recrutamento em RH

Recrutamento Externo

O recrutamento externo pode ser utilizado quando a empresa não localizar internamente pessoas com potencial para ocupar a vaga em aberto. A consultoria empresarial sempre orienta as empresas a adotar a melhor opção em cada situação de seleção, de acordo com as responsabilidades da função já existente e não ocupada ou a ser aberta futuramente.

Consultoria empresarial

Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o  tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.

Consultoria empresarial em São Paulo

Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.

 

O Recrutamento externo, pode envolver as seguintes técnicas de recrutamento :

  • arquivos de candidatos que se apresentaram espontaneamente ou em outros recrutamentos;
  • apresentação de candidatos por parte de funcionários da empresa;
  • cartazes ou anúncios na portaria da empresa;
  • contatos com sindicatos e associações de classe;
  • contatos com universidades, escolas, agremiações estaduais, diretórios acadêmicos, centros de integração empresa-escola;
  • conferências e palestras em universidades e escolas;
  • contatos com outras empresas que atuam no mesmo mercado, em termos de cooperação mútua;
  • anúncios em jornais ou revistas;
  • agências de recrutamento; viagens para recrutamento em outras localidades.

E ultimamente, anúncios em portais como Linkedin e Portais de RH.

Vantagens do Recrutamento Externo

  • Traz “sangue novo” e experiências novas para a empresa (a entrada de recursos humanos ocasiona uma importação de idéias novas, de diferentes abordagens dos problemas internos da empresa, e quase sempre, uma revisão na maneira pela qual os assuntos são conduzidos dentro da mesma. Com isso, a empresa mantém-se atualizada com o ambiente externo e a par do que ocorre em outras empresas).
  • Renova e enrique os recursos humanos da empresa (principalmente quando a política é  de admitir pessoal com gabarito igual ou melhor do que o já existente na empresa).
  • Aproveita os investimentos em treinamento e desenvolvimento de pessoal efetuados por outras empresas ou pelos próprios candidatos (Isto não significa que a empresa deixa de fazer esses investimentos, mas que ela usufrua de imediato o retorno dos investimentos efetuados pelos outros. Nesse sentido muitas empresas preferem recrutar externamente, pagando salários mais elevados, para evitar despesas adicionais de treinamento e desenvolvimento e obter resultados de desempenho a curto prazo).

Desvantagens do Recrutamento Externo

  • É geralmente mais demorado do que o recrutamento interno. O período despendido com escolha e mobilização das técnicas mais adequadas para influenciar as fontes de recrutamento, atração e apresentação dos candidatos, recepção e triagem inicial, encaminhamento à seleção, aos exames médicos, à documentação, liberação do candidato do outro empregto e admissão, não é pequeno.  Tanto quanto mais elevado o nível do cargo, maior a extensão desse período e tanto mais antecipação deverá ser adotada pela empresa para prever e liberar a requisição de empregados, a fim de que o recrutamento não seja pressionado pelos fatores tempo e urgência na obtenção de candidato.
  • É mais caro e exige inversões e despesas imediatas com anúncios, jornais, honorários de agências de recrutamento, despesas operacionais relativas a salários e encargos sociais da equipe de recrutamento, material de escritório, formulários.
  • Em princípio, é menos seguro do que o recrutamento interno. Os candidatos externos são desconhecidos, provém de origens e trajetórias profissionais que a empresa não tem condições de verificar e confirmar com exatidão.  Apesar das técnicas de seleção e do prognóstico apresentado, as empresas admitem o pessoal por meio de um contrato com um período experimental e probatório, para se garantir da relativa insegurança do processo.
  • Quando monopoliza as vagas e as oportunidades dentro da empresa, pode frustrar o pessoal que passa a visualizar barreiras, fora de seu controle, para seu crescimento profissional. Os empregados podem perceber sem dúvida, o monopólio do recrutamento externo como uma política de deslealdade da empresa com seu pessoal.
  • Geralmente, afeta a política salarial da empresa, influenciando as faixas salariais internas, principalmente quando a oferta e a procura de recursos humanos estão em situação de desequilíbrio.

Recrutamento Misto

Por outro lado, uma vez que o Recrutamento Misto é adotado sem dúvida na prática por muitas empresas, usando tanto fontes internas como externas de recursos humanos. Às vezes por urgência, em cargos executivos de alto escalão, adota-se o recrutamento externo. Nesse ínterim, para cargos de liderança gerencial, o recrutamento interno poderá suprir as vagas, assim como nas posições operacionais.  Os especializados tanto quanto técnicos e engenheiros, com alguma formação específica e não encontrados entre o quadro de recursos humanos da empresa, são recrutados externamente.

Leia também …

 

(Fonte: Recursos Humanos, de Idalberto Chiavenato e Projetos de RH realizados pelo autor).

Adaptado por : Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças), produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades), produtividade empresarial (processos, problemas, decisões) e inteligência de mercado (rever marketing, expandir vendas).

É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar”  e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top
Verified by MonsterInsights