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Atitudes que desmotivam seus funcionários

Consultoria Empresarial e Gestão  

Gerir pessoas é um dos principais desafios da rotina de um empresário. “A grande dificuldade do empresário é ele ser um gestor e saber como engajar sua equipe”.

Veja abaixo as principais atitudes que desmotivam os seus funcionários e aprenda a evitá-las.

1. Centralizar todas as decisões.

Muitos empresários não conseguem delegar por não confiar nos processos e principalmente por não confiar nos seus subordinados. Ficam sempre em dúvida se o funcionário conseguirá fazer tão bem quanto ele próprio faria.

É preciso começar a romper essa “cultura”, delegando pequenas decisões à equipe para posteriormente avaliar e orientar as decisões tomadas pelo funcionário que recebeu a delegação de tarefa. Isso será muito útil para avaliar a qualidade da mão de obra existente, bem como, para gradativamente, melhorar sua performance através de “feedbacks”. Se quer ser um melhor gestor, baixe aqui nosso e-book “Noções Práticas de Chefia e Liderança”

2. Não ter regulamento interno e manual de funções.

O regulamento interno é uma peça fundamental para se manter um bom clima de trabalho e para que se evitem posturas não recomendadas pela empresa. É através dele que os funcionários saberão como proceder em diversas situações.

Já os manuais de função, são mais específicos e devem descrever todos os direitos e deveres do funcionário que ocupará aquela função. Deverão ser estabelecidas as rotinas periódicas (diárias, semanais, mensais etc) do cargo, bem como deixar bem claro, as responsabilidades e objetivos a serem atingidos. Isso evita o jogo de “empurra/ empurra” quando ocorre um problema e ninguém se responsabiliza e dá mais responsabilidade ao funcionário.

3. Não incentivar a profissionalização.

Incentivar a capacitação dos funcionários é uma maneira de reter talentos e de agregar valor à equipe e ao negócio. “Ao investir no desenvolvimento profissional, seja com treinamentos, financiamento de cursos ou contratando uma consultoria empresarial, o funcionário fica mais motivado”.

4. Ignorar a alta rotatividade.

Se a sua equipe está em mudança constante, é preciso prestar atenção. Às vezes, o mercado está oferecendo um salário maior ou o problema está, na verdade, na gestão da empresa que precisa buscar apoio externo.

5. Não estimular a comunicação.

Quando não há abertura para diálogo na empresa e tudo fica subtendido, o clima da empresa fica tenso. “O segredo de um gestor é uma overdose de comunicação”.

A equipe precisa se sentir ouvida e o empreendedor pode adotar práticas que intensifiquem o diálogo como tomar café da manhã com os funcionários ou criar sessões de almoço.

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