Vantagens de sair na frente em Épocas de Crise

Em épocas de crise e economia em turbulência, os “rumores e boatos” correm a uma velocidade maior e são repassados pelas pessoas como “oriundos de fonte confiável”.   As empresas com “pé no chão”, devem dar mais atenção a seus resultados financeiros e econômicos, produtivos e outros kpi´s (indicadores), para que possam alinhar sua estrutura e recursos, de forma a se posicionar perante a crise, fortalecer-se e sair na frente quando esta se encerrar.

É nesse momento que a consultoria empresarial presta um bom serviço aos negócios, com sua vivência de décadas em vários segmentos e portes de negócios, tecnologia para realizar um bom diagnóstico empresarial, cuja análise possibilitará criar soluções ou caminhos alternativos que vão levar a empresa novamente ao crescimento e bons resultados.

Por analogia, numa corrida de rua, se um bom corredor sair na frente dificilmente será alcançado. No mundo empresarial, a situação é similar, porque a empresa poderá ter a vantagem da tecnologia desenvolvida, dos recursos humanos já treinados para atuar em situação de vantagem competitiva, dos produtos sendo inseridos em nichos ou mercado e ganhando a preferência dos consumidores.

Quando os demais “corredores” chegarem à mesma distância, ao mesmo km da corrida, a sua empresa já estará posicionada de forma firme e poderá defender suas posições, sem perda de recursos, apenas usando um bom marketing e apoio comercial.

Algumas vantagens das empresas que se antecipam

1.Estabelecer a lealdade do cliente.

  • um produto ou serviço bem sucedido pode transformar-se rapidamente no padrão em relação ao qual as ofertas subsequentes serão avaliadas. O mercado é deles e eles o influenciam.

Exemplificando : No mercado brasileiro, muitos produtos foram líderes durante anos a fio, por terem chegado com tecnologias avançadas no lançamento, como geladeiras Brastemp e outros.  O linguagem popular criou a famosa expressão “é uma brastemp”, caracterizando qualidade.

2.Manter a liderança tecnológica.

  •  enquanto os concorrentes estão lutando para aprender como a empresa antecipadora desenvolveu a tecnologia, o pioneiro está muito ocupado aperfeiçoando a próxima geração da mesma.

Exemplificando: Mesmo nos dias atuais, de ampla oferta de computadores, principalmente notebooks, possuir um  notebook “APPLE”, com o símbolo da maçã estampado no mesmo dá status e significa modernidade, uma máquina forte, prática, moderna, bonita, de alta capacidade de processamento, com a qual muitos sonham.                                                                                                                                                                         

3.Estabelecer os padrões do setor e aproveitar a posição mais favorável no mercado.

  • Um produto revolucionário pode incorporar os padrões que serão seguidos pelo novo setor que cresce em torno desse produto.  Em um mercado novo, o primeiro jogador enfrenta um território virgem. Pode escolher a imagem e a posição mais convenientes, capazes de contribuir com as vantagens mais expressivas.

Exemplificando: O Grupo Votorantim, através de sua divisão de cimento, líder de mercado no país e imbatível no estado de São Paulo, estabeleceu padrões internacionais de produção, que aliados a sua quase suficiência energética em função de Usinas de Energia próprias, consegue preços competitivos, que os concorrentes, mesmo os internacionais, não conseguem atingir nesse mercado, mantendo a liderança de mercado.

4.Dependendo do setor, os pioneiros podem obter uma importante proteção de patentes.

  • Uma oportunidade de obstruir os canais de distribuição, mantendo os concorrentes à distância, e obrigando os clientes a investirem tanto em um novo produto ou serviço que eles terão extrema cautela antes de decidir trocar de fornecedor.

Exemplificando: a SABÓ, fabricante brasileira de autopeças, investiu em P&D no exterior, antes que a época Collor com suas decisões de abertura precipitada de mercado, destruísse o mercado brasileiro do setor, enquanto que  quase 100% das grandes empresas da época foram vendidas, como Cofap, Nakata, Freios Vargas, Metal Leve, além de outras que quebraram.

(Fonte: Crescer, não destruir, de Robert Tomask e Projetos de Produtividade e Gestão Empresarial realizados pelo autor).

Consultoria empresarial

Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o  tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.

Consultoria empresarial em São Paulo

Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top
Verified by MonsterInsights