Como Tirar Proveito Do Organograma Hierárquico Funcional
Consultoria Empresarial e Gestão consultoria empresarialComo tirar proveito do Organograma Hierárquico Funcional
Para que a empresa possa crescer com maior segurança é muito importante definir sua política de organização de pessoal e criar condições para que os profissionais possam seguir o “trilho” desta organização sem se perder.
É claro que a consultoria tem papel fundamental nesta montagem, pois dentro deste organograma são revistos e melhorados todos os processos de trabalho, corrigindo falhas e aprimorando a qualidade das informações.
Na prática, desenvolvendo nossos serviços de consultoria, já vimos muitas empresas onde funcionários aparentemente despreparados, tornaram-se grandes gestores. O que faltava eram condições mínimas de estrutura, definição de rotinas/processos e bons instrumentos de controle.
Concluímos, portanto, que o elemento humano continua sendo o fator necessário para o sucesso de uma empresa. A ação conjunta de todo o pessoal envolvido é o que leva ao bom desempenho da atividade de qualquer negócio.
De nada adianta softwares de última geração e tecnologia de ponta, se não tivermos uma mão de obra bem preparada para interagir rapidamente com o mercado, com os clientes e até mesmo com os concorrentes.
Para que isto ocorra na sua intensidade máxima, deve ser criada uma estrutura que dê condições para o seu desenvolvimento respeitando-se os principais passos da Organização Funcional:
- Estabelecer um Organograma “enxuto” com um número de pessoas estritamente indispensáveis;
- Conferir autoridade e responsabilidade bem estabelecidas;
- Definir as linhas hierárquicas de comando e subordinações;
- Conferir a todo o pessoal um Programa de Treinamento, Aprimoramento e Motivação;
- Estabelecer critérios de Avaliação de Desempenho;
- Definir rotinas e controles do departamento de Recursos Humanos, envolvendo:
- Cartilha para Seleção/Recrutamento/Admissão/Demissão;
- Modelos para entrevistas de desligamento;
- Técnicas para aplicação de Avaliação de Desempenho Individual;
- Técnicas para Avaliação de Cargos e Salários;
- Composição dos Encargos Sociais e trabalhistas;
- Manualização de todas as funções.
Tais medidas são básicas para que possamos:
- Incentivar mais os funcionários, identificando rapidamente os verdadeiros potenciais;
- Diminuir os atritos decorrentes da falta da definição clara dos direitos e responsabilidades de cada colaborador;
- Acabar com as dualidades de comando;
- Ter maior segurança na delegação de funções;
- Melhorar consideravelmente a comunicação interna;
- Aumentar a produtividade;
- Qualificar melhor a mão de obra disponível.
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