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SAIBA COMO MELHORAR SUA GESTÃO DE ESTOQUE E COMPRAS

Consultoria Empresarial e Gestão  

Em qualquer situação econômica é importante ter um controle rígido das compras e dos estoques.  Em momentos críticos é ESSENCIAL e faz parte do conjunto de decisões para sobrevivência dos negócios, sempre recomendado pela consultoria empresarial.

Estoque representa sempre imobilização de Capital de giro próprio ou de terceiros.

Quando o prazo médio de compras for maior do que o prazo médio de vendas, conseguimos que o Fornecedor financie o estoque. Entretanto, hoje esta situação ideal é mais difícil.

Na maioria das vezes o estoque representa Capital Próprio Imobilizado.

Resulta que devemos conseguir o mínimo de estoque com a máxima rotação.

Uma boa gestão, poderá conduzir um diagnóstico empresarial, visando apurar com precisão os pontos de melhorias em estoques e compras.

Para tanto precisamos estabelecer os seguintes pontos:

– Mostrar a curva ABC dos Estoques
– Definir os lotes de reposição dinâmica de estoque
– Definir o sistema para acompanhamento permanente de inventário
– Definir a conjunção necessária entre o consumo e a reposição, através da sugestão de compra bem estabelecida, em que esteja conjugada com a disponibilidade financeira futura para pagar
– Estabelecer o lay-out para se conseguir um bom armazenamento com economia de utilização de espaço
– Definir critérios seguros para evitar desvios, na recepção e entrega de mercadorias.

Em projetos de consultoria empresarial, notamos que os problemas mais frequentes são os citados a seguir.

1) PROBLEMAS MAIS FREQUENTES :

volumes representativos de produtos em estoque, que permanecem estagnados….”compras feitas por estimativas ou manter volume das épocas de maior demanda sem ajustar”…..

indisciplina no controle de estoques deixando a possibilidade de desvios…”as requisições de materiais são esquecidas e não baixadas ou nem preenchidas em algumas ocasiões, gerando as brechas”…..

poucas contagens físicas periódicas gerando diferenças com o estoque contábil… “não há um calendário fixado para as contagens e os inventários rotativos não são cumpridos”….

compras processadas de maneira indisciplinada não havendo sistemática e controles pré-definidos….”compras feitas às pressas, sem as cotações adequadas, para apagar incêndios” e falta de controles habituais”….

há possibilidade de compra-se mal, quer no que se refere a preços e condições, quer no que se refere a produtos e volumes….”não se usa uma ferramenta adequada para definir Lotes Mínimos (que poderia ser pela demanda média e máxima) e não se segue o padrão de 3 cotações, mesclando preços, condições, material, volumes, para as decisões”…..

ausência de um controle efetivo de custos, os preços de venda são fixados “a olho” ou ao sabor das flutuações da concorrência…”compras alimenta custos e como são mal feitas, custos recebe informações imprecisas”….a precisão deve começar alinhando compras com custos….

os custos são apurados tardiamente, quando já não é possível agir, falta de acompanhamento dos custos de maneira racional, sem explicações e interpretações…..” falta de rotinas e calendários, para rever custos e sua apuração, a cada troca de processo, matéria prima, fornecedor”….

B)PRINCIPAIS OBJETIVOS:

– desenvolver uma sistemática de suprimentos e preços da empresa;

– dotar a empresa de um controle de estoques que ofereça condições mínimas de segurança e de política que objetive níveis compatíveis e econômicos;

– introduzir política e controles de compras que permitam atingir esses objetivos;

– eliminar a possibilidade de existir estoque estagnado ou desvios por falta de controles;

– promover o maior aproveitamento das áreas destinadas a estocagem, através de sua arrumação correta e racionalização do lay-out;

– determinar as diretrizes para “estocar o mínimo possível e comprar o necessário na melhor época, pelo melhor preço e nas melhores condições”;

– introduzir o sistema de custos mais indicado às necessidades informativas e exigências do ramo de negócios, produtos, mercados e concorrência;

– automatizar a formação de preços de vendas e rotinizar a sua crítica e definição, incluindo a análise dos prazos, das condições de mercado e influência dos concorrentes, usando dados de compras e dos estoques;

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Autor : Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças) e produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades). 

Também desenvolve Projetos de Melhorias dos Resultados (PMR),focando marketing-vendas, compras-estoques, produtividade-processos, redução de custos-desperdícios, nas empresas familiares. Em RH, forma multiplicadores nos processos de  avaliar desempenho, rever funções, atividades, responsabilidades, autonomia. É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar”  e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.

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