Boa remuneração e incentivos melhoram o resultado
Dicas e aperfeiçoamento CONSULTORIA EMPRESARIAL NA ORGANIZAÇÃO DE EMPRESAS,RH; RECURSOS HUMANOSBoa remuneração e incentivos melhoram o resultado
Bons incentivos melhoram o resultado
Assim como as declarações de missão, a remuneração é frequentemente mal interpretada. Na General Motors (GM), foi observado certa vez que os gerentes sempre ficavam gratos quando recebiam grandes bonificações, incentivos que melhoram resultados mas raramente sabiam o que haviam feito para merecê-las.
Na época, especialistas chamaram o processo de sistema desenvolvido para distribuir gratificações aos mais favorecidos, não necessariamente para recompensar os que mais contribuíram para o crescimento. Na GM e em muitas outras grandes empresas, a remuneração, há muito tempo, é uma responsabilidade de especialistas, não uma ferramenta usada pelos gerentes para impulsionar o crescimento.
No Brasil, os programas de remuneração já tiveram grandes avanços nos últimos anos, gerando os processos mistos (fixo e comissões), os PLR (participação nos resultados, às vezes impostos por Sindicatos, mas sempre uma forma de motivar as pessoas), a meritocracia, usada por Ambev e outros grandes grupos, quando os melhores são premiados com vários salários de bônus e os piores correm o risco de serem demitidos.
Discussões sobre remuneração concentram-se em perguntas como as que se seguem:
- Quanto é apropriado ? – uma pergunta em cuja resposta gastam-se muitas horas e dólares em pesquisas exaustivas (cujo resultado é aumentar ainda mais os níveis salariais do setor – poucas empresas querem pagar pela “média” ou abaixo dela).
- A remuneração está sendo distribuída com justiça ? – uma preocupação importante que, se não for abordada, levará a desavenças internas e distrações com relação ao verdadeiro propósito do negócio. No entanto, sozinha, a justiça salarial, uma exigência para qualquer empresa, não levará ao crescimento.
- Quais são as melhores formas de remuneração ? – uma questão que nunca ficará resolvida mas que leva a inúmeros estudos como formas inovadoras de remuneração associadas às últimas modificações na legislação tributária ou aos mais recentes modismos gerenciais.
Há uma preocupação mais fundamental sobre o impacto tangível da remuneração sobre as pessoas das quais uma empresa depende para crescer.
AVALIAR O IMPACTO DOS INCENTIVOS, NÃO AS TÉCNICAS
Os sistemas de incentivos e recompensas precisam ser “lidos” não da perspectiva das exigências técnicas ou legais ou das preocupações relacionadas à facilidade administrativa, mas sim para responder às seguintes perguntas:
– Eles realmente estimulam as pessoas a prestarem atenção em quê ?
– O que realmente estão estimulando as pessoas a fazer ?
É uma boa medida manter os especialistas técnicos à distância até que os gerentes estejam se sentido à vontade com a compreensão dessas questões e possam também articular com clareza as seguintes perguntas :
– Para que aspecto do negócio a empresa precisará desviar sua atenção se quiser crescer ?
– Que ações serão necessárias ao crescimento por parte dos funcionários e gerentes que não estão ocorrendo atualmente ?
A lacuna entre as respostas a esses conjuntos de perguntas deve, então, definir a agenda para o uso mais produtivo dos profissionais de remuneração.
Nessa fase, em que a empresa pensa em reformular seus processos de remuneração e incentivos, as consultorias podem contribuir com um diagnóstico empresarial, que vai apontar alternativas mais viáveis, em equilíbrio com a capacidade financeira das empresas.
Quando os diagnósticos geram projetos de consultoria empresarial, os consultores alocados criam formas de remuneração baseados em melhorias dos kpi´s (indicadores de resultados), em formas de avaliação ou meritocracia, que permitem direcionar os rumos das empresas, para estabilidade e crescimento auto sustentável.
(Fonte: Crescer, não destruir, de Robert Tomask e Projetos de Produtividade e Gestão Empresarial realizados pelo autor).
Leia também:
- Análise no Diagnóstico Empresarial
- Questionamentos durante o Diagnóstico Empresarial
- Diagnóstico Empresarial – Por Quê realizá-lo?
- Primeira Fase da Consultoria Empresarial
- Consultoria Empresarial versus Consultoria Setorial
- Eliminando Problemas Através do Diagnóstico Empresarial
- Um Bom Diagnóstico Empresarial Pode Salvar sua Empresa
- Como Melhorar sua Empresa Familiar
- Consultoria Empresarial facilita sucessão familiar
- Empresas Familiares Exemplos De Problemas E Suas Soluções Parte 1
- Empresas Familiares Exemplos De Problemas E Suas Soluções Parte 2
- Empresas Familiares questões conceitos e respostas
- 5 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar
- As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar
Depoimentos:
Para assistir depoimentos de nossos clientes clique aqui.
Para ler depoimentos de nossos clientes clique aqui.Sua Empresa Familiar necessita de ajuda? A Métodos Consultoria tem larga experiência em Reestruturar e Reorganizar Empresas Familiares. Entre em Contato.
Especialidades
A Métodos desenvolveu suas metodologias e modus operandis desde 1976 e sabe exatamente o que sua empresa precisa para alçar vôos maiores. Leia atentamente, marque uma visita e juntos, vamos estruturar um crescimento sólido e promissor:
- Consultoria Empresarial
- Consultoria Administrativa
- Consultoria Organizacional
- Consultoria Financeira
- Consultoria de Compras
- Consultoria de Estoques
- Consultoria de Produção
- Consultoria de RH
- Consultoria em Gestão Empresarial
- Consultoria de Custos
- Consultoria em Formação de Preço de Venda
- Consultoria em Sucessão Familiar
Conheça gratuitamente, nossos SIMULADORES ESTRATÉGICOS.
São painéis Gráficos Dinâmicos CRIADOS COM FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE – BI para:
- Projeção de Meta de Faturamento
- Capital de Giro
- Formação de Preço de Venda – Lucro Presumido
- Formação de Preço de Venda – Lucro Real
- Painel de Rentabilidade e Solvência
- Ponto de Equilíbrio – Comércio
- Ponto de Equilíbrio – Indústria
- Ponto de Equilíbrio – Serviços
- Projeção de Rentabilidade
- Sugestão de Compras
Acesse gratuitamente dentro de nosso site no seguinte endereço:
https://consultoriaempresarialmc.com.br/simuladores-estrategicos/
Adaptado por: Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças), produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades), produtividade empresarial (processos, problemas, decisões) e inteligência de mercado (rever marketing, expandir vendas).
É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar” e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.
Deixe uma resposta