Como Tirar Proveito Do Organograma Hierárquico Funcional

Consultoria Empresarial e Gestão  

Como tirar proveito do Organograma Hierárquico Funcional

Para que a empresa possa crescer com maior segurança é muito importante definir sua política de organização de pessoal e criar condições para que os profissionais possam seguir o “trilho” desta organização sem se perder.

É claro que a consultoria tem papel fundamental nesta montagem, pois dentro deste organograma são revistos e melhorados todos os processos de trabalho, corrigindo falhas e aprimorando a qualidade das informações.

Na prática, desenvolvendo nossos serviços de consultoria, já vimos muitas empresas onde funcionários aparentemente despreparados, tornaram-se grandes gestores. O que faltava eram condições mínimas de estrutura, definição de rotinas/processos e bons instrumentos de controle.

Concluímos, portanto, que o elemento humano continua sendo o fator necessário para o sucesso de uma empresa. A ação conjunta de todo o pessoal envolvido é o que leva ao bom desempenho da atividade de qualquer negócio.

De nada adianta softwares de última geração e tecnologia de ponta, se não tivermos uma mão de obra bem preparada para  interagir rapidamente com o mercado, com os clientes e até mesmo com os concorrentes.

Para que isto ocorra na sua intensidade máxima, deve ser criada uma estrutura que dê condições para o seu desenvolvimento respeitando-se os  principais passos da Organização Funcional:

  1. Estabelecer um Organograma “enxuto” com um número de pessoas estritamente indispensáveis;
  2. Conferir autoridade e responsabilidade bem estabelecidas;
  3. Definir as linhas hierárquicas de comando e subordinações;
  4. Conferir a todo o pessoal um Programa de Treinamento, Aprimoramento e Motivação;
  5. Estabelecer critérios de Avaliação de Desempenho;
  6. Definir  rotinas e controles do departamento de Recursos Humanos, envolvendo:
  • Cartilha para Seleção/Recrutamento/Admissão/Demissão;
  • Modelos para entrevistas de desligamento;
  • Técnicas para aplicação de Avaliação de Desempenho Individual;
  • Técnicas para Avaliação de Cargos e Salários;
  • Composição dos Encargos Sociais e trabalhistas;
  • Manualização de todas as funções.

Tais medidas são básicas para que possamos:

  • Incentivar mais os funcionários, identificando rapidamente os verdadeiros potenciais;
  • Diminuir os atritos decorrentes da falta da definição clara dos direitos e responsabilidades de cada colaborador;
  • Acabar com as dualidades de comando;
  • Ter maior segurança na delegação de funções;
  • Melhorar consideravelmente a comunicação interna;
  • Aumentar a produtividade;
  • Qualificar melhor a mão de obra disponível.

    Consultoria empresarial

    Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o  tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.

    Consultoria empresarial em São Paulo

    Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.

Leia também …

One thought on “Como Tirar Proveito Do Organograma Hierárquico Funcional”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top
Verified by MonsterInsights