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Os empresários estão sempre atentos à expansão dos negócios, pagamentos, compras e dezenas de outras atividades ficando impossibilitados de ver com clareza os pontos fortes e fracos da organização.

Para usar os recursos existentes da melhor forma, obter mais lucro e crescer de modo eficiente, será necessário que um consultor experimentado faça esta analise e aponte aquilo que precisa ser aperfeiçoado, a partir de um diagnóstico empresarial.

Este consultor terá uma visão distanciada da empresa, sem paixões, sem envolvimento com o histórico do trabalho e estará imune aos vícios praticados e que não são percebidos. Este levantamento aprofundado irá identificar quais os erros cometidos e como eliminá-los a partir de um plano de trabalho sistematizado.

A tarefa começa pela parte principal da empresa, seu corpo de funcionários. É o momento de entrevistar as “pessoas chave” em cada setor. Saber como dominam e executam suas funções, bem como sua qualificação e a de seu grupo de trabalho. É preciso avaliar o comando das diversas áreas, saber se todos ocupam os cargos corretos, se o organograma da empresa é seguido ou se ele precisa também ser alterado. Feito isso, ou em paralelo, é preciso se debruçar sobre todos os dados econômicos e financeiros, fluxo de caixa, compras, estoque, capital de giro, contas a pagar e a receber, detalhes fiscais e tributários, empréstimos realizados e investimentos. O mesmo procedimento se repetirá nas áreas de custo, compras e estoque, área de comando, informática, logística e distribuição.

Para por em andamento este processo é necessário contar com especialistas nesta atividade. “Na Métodos Consultoria Empresarial recrutamos e treinamos profissionais de diferentes áreas para que possam lidar de forma aprofundada com o diagnóstico. Isso exige uma visão que vai além do trabalho rotineiro ou da formação acadêmica. É preciso observar os dados identificando “pistas” sobre o funcionamento de cada setor e, ao final do levantamento, ter a clareza das ações estratégicas que serão apontadas para o cliente”, explica Artur Brito, Diretor Executivo da Métodos.

Ao receber o diagnóstico o empresário e a diretoria terão diante de si um mapa completo de toda a operação, podendo reconhecer aquilo que merece ser mantido e valorizado e, principalmente, o relato dos eventuais erros encontrados e como encaminhar as soluções. Também será apresentado um planejamento de trabalho e suas diversas etapas, dando ao empresário um cronograma de prioridades e também dos pontos que exigem uma interferência mais imediata para ter um efeito mais rápido no desempenho da empresa ou estancar problemas através de consultores especializados em implantar as correções apontadas no diagnóstico.

“Nada é mais natural do que o empresário, empreendedor, que obteve resultados significativos com sua determinação constante, durante certo período, acreditar que possui as rédeas de todo o processo,, no entanto, ele só terá a ganhar com a realização de um diagnóstico empresarial, feito por gente especializada. Digo que só terá a ganhar por duas razões básicas: ao final do trabalho, terá em mãos uma série de dados que serão a certificação de sua eficiência e se, por ventura, o levantamento apresentar pontos a serem melhorados, poderá corrigir o rumo de algumas áreas e ter mais lucratividade e perspectivas ainda melhores de crescimento do negócio, em curto prazo. Se quiser saber mais sobre esse assunto solicite uma visita em sua empresa.

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