Atitudes que desmotivam seus funcionários

Consultoria Empresarial e Gestão  

Atitudes que desmotivam seus funcionários

Gerir pessoas é um dos principais desafios da rotina de um empresário. “A grande dificuldade do empresário é ele ser um gestor e saber como engajar sua equipe”.

Veja abaixo as principais atitudes que desmotivam os seus funcionários e aprenda a evitá-las.

1. Centralizar todas as decisões.

Muitos empresários não conseguem delegar por não confiar nos processos e principalmente por não confiar nos seus subordinados. Ficam sempre em dúvida se o funcionário conseguirá fazer tão bem quanto ele próprio faria.

É preciso começar a romper essa “cultura”, delegando pequenas decisões à equipe para posteriormente avaliar e orientar as decisões tomadas pelo funcionário que recebeu a delegação de tarefa. Isso será muito útil para avaliar a qualidade da mão de obra existente, bem como, para gradativamente, melhorar sua performance através de “feedbacks”.

2. Não ter regulamento interno e manual de funções.

O regulamento interno é uma peça fundamental para se manter um bom clima de trabalho e para que se evitem posturas não recomendadas pela empresa. É através dele que os funcionários saberão como proceder em diversas situações.

Já os manuais de função, são mais específicos e devem descrever todos os direitos e deveres do funcionário que ocupará aquela função. Deverão ser estabelecidas as rotinas periódicas (diárias, semanais, mensais etc) do cargo, bem como deixar bem claro, as responsabilidades e objetivos a serem atingidos. Isso evita o jogo de “empurra/ empurra” quando ocorre um problema e ninguém se responsabiliza e dá mais responsabilidade ao funcionário.

3. Não incentivar a profissionalização.

Incentivar a capacitação dos funcionários é uma maneira de reter talentos e de agregar valor à equipe e ao negócio. “Ao investir no desenvolvimento profissional, seja com treinamentos, financiamento de cursos ou contratando uma consultoria empresarial, o funcionário fica mais motivado”.

4. Ignorar a alta rotatividade.

Se a sua equipe está em mudança constante, é preciso prestar atenção. Às vezes, o mercado está oferecendo um salário maior ou o problema está, na verdade, na gestão da empresa que precisa buscar apoio externo.

5. Não estimular a comunicação.

Quando não há abertura para diálogo na empresa e tudo fica subtendido, o clima da empresa fica tenso. “O segredo de um gestor é uma overdose de comunicação”.

A equipe precisa se sentir ouvida e o empreendedor pode adotar práticas que intensifiquem o diálogo como tomar café da manhã com os funcionários ou criar sessões de almoço.

Consultoria empresarial

Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o  tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.

Consultoria empresarial em São Paulo

Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top
Verified by MonsterInsights