Ampliando o Campo de Visão
O aproveitamento das opções de crescimento depende muito de gerentes especialistas que tenham a disposição de ampliar seu campo de visão e ao mesmo tempo, manter seus pontos fortes essenciais. Esses gerentes tem de resistir ativamente à tendência natural de não rejeitar qualquer coisa que se desvie do correto e limitado.
Nos projetos de consultoria empresarial, a maior parte dos consultores tem vivência longa e experiência em aproveitar os recursos humanos, principalmente o talento, capacidade e experiência dos gestores, de forma a ampliar seu campo de visão, para que possam aproveitar as oportunidades existentes no mercado ou que possam vir a existir em pouco tempo.
Consultoria empresarial
Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.
Consultoria empresarial em São Paulo
Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.
ALGUMAS ETAPAS QUE PODEM SER ADOTADAS PARA O CRESCIMENTO DOS NEGÓCIOS:
1.expandir o número de funcionários com cargos abrangentes e multifuncionais. Organizar-se de maneiras que reúnam as equipes funcionais em torno de grupos específicos de clientes abaixo dos níveis de CEO e gerência sênior.
2.Semear na empresa contribuintes individuais de nível sênior responsáveis pelo “espaço em branco” no organograma – os mercados promissores, as tecnologias e as necessidades dos clientes que ainda não estão sob responsabilidade de uma unidade organizacional estabelecida.
3.Encorajar o amplo envolvimento em associações setoriais e profissionais. Certificar-se de que os especialistas funcionais usam ativamente as associações setoriais para ampliar sua perspectiva pessoal. Em seguida, usar as informações obtidas para desafiar ativamente a sabedoria convencional da empresa.
4.Organizar redes de níveis interdepartamentais e interorganizacionais em toda a empresa, a fim de gerar o plano estratégico. Esse é um processo importante demais para ser delegado a especialistas em planejamento.
Considerar formas de envolver ativamente fornecedores e clientes na preparação do plano, vai contribuir para evitar erros de foco e ganhar tempo na sua implementação.
5.Incentivar os funcionários para que seu desempenho seja voltado para a empresa como um todo e não seja apenas para um desempenho departamental.
As pessoas, setores e departamentos deverão ter uma visão unificada, o que ser feito pela unificação das prioridades da diretoria, um entendimento amplo da visão e missão e dos valores corporativos.
6.Usar ferramentas como avaliações de 360º do desempenho individual (avaliações nas quais os funcionários são classificados não apenas pelos que estão acima deles na hierarquia da empresa, mas também pelos colegas subordinados), a fim de diminuir os muros construídos em torno de funções e níveis.
Dispor-se a reduzir ou eliminar os funcionários que, apesar do forte desempenho, não são capazes de apoiar os outros ou atuar como parte de uma equipe. Seu efeito debilitante sobre a organização como um todo vai superar os benefícios de seu talento individual.
(Fonte: Crescer, não destruir, de Robert Tomask e Projetos de Produtividade e Gestão Empresarial realizados pelo autor).
Adaptado por: Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças), produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades), produtividade empresarial (processos, problemas, decisões) e inteligência de mercado (rever marketing, expandir vendas).
É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar” e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.