momentâneas” iluminando seus negócios.
c) Simplificar a papelada, organizar os fluxos de informações e papéis internos, adequar os controles e relatórios, gerar as informações que faltam e aprender a usá-las.
d) Criar e usar IDR-indicadores de desempenho e resultados, sejam econômico-financeiros, operacionais, administrativos, de produção ou comerciais. A partir de relatórios bem elaborados, com dados precisos e comparativos, será possível avaliar resultados e projetar o futuro.
e) Praticar um marketing orientado e prático, seja nas ações publicitárias públicas, sejam na confecção de todo material promocional a ser enviado aos clientes, desde cartões de visita legíveis e atualizados, folders menos ostentativos e mais direcionados, folhetos com textos cursos e diretos, e-mails claros e direcionados, site sem frescuras nos acessos, com endereços expostos e contatos facilitados.
f) Rever as políticas da gestão de pessoas, inserindo plano de carreira, política salarial, avaliação de desempenho individual e por equipes, redefinição das atribuições, responsabilidades e autonomias nas funções.
g) Tomar medidas sérias na área comercial, revendo o quadro de representantes e vendedores, treinando adequadamente quem atuar no atendimento, organizando informações e estatísticas, implantando processos de atendimento competentes / eficazes e uma gerência focada em resultados e motivadora.
h) Implantar um sistema de custos por computador e um processo de redução dos custos e desperdícios em todos os setores e processos, abrangendo desde as pequenas despesas administrativas como xerox, material de uso diário, material de escritório, até utilização de veículos ou equipamentos e colaboradores de forma inadequada.
Autor: Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, consultor da Métodos Consultoria empresarial.