A Gestão de Mudanças nas Organizações.

Como a gestão de mudanças cria reflexos da mudanças na vida das empresas ? 

Processos de mudanças, ou melhor dizendo, gestão de mudanças, devem ser realizados rapidamente para manter os negócios no foco das metas planejadas ou necessárias.

O processo de mudança, pode garantir a sobrevivência das empresas em tempos de mudanças econômicas drásticas, causadas por fatores externos aos negócios, mas com reflexos graves sobre os mesmos. 

Mudanças pessoais podem e também devem ser compatíveis com as mudanças profissionais, para evitar que ocorram choques de interesse e foco e reflitam nos resultados das atividades individuais profissionais e da empresa. 

As competências pessoais são alavancadas por processos de mudança ocorridas em torno do profissional e refletem nos resultados do setor em que o indivíduo estiver lotado e por conseqüência da própria empresa.

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Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o  tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.

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Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.

AS 4 ETAPAS DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS:

  1. A 1ª.ETAPA é conhecida por CONHECIMENTO e demanda um 1º tempo a ser consumido no processo (ex:uma semana), para transmissão e absorção das informações sobre as mudanças e seus motivos.
  2. A 2ª.ETAPA, chamada de ATITUDE PESSOAL, ocorre quando pessoas que já tem o conhecimento começam a mudar sua atitude pessoal, com relação às mudanças propostas e seus reflexos e demanda um 2º tempo (ex: um mês). 
  3. A 3ª.ETAPA, chamada de COMPORTAMENTO INDIVIDUAL, demanda um 3º tempo (ex: dois meses), para ocorrer a transformação da Atitude Individual em comportamento pessoal.
  4. A 4ª. E ÚLTIMA ETAPA, ocorre quando os comportamentos individuais, começam a serem copiados pelos grupos, gerando ADESÃO interna e consolidando as mudanças, em COMPORTAMENTOS DOS GRUPOS.

As 2 opções mais conhecidas em Gestão de Mudanças nas Organizações:

  1. MUDANÇAS IMPOSITIVASexercida por alguém que tenha o poder oriundo da cargo, como numa empresa ou na política. Baixa-se a ordem ou decreto e os atingidos deverão obedecer. Podem ocorrer em situações graves, como na recente Pandemia do Corona Vírus, em que o distanciamento social foi imposto, em situações de guerra e até numa empresa, numa situação de luta coletiva por um objetivo ou meta.   Seu lado negativo é que depende  da presença da autoridade e quando esta sai de cena o ciclo se torna curto ou mesmo é interrompido. 
  2. MUDANÇAS PARTICIPATIVASocorrem quando as pessoas são envolvidas nas 4 etapas dos processos de mudanças e seu resultado é mais garantido por gerar participação, engajamento, motivação das pessoas e seus grupos. É um processo mais trabalhoso, exige maior dedicação dos envolvidos, mas obtém resultados duradouros. 

 Um dos grandes benefícios dos Processos de Mudanças é tirar as pessoas da sua Zona de Conforto, criando novos desafios nas suas funções, gerando um realinhamento das metas pessoais com as da empresa.

OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA GERANDO MUDANÇAS GLOBAIS

O rápido avanço da tecnologia vem impactando o mundo dos negócios e a vida pessoal, com evolução dos celulares, transformados em bancos de dados, ferramenta para navegar nas várias redes sociais e profissionais.

Os negócios “on line” tiveram crescimento exponencial no mundo inteiro e as Grandes Redes de Varejo tiveram que adotar lojas “virtuais” para sobreviver.  No Brasil, um exemplo de sucesso é a Rede Magazine Luiza, por ter se antecipado com suas operações “on line”, tendo a liderança do segmento Varejo On Line. 

Os “players” do “mercado on line”, como “Amazon.Com, Americanas.Com, MercadoLivre.com”, tiveram crescimento de vendas acima dos 3 dígitos e os consumidores estão perdendo o medo de comprar pela internet e fazendo o mercado crescer rapidamente.  São mudanças,  até esperadas, mas nunca imaginadas na proporção e velocidade que vem ocorrendo, no mercado profissional, nos negócios e até na vida pessoal. 

AS ONDAS DE MUDANÇAS QUE MUDARAM O MUNDO:

Uma 1ª.ONDA, chamada de AGRÍCOLA-MERCANTIL, foi a que gerou a grande transformação após a invenção do arado,  substituindo a fase de trocas e criando a cultura das terras e dos animais para uso das pessoas.  Provocou o surgimento das cidades e durou 6.000 anos.

 Uma 2ª.ONDA, a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, foi iniciada com a invenção das máquinas a vapor e durou 300 anos, até o surgimento da eletricidade e dos motores, a invenção do automóvel e outras descobertas tecnológicas e de processos de trabalho. 

A 3ª.ONDA, da INFORMAÇÃO / INFORMÁTICA, se iniciou há 40 anos mas provocou uma mudança mundial, não só nas empresas (com adoção de processos mecanizados para substituir os manuais, mudanças nas funções e seus perfis), mas também na vida pessoal, exigindo novos conhecimentos e capacitação. 

 A 4ª ONDA, chamada de PRODUTIVIDADE / QUALIDADE, iniciada há apenas 30 anos  evoluiu muito rapidamente em todos os setores industriais, gerando a Normatização dos Processos e suas Certificadoras,  tanto para Qualidade (ISO,TS, outras), Meio Ambiente  (ISO-14.000 e outras), Produtividade (PDCA,  BSC, outros), os Programas Lean Management e agora a Indústria 4.0. 

Uma 5ª.ONDA (INTERNET / REDES SOCIAIS / NOVAS FORMAS DE SERVIÇOS), apesar de iniciada há poucos anos, está provocando mudanças fortes nas empresas e serviços, com o surgimento de novas opções em confronto com os serviços tradicionais, como UBER x táxis, Airbnb x Hotéis, Delivery, numa velocidade assustadora, ameaçando o status de corporações e serviços tradicionais, que estavam consolidados há décadas. 

 ALGUNS  REFLEXOS DE MOVIMENTOS na Gestão de Mudanças nas Organizações: 

  • geraram mudanças ultra rápidas na gestão dos negócios de todos os tipos.
  • agilizou a evolução dos métodos e processos de trabalho
  • fizeram mudar os tipos de relacionamento entre empresas e pessoas, com surgimento do “Home Office” 
  • tornaram a sobrevivência das empresas mais ágeis uma realidade, em relação às maiores ou mais lentas ou burocratizadas
  • os pessoas ficaram numa situação de agilizar suas capacitações e competências, para sobreviverem neste cenário. 

 A RESPOSTA DAS EMPRESAS

  • Forçadas a implantar Programas para melhorar a eficácia dos negócios e seus kpi´s.
  • Busca por suporte externo, de consultorias e outros serviços, para agilizar seus processos internos, atualizar equipamentos e sistemas.
  • Adoção de metodologias e sistemas para mudar resultados na gestão,  como ERP, MRP e outros.
  •  Informatização dos seus processos de gestão e operação, para agilizar as informações, possíveis relatórios e gráficos que suportem decisões.
  • Adoção de Redes Internas e Compartilhamento de Informações para Agilizar Operações e Decisões.
  • Maior apoio às formações internas dos colaboradores, tanto nas competências das funções.

 A RESPOSTA NECESSÁRIA AOS COLABORADORES

  • Mudanças forçadas de atitudes e comportamentos, para uma maior participação e engajamento  nas metas das empresas.
  • Treinamentos com metodologias mais avançadas, como “jogos e gamificação” com maior foco na busca por indicadores de resultados aplicáveis a suas atividades.
  • Obrigados a buscar envolvimento efetivo nos treinamentos internos ou externos, buscando atualização constante nas suas competências. 
  •  A busca por atividades que permitam bom ambiente e relacionamentos, para gerar qualidade de vida e bem estar. 

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