Dicas Úteis de Comunicação Pessoal e Corporativa
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No mundo político sempre surgiram grandes oradores, discursos brilhantes, capazes de se comunicar de forma brilhante com o público e passar credibilidade. No mundo dos negócios, também existem esses personagens, capazes de deixar uma plateia atenta a suas palavras. O que essas pessoas tem para conseguir isso ? qual o magnetismo que faz o público ficar encantado com elas ?
A partir dos estudos feitos pela consultoria empresarial durante anos de convivência com empresários diversos em seus projetos, identificamos algumas dicas que podem ser úteis para melhorar a comunicação pessoal e corporativa, ajudando pessoas, lideranças e gestores e conseguir melhores resultados nas suas atividades, porque uma boa comunicação leva a isso.
O Gap na comunicação pessoal ocorre quando o significado da mensagem é interpretado e respondido de forma diferente da pretendida. Não se esquecendo que aspectos verbais significam 7% e não verbais 93%.
…..“sei que você acha que entendeu o que você pensa que eu disse, mas não estou certo se o que você ouviu foi o que eu quis dizer”……
Existem 6 BARREIRAS COMUNS NA COMUNICAÇÃO que distorcem as mensagens que ouvimos e dificultam a boa comunicação.
- Ouvindo o que você espera ouvir … uma mesma mensagem pode ser interpretada de maneiras diferentes por pessoas presentes, pela tendência de ouvirmos seletivamente aquilo que satisfaz nossas expectativas e bloquearmos o restante.
- Avaliando a fonte … é hábito das pessoas avaliar antecipadamente a fonte, como confiável ou não, determinando o valor da mensagem, como duvidosa ou verifica pelo seu ponto de vista.
- Tendo percepções diferentes … se 3 pessoas diferentes comentarem um mesmo assunto, como um jogo de futebol, cada um vai ter percepções diferentes dos momentos do mesmo, porque cada um vê as coisas da sua forma pessoal.
- Tendo intenções diferentes … quando vemos alguém se comportando ou comunicando de uma determinada maneira, automaticamente lemos em suas ações uma intenção, que pode ser causada por algum sentimento interno, como um aborrecimento com a pessoa, fazendo ver “intenções ocultas”, sem que isto seja real, talvez apenas suma forma diferente da pessoa se comunicar.
- Ignorando comunicações não verbais … ficar atento aos sinais não verbais que as pessoas enviam quando estão se comunicando ajuda a entender mais rapidamente suas mensagens
- Sendo distraído pelo barulho … é quase impossível desligar todas as outras conversas e os ruídos associados a elas que nos rodeiam diariamente, sendo preferível achar um local quieto, onde haja capacidade de enviar e receber mensagens, principalmente se for negócios.
As diferenças de PADRÕES VERBAIS, compostos pelas palavras específicas usadas pelas pessoas ao se comunicarem, se dividem em 3 Categorias:
- – Auditivo … se você tem um padrão auditivo, vai sintonizar e reter apenas a informação que ouvir. Exemplo: alguém falando com você … isso me soa bem, deixe-me pensar sobre isto, vamos ouvir os números, o que você acha da idéia? ; eis aqui os fatos, parece uma atitude lógica…
- – Visual … se você tem um padrão visual, vai assimilar apenas a informação que ver e ler. Exemplo: memorandos e manuais … veja isto desta maneira, está vendo o que eu quero dizer ? ; precisamos de equilíbrio, me dê o quadro geral, ele não pode ver a floresta olhando as árvores…
- – Cinestésico … se você tem um padrão cinestésico, vai aprender melhor se lhe derem oportunidade de tentar as coisas. Exemplo: aprender na prática como funciona um equipamento … você sabe o que quero dizer, como você se sente a respeito ? ; nosso pessoal não vai concordar, vamos nos manter em contato, você compartilharia ? ; não me sinto confortável com isso…
Sintonizar com o padrão dominante da pessoa que está falando vai ajudá-lo a ouvir e responder na mesma língua de quem fala e melhorar a comunicação.
Técnicas para a Comunicação Eficaz
- Usar o feedback … pedir que a outra pessoa lhe dê o feedback, perguntando…Você entendeu o conteúdo e a intenção do que acabei de dizer ? Concorda comigo ? Quer acrescentar alguma coisa ?
- Usar canais múltiplos … combinar técnicas de estilos de comportamento e padrão verbal, por não ter certeza que sua mensagem possa estar sendo enviada por um canal que pertença à zona de conforto da outra pessoa … poderá transmitir verbalmente e também por um memorando, por exemplo, reforçar.
- Ser sensível ao receptor … prestar atenção no comportamento se o receptor olha para você enquanto você está falando, se existe algo diferente no padrão de comunicação dele ou dela, que não era evidente antes ? Se perceber que alguém não o está ouvindo, a melhor coisa é torná-lo consciente disso (“Você parece preocupado”?) e marcar a conversa para outro dia (“Qual a melhor hora para voltarmos a conversar? “).
- Prestar atenção aos significados simbólicos … alguns hábitos de comunicação, entre pessoas de regiões ou países diferentes podem gerar confusões … você pode estar pensando num significado (uma gíria, por exemplo) e enviando mensagens que estão sendo recebidas por alguém que usa para as mesmas palavras, seu significado literal. Ou no caso de linguagens específicas de alguns segmentos, como marketing, informática, que não são de domínio ou conhecimento de outros públicos. Share (marketing) é percentual de conquista de mercado. Lead é um tipo de cliente potencial em Informática.
- Usar uma linguagem simples … os jargões são uma das maiores barreiras na comunicação. Em vez de dizer “esse indivíduo revela tendência a anomalias psicológicas”, diga apenas “ele é maluco”.
- Usar a repetição … mesmo que seja entediante, sua mensagem tem mais chances de ser entendida. É melhor repetir até que o outro reconheça a mensagem, do que ter uma comunicação mal feita. Mesmo que faça pequenas alterações, a parte básica da mensagem poderá ser mantida até ser entendida … Exemplo: Recebemos orientação para chegarmos lá até as 10h … Bom, acredito que todos podem chegar lá até as 10h … Conto com todos chegando lá até as 10h…
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(Fontes: Curso de Oratória e Comunicação na Cetep-Centro Treinamento Empresarial e Pessoal, no qual o autor foi sócio) e Como ouvir e falar com eficácia de Harvey A.Robbins.).
Autor : Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças) e produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades).