(11) 4116-1047

(11) 99115-7707

R. Fernando de Albuquerque 31 - cj. 42

atendimento@metodosweb.com.br

No interior de SP existem algumas cidades que formaram polos industriais, a partir de um ou mais segmentos,  onde existem metalúrgicas, indústrias de estofados, confecções e outros ramos.

Num deles, numa empresa de Equipamentos Rodoviários, um dos diretores preocupado com os resultados, que nos últimos anos não iam bem, com reflexos nos indicadores econômico financeiros,  pensava em contratar uma consultoria empresarial, para dar uma sacudida na empresa, mas tinha dúvidas sobre quem contratar, como contratar e não queria correr riscos……

Durante aquela semana, conversou em casa com sua sócia, esposa, e também com os demais diretores, que foram favoráveis a realizar uma consulta com algumas consultorias empresariais e escolher a que apresentasse uma proposta mais adequada ao caso da empresa.

– Sabe José, eu fico preocupado, já são dois anos de indicadores de resultados em queda….nossas reservas estão se esgotando – disse Antonio Carlos, o diretor geral, ao outro sócio diretor José Silva.

– Eu vejo a situação de uma forma mais otimista, nós temos boa participação no mercado, estamos em crescimento, hoje em torno de uns 10% –  comentou José Silva….. Vamos tomar um café e aprofundar essa conversa ?

– tudo bem, é uma boa idéia !   E durante o café, foram comentados os resultados da empresa nos últimos dois anos, a queda na venda de equipamentos para usinas de cana, mercado em que uma das concorrentes vinha ganhando espaço, a vontade de abrir novas filiais em regiões onde a demanda poderia crescer, como as novas fronteiras agrícolas, o engajamento da equipe gerencial na busca de metas, os eventuais treinamentos dos funcionários chaves e lideranças para enfrentar novos tempos…..

E assim foi durante o café….clareando a diferença de visão entre os dois diretores, onde um via queda dos indicadores gerais, considerando as margens de lucro líquidas cada vez mais apertadas e o outro via as vendas unidades como fator positivo, embora com lucro menor….

– Vamos fazer assim então, amanhã vamos conversar com um amigo meu, de uma transportadora, que fez um projeto de consultoria empresarial e ficou contente com os resultados, disse José Silva, ao Antonio Carlos, no término do café.

No outro dia, conforme combinado, às 9h, o diretor José Silva ia ligar para seu amigo Américo, da Transportadora. Às 08:50h, Antonio Carlos entrou na sala do José Silva….

– Bom dia, amigo, tudo pronto para falarmos com seu amigo ? – Sim, é claro, já liguei antes e falei com a secretária dele, às 9h vai estar à nossa disposição –  quer colocar no viva voz ?

– Sim, é claro, melhor ouvirmos ambos o que ele vai dizer….   Chame a Ana Lúcia, sua secretária e peça para não sermos interrompidos ? – Sim !  Ana, chamou pelo ramal.  – Sim, sr.José!. – Não podemos ser interrompidos, segure as ligações e anote os recados !…..

Às 9h em ponto, José Carlos ligou para o Américo, da Transportadora

– Oi Américo, aqui é o José Silva, da Equipamentos Rodoviários….estou aqui com o Antonio Carlos, nosso sócio e diretor geral, que gostaria de conversar com você sobre os trabalhos de consultoria que fez na sua empresa…..

– Estou completamente à sua disposição, Antonio Carlos, vou te passar o nome da consultoria e também comentar os resultados dos trabalhos feitos, que foram muito bons para nossa empresa…….E cabe comentar que essa consultoria já fez outros trabalhos conosco antes…..

– a nossa Transportadora sempre investe em parcerias para atingir o objetivo de se tornar a número 1 no setor de Transporte. Destas parcerias, essa consultoria que estamos comentando esteve presente por três ocasiões, desenvolvendo programas de adaptações e gestão empresarial voltadas para o futuro.

– Mas, comentou Antonio Carlos, vocês contrataram a mesma consultoria por três vezes em momentos diferentes ? comecei a ficar interessado na história, deve ter sido marcante, com bons resultados, não é mesmo ?

– É verdade, comentou Américo da Transportadora,  eles estiveram presentes por três ocasiões, na primeira vez, para fortalecer os alicerces do progresso da empresa, quando a gente precisava de uma organização básica que sustentasse nosso crescimento, treinar as lideranças e gestores para controlar e apurar os indicadores de resultados econômico-financeiros, obter os custos mais corretos possíveis e a empresa evoluir….

– Que maravilha, comentou Antonio Carlos !  E deu certo ? complementou…

– Sim, disse Américo, tanto é que houve uma segunda vez, quando chamamos novamente a mesma consultoria para atualizar a evolução ocorrida, treinando novas lideranças e gerentes que haviam entrado, atualizando nosso software de gestão e os indicadores, enfim, colocando a empresa nos trilhos corretos….

– E tem mais, complementando, poucos anos depois sentimos que poderíamos chamar novamente aquela consultoria empresarial, quando chegou o momento dos filhos assumirem o negócio….uma transição já orientada desde a primeira vez pela consultoria, mas que seria mais forte nos próximos anos, quando iríamos nos afastando para os herdeiros assumirem posições de decisão na gestão da empresa……aproveitamos para desenvolver uma reavaliação da empresa, contribuindo para que a Transportadora atingisse o objetivo de ser, se não a maior, a melhor empresa do setor …..

– Fiquei impressionado !… disse Antonio Carlos, mas apenas como comentário, suas metas foram atingidas ?

– Sim, respondeu Américo, As metas da Transportadora, financeiras, econômicas e custos foram amplamente atingidas, hoje somos organizados e temos a empresa nas mãos….Mas não foi apenas isso, comentou Américo……Houve uma completa reestruturação nos processos e pessoas, criação de novos serviços, podendo se destacar a carga aérea e a logística integrada, que abriram novos mercados para nós…..

– E tudo isso, complementou Américo, só seria possível com o suporte das Ferramentas de Gestão que a consultoria empresarial desenvolveu. Caso contrário, o esforço para o sucesso seria sobre-humano”, nossa equipe não iria conseguir sozinha….. Eu diria que essa consultoria foi um sucesso de parceria, pois contribui com a razão, soluções e ideias para o nosso desenvolvimento…

– Pode me falar o nome da consultoria empresarial que fez os trabalhos ? Perguntou Antonio Carlos, no momento convencido que a consultoria, citada como referência, teria condições de fazer também um bom trabalho na sua empresa.

– É claro, e Américo citou o nome da consultoria, os contatos…..que Antonio Anotou em sua agenda…

Algumas semanas depois, Antonio Carlos fez contato com a consultoria empresarial que havia feito os trabalhos na Transportadora do Américo e hoje, após um Projeto realizado em sua empresa, seus resultados começaram a mudar, de indicadores em queda para estáveis, num processo de revisão dos valores, formas de computar resultados, treinamento das lideranças e gestores para analisar resultados e tomar decisões….

Aproveitamos para colocar nossos Diagnósticos e Check-List à sua disposição.

Fonte (Depoimentos de Clientes no Site da Métodos Consultoria e Vivência do Consultor em Projetos).

Autor : Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças), produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades), produtividade empresarial (processos, problemas, decisões) e inteligência de mercado (rever marketing, expandir vendas).

É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar”  e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top