Desperdício, Inconsistência e Insuficiência afetam a Qualidade e a Venda dos Produtos

Consultoria Empresarial e Gestão  

Desperdício, Inconsistência e Insuficiência afetam a Qualidade e a Venda dos Produtos

Mesmo que o foco de um projeto de consultoria empresarial seja econômico-financeiro-custos, quando é necessário aprofundar os estudos (diagnóstico empresarial) nos processos acaba-se descobrindo situações de desperdícios, inconsistência e insuficiência  que refletem na qualidade, aumentam os custos e por tabela reduzem os lucros.  Essas distorções precisam ser corrigidas a curto prazo,  como início de todo processo de melhorias e os consultores empresariais tem esse foco, quando atuam nas empresas.   Quando mais tempo demorar para as correções, maiores serão as perdas decorrentes.

  • DESPERDÍCIOé qualquer coisa que não contribui para atingir seu objetivo, que é satisfazer as necessidades dos clientes. Por exemplo, se o seu produto apresenta alguma “característica não apreciada pelo cliente”, tem-se desperdício porque você gastou recursos para incorporar esta característica e o cliente não atribuiu VALOR a ela, portanto não agrega faturamento. Exemplo, uma camada extra de tinta num produto pintado. Outros exemplos, gastar para treinar uma pessoa em coisas que ela não precisa, que nunca irá utilizar. Ou então fazer uma relatório que ninguém vai ler. E mesmo manuais de normas já cobertas por sistemas integrados. Fazer levantar pesos de 5 toneladas com guindaste de 100 toneladas, usar matéria prima de primeira quando o processo admite outra mais barata, rodar com uma carreta com 1/3 da carga, medir algo cuja informação é desnecessária, trabalho ou movimento que não agrega valor.
  •  INSUFICIÊNCIA: é o oposto do desperdício, ou seja, procurar atingir uma meta com recursos inadequados. Por exemplo, levantar 100 toneladas com um guindaste de 5 toneladas, fabricar produtos de primeira com matéria prima defeituosa, manter um setor em ritmo acelerado com falta de mão de obra, manter funcionários cobrindo simultaneamente vários setores ao mesmo tempo numa fábrica.
  •  INCONSISTÊNCIA: significa falta de uniformidade e se refere a uma situação que esconde o desperdício e a insuficiência. Está cada hora de um jeito.  Por exemplo, fluxo irregular de produção, hora o setor está “atolado”, ora está “ocioso”, acabamento irregular dos produtos pintados, com tons diferentes na pintura; desbalanceamento no uso dos equipamentos produtivos.

Melhore a eficiência de sua empresa. Solicite uma apresentação virtual ou presencial na sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top