Consultoria Administrativa

Consultoria Administrativa

Saiba agora como uma Consultoria Administrativa funciona, e como ela pode auxiliar uma empresa que está em processo de crescimento.

Como aprimorar a Gestão da sua Empresa

Toda empresa seja ela de porte pequeno, médio ou até mesmo grande, podem passar por momentos delicados, turbulentos que podem ser passageiros ou em muitos casos, serem situações de crise sistêmica. Nesses casos em que demoram a sair desta situação, que devemos pensar no auxílio de uma Consultoria Administrativa.

Nas crises sistêmicas, podemos ter diversos motivos que podem contribuir para a situação em que a empresa esteja enfrentando tais como:

  • Hábitos antigos e ultrapassados de gestão empresarial
  • Falta de Planejamento Comercial ou de Política Comercial bem definida para o nicho de mercado em que atua
  • Falha de apuração de custos de produtos e serviços, ou até mesmo total desconhecimento de seu custo efetivo
  • Não apura seu Resultado mensalmente e muitas vezes nem anualmente (DRE)
  • Consequentemente, há uma má formação de seus Preços de Venda
  • Trabalhando com Margens inapropriadas que não permite alavancar as vendas
  • Estoques com muitos produtos com baixo giro, ficando com muito capital de giro “empatado” nos estoques, forçando a buscar Capital de Giro em bancos e terceiros
  • No caso de empresas industriais, a falta de um Planejamento e Controle de Produção (PCP) eficiente, são as maiores causas de insucessos e perda de lucratividade
  • Desorganização interna, conduzindo à uma baixa produtividade perante seus concorrentes

Sob o mesmo ponto de vista, nota-se que a maioria das empresas crescem muito antes mesmo de terem sido preparadas para tal, em função do mercado. Somente com o passar dos anos ou quando o mercado entra em crise, que vão se dar conta da necessidade de buscar ajuda de uma consultoria administrativa, consultoria de gestão, consultoria de organização, consultoria de custos, consultoria de produção, consultoria de marketing, entre outras mais.

Outro item importante que temos que alertar o empresário, é o fato dele ter a consciência e humildade em aceitar que necessita de ajuda externa, de uma consultoria administrativa, que pode ser de forma setorial, onde se daria uma prioridade para a área em que esteja com maiores problemas, ou até mesmo uma consultoria administrativa para toda as áreas.

Um bom Diagnóstico Empresarial pode ser o Ponto de Partida

Antes de se iniciar uma Consultoria Administrativa, ou de qualquer outra das áreas, tais como Consultoria em Compras e Estoques, Consultoria em Produção – PCP, Consultoria em RH, Consultoria em Vendas e Marketing, Consultoria Organizacional, devemos submeter a empresa a um Diagnóstico Empresarial.

Somente antes de se ter realizado um Diagnóstico Empresarial, seja ele de forma global, ou de forma setorial, que haverá maior clareza em se detectar todos os pontos falhos e que necessitam de aprimoramento.

  • Um bom diagnóstico permite:
  • Detectar ONDE estão e QUAIS são os ERROS
  • Entender COMO eliminar os ERROS
  • Saber como resolver os problemas de forma PRÁTICA e OBJETIVA
  • Evitar tentativas frustradas de SOLUÇÃO
  • Ir DIRETO AO PONTO de forma mais rápida – sem perda de tempo
  • Estabelecer um PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA
  • ORGANIZAR A EMPRESA de forma sistematizada e consistente

Problemas mais freqüentes

Principais Objetivos

Indefinição dos meios de comunicação interna;Aperfeiçoar e atualizar as rotinas administrativas, procurando racionalizá-las;
Dificuldades na circulação e fluxo dos documentos;Manter sob controle seguro o fluxo geral das atividades da empresa, incluindo vendas, compras, administração, finanças e operações diversas;
Duplicidade de informações;Dar velocidade e segurança às decisões econômico-financeiras;
Falta de controles mínimos, com total ou parcial desconhecimento da direção da real situação presente ou futura da empresa;Proceder a integração das rotinas das áreas de contabilidade, pessoal e Recursos Humanos, ajustando-as, quanto a seus fluxos, suporte documental e desempenho humano;
Complexidade no sistema de atendimento a terceiros e ao público em geral, seja no relacionamento com clientes ou com fornecedores;Criar os manuais de funções e criar rotinas padrões de atendimento;
Falta de eficiência e horários no atendimento ao público;Criar rotinas de atendimento segundo escalas pré-determinadas.

Para saber maiores detalhes, como é feito e quais são os benefícios em se fazer um Diagnóstico Empresarial e Administrativo, recomendamos a leitura de alguns artigos seguir:

Especialidades

AMétodos desenvolveu suas metodologias e modus operandis desde 1976 e sabe exatamente o que sua empresa precisa para alçar vôos maiores. Leia atentamente, marque uma visita e juntos, vamos estruturar um crescimento sólido e promissor:

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