Recrutamento Externo
O recrutamento externo pode ser utilizado quando a empresa não localizar internamente pessoas com potencial para ocupar a vaga em aberto. A consultoria empresarial sempre orienta as empresas a adotar a melhor opção em cada situação de seleção, de acordo com as responsabilidades da função já existente e não ocupada ou a ser aberta futuramente.
O Recrutamento externo, pode envolver as seguintes técnicas de recrutamento :
- arquivos de candidatos que se apresentaram espontaneamente ou em outros recrutamentos;
- apresentação de candidatos por parte de funcionários da empresa;
- cartazes ou anúncios na portaria da empresa;
- contatos com sindicatos e associações de classe;
- contatos com universidades, escolas, agremiações estaduais, diretórios acadêmicos, centros de integração empresa-escola;
- conferências e palestras em universidades e escolas;
- contatos com outras empresas que atuam no mesmo mercado, em termos de cooperação mútua;
- anúncios em jornais ou revistas;
- agências de recrutamento; viagens para recrutamento em outras localidades.
E ultimamente, anúncios em portais como Linkedin e Portais de RH.
Vantagens do Recrutamento Externo
- Traz “sangue novo” e experiências novas para a empresa (a entrada de recursos humanos ocasiona uma importação de idéias novas, de diferentes abordagens dos problemas internos da empresa, e quase sempre, uma revisão na maneira pela qual os assuntos são conduzidos dentro da mesma. Com isso, a empresa mantém-se atualizada com o ambiente externo e a par do que ocorre em outras empresas).
- Renova e enrique os recursos humanos da empresa (principalmente quando a política é de admitir pessoal com gabarito igual ou melhor do que o já existente na empresa).
- Aproveita os investimentos em treinamento e desenvolvimento de pessoal efetuados por outras empresas ou pelos próprios candidatos (Isto não significa que a empresa deixa de fazer esses investimentos, mas que ela usufrua de imediato o retorno dos investimentos efetuados pelos outros. Nesse sentido muitas empresas preferem recrutar externamente, pagando salários mais elevados, para evitar despesas adicionais de treinamento e desenvolvimento e obter resultados de desempenho a curto prazo).
Desvantagens do Recrutamento Externo
- É geralmente mais demorado do que o recrutamento interno. O período despendido com escolha e mobilização das técnicas mais adequadas para influenciar as fontes de recrutamento, atração e apresentação dos candidatos, recepção e triagem inicial, encaminhamento à seleção, aos exames médicos, à documentação, liberação do candidato do outro empregto e admissão, não é pequeno. Tanto quanto mais elevado o nível do cargo, maior a extensão desse período e tanto mais antecipação deverá ser adotada pela empresa para prever e liberar a requisição de empregados, a fim de que o recrutamento não seja pressionado pelos fatores tempo e urgência na obtenção de candidato.
- É mais caro e exige inversões e despesas imediatas com anúncios, jornais, honorários de agências de recrutamento, despesas operacionais relativas a salários e encargos sociais da equipe de recrutamento, material de escritório, formulários.
- Em princípio, é menos seguro do que o recrutamento interno. Os candidatos externos são desconhecidos, provém de origens e trajetórias profissionais que a empresa não tem condições de verificar e confirmar com exatidão. Apesar das técnicas de seleção e do prognóstico apresentado, as empresas admitem o pessoal por meio de um contrato com um período experimental e probatório, para se garantir da relativa insegurança do processo.
- Quando monopoliza as vagas e as oportunidades dentro da empresa, pode frustrar o pessoal que passa a visualizar barreiras, fora de seu controle, para seu crescimento profissional. Os empregados podem perceber sem dúvida, o monopólio do recrutamento externo como uma política de deslealdade da empresa com seu pessoal.
- Geralmente, afeta a política salarial da empresa, influenciando as faixas salariais internas, principalmente quando a oferta e a procura de recursos humanos estão em situação de desequilíbrio.
Recrutamento Misto
Por outro lado, uma vez que o Recrutamento Misto é adotado sem dúvida na prática por muitas empresas, usando tanto fontes internas como externas de recursos humanos. Às vezes por urgência, em cargos executivos de alto escalão, adota-se o recrutamento externo. Nesse ínterim, para cargos de liderança gerencial, o recrutamento interno poderá suprir as vagas, assim como nas posições operacionais. Os especializados tanto quanto técnicos e engenheiros, com alguma formação específica e não encontrados entre o quadro de recursos humanos da empresa, são recrutados externamente.
Leia também …
- Consultoria Empresarial para Recursos Humanos
- Recursos Humanos
- Consultoria Organizacional
- Recrutamento Interno
(Fonte: Recursos Humanos, de Idalberto Chiavenato e Projetos de RH realizados pelo autor).
Adaptado por : Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças), produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades), produtividade empresarial (processos, problemas, decisões) e inteligência de mercado (rever marketing, expandir vendas).
É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar” e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.
Deixe uma resposta