Os Paradigmas do Crescimento das Empresas

Consultoria Administrativa, Dicas e aperfeiçoamento  

Os Paradigmas do Crescimento das Empresas

Em muitos anos de atuação, nossa empresa de consultoria empresarial se deparou com alguns paradigmas sobre o crescimento das empresas. São eles:

OS ANTIGOS PARADIGMAS:

  1. A MARÉ ALTA ERGUE TODOS OS BARCOS…UMA ECONOMIA EM EXPANSÃO IMPULSIONA O CRESCIMENTO DE TODAS AS EMPRESAS QUE FAZEM PARTE DELA…
  2. EMPRESAS  PEQUENAS E EMPREENDEDORAS EM MERCADOS DE RÁPIDO CRESCIMENTO PROPORCIONARÃO A PARTE DO LEÃO DO CRESCIMENTO ECONÔMICO FUTURO……
  3. FAZER UMA EMPRESA CRESCER É SINÔNIMO DE TORNÁ-LA MAIOR…
  4. SE UMA EMPRESA CRESCE, SEUS CONCORRENTES PRECISAM ENCOLHER….
  5. SUCESSO GERA MAIS SUCESSO…

MITO 1: A MARÉ ALTA ERGUE TODOS OS BARCOS……

  • Estar no lugar certo na hora certa….é um caminho maravilhoso para o sucesso….infelizmente, as chances disso acontecer são tão pequenas quanto as chances de se comprar um bilhete de loteria premiado.
  • A extinção do mercado de massa….a economia interna se desenvolve predominantemente em torno dos gastos dos consumidores e estes são menos homogêneos atualmente e a própria classe média, fragmentada em agrupamentos,  lutando para se manter acima da linha de pobreza……
  • Um papel limitado para o governo……o livre comércio tornou-se o grito de guerra dos anos atuais e até países com longa reputação como redutos do protecionismo, como a Índia e o Japão aos poucos estão permitindo que os consumidores tenham acesso às mercadorias do mundo…..As marés da economia do novo século prometem erguer alguns, submergir outros e nos dar uma viagem conturbada….essa é a nova realidade que os gerentes preocupados com o crescimento precisam aceitar para encontrar formas de prosperar….

MITO 2: O CRESCIMENTO EXIGE EMPRESÁRIOS EM MERCADOS EM CRESCIMENTO…

  • Que tipos de empresas e setores tem maior probabilidade de crescer ?   Empresas pequenas e empreendedoras ou empresas de médio e grande portes, já estabelecidas?  a realidade é que a maioria das pequenas empresas continua pequena. E um percentual assustador alto de empresas iniciantes e empreendedoras fecha as portas antes de completar o segundo aniversário.  As empresas iniciantes que chegam ao crescimento o fazem de modo rápido e não ficam pequenas por muito tempo.
  • Que tipo de setor oferece as perspectivas mais favoráveis de crescimento da empresa?  Os setores em que as empresas dominantes são conservadoras, mais voltadas para o corte de custos e reestruturação em torno das competências essenciais proporcionam espaço de manobra para concorrentes ágeis e orientados para o crescimento….

MITO 3: FAZER UMA EMPRESA CRESCER É SINÔNIMO DE TORNÁ-LA MAIOR

O tamanho retarda o crescimento……a poluição descontrolada e taxas de retorno marginais podem ser apenas uma forma da natureza dizer…”Vamos com calma”….existem em todas as situações de negócios, limites naturais para o escopo do crescimento…entretanto os limites não são as limitações de recursos normalmente consideradas culpadas de retardar o crescimento, por exemplo :

“se pelo menos tivéssemos mais capital”, “Se pelo menos tivéssemos mais talentos”,…os verdadeiros limites do crescimento são as restrições que surgem como resultado do crescimento rápido, porém desequilibrado.

Aumentar as vendas da sua empresa sem ao menos aumentar o valor agregado para os clientes apenas vai criar oportunidades para a entrada de concorrentes…aumentar os salários de modo mais rápido do que a produtividade de quem os recebe criará custos adicionais que acabarão por limitar a capacidade da empresa reinvestir em si mesma….um pequeno negócio pode crescer rapidamente porque seus funcionários são altamente motivados pela perspectiva de aumento salarial e de carreira que terão se o negócio der certo.

Esse crescimento é excelente para os funcionários originais, mas com que probabilidade ocorrerá com tanta rapidez para a segunda, terceira ou quarta levas de funcionários contratados ?

  • Ser o melhor, não o maior……são ideias muito diferentes, relacionadas apenas na medida em que uma acaba limitando a outra….
  • O crescimento tem vários significados.……A idéia de que o crescimento em si é uma meta é uma total ilusão….A meta certa é ser melhor (Peter Drucker)  O crescimento sólido é aquele decorrente de se fazer as coisas certas.  Boas medidas de crescimento são as econômicas e podem incluir volume, mas também lidam com questões do ciclo de vida, como marcos do lançamento de produtos, participação de mercado, satisfação do cliente e redução contínua de custos.
  • Evite a doença do crescimento…..se você oferecer um bom produto, um bom serviço ao cliente e criar um ambiente no qual seus funcionários se sintam recompensados e satisfeitos, energizados com o trabalho que fazem, o crescimento e a rentabilidade virão automaticamente….o crescimento de amanhã só surgirás das sementes plantadas hoje…..
  • A espera de recompensas futuras…..é preciso distinguir os gerentes orientados para o crescimento daqueles que são simplesmente empreendedores….os gerentes orientados para o crescimento tem capacidade de lidar com eventos separados no tempo. Sabem que frequentemente terão que esperar um bom tempo entre o momento em que uma coisa acontece e o momento em que suas consequências ficam aparentes….. para gerenciar o crescimento é preciso analisar detalhadamente a natureza desses intervalos de tempo….Tomar decisões que pretendem fazer uma empresa crescer é um processo e demanda tempo, para que façam efeito, nas pessoas e processos.

MITO 4: O CRESCIMENTO É UM JOGO DE SOMA ZERO….

  • Lições da nova economia….destruir um adversário não é necessariamente o melhor caminho para a sobrevivência e o crescimento de longo prazo, viva e deixa viver talvez seja um lema melhor…..o excesso de egoísmo leva à autodestruição …o segredo para o crescimento sustentável é saber como se adaptar a circunstâncias em constante mudanças…..os vencedores a longo prazo serão aqueles que melhor se adaptarem, não necessariamente os vencedores da atual corrida por participação de mercado……o futuro de uma empresa provavelmente estará muito mais ligado ao futuro das empresas concorrentes do que ela está disposta a admitir…..uma empresa que busque o crescimento a longo prazo deve incluir em seus planos um papel viável para esses concorrentes…….cooperar com os fornecedores para oferecer o maior valor ao cliente final compensa muito mais do que coagir os fornecedores apenas para minimizar seu preço…..
  • Fazer bem e se sair bem……não são apenas conceitos teóricos, mas diretrizes para o crescimento….e os grandes grupos que oferecem parcerias a grupos selecionados de fornecedores, compartilhando com eles informações financeiras e sobre produtos fortalecerão sua capacidade de negociar preços com os fabricantes, mantendo-os fidelizados…..
  • As novas regras aplicam-se também dentro da empresa……muitos gerentes estão descobrindo que suas próprias carreiras deslancham quando evitam atacar diretamente seus rivais internos. Um número maior de empresas passam a se basear mais em equipes e não no cargo.  As empresas que esperam crescer através de esforços de equipe estão se certificando de que as maiores recompensas estejam indo para as mãos daqueles que se esforçam para melhorar  as habilidades de equipe, não apenas divulgando seus feitos individuais….

MITO 5: SUCESSO GERA SUCESSO……

O quinto mito sobre o crescimento atinge o âmago de outra percepção equivocada sobre o sucesso do negócio: acertar, de preferência da primeira vez, é o que conta mais. A crença de que o impulso leva ao crescimento e que o crescimento vem de uma rápida sucessão de vitórias está profundamente arraigada em muitas empresas.

Tem que se pensar nos indesejáveis efeitos secundários, subprodutos do crescimento (investimentos imprudentes, excesso de pessoal, uma presunção do tipo “não podemos fazer nada de errado”…. Com o tempo uma cadeia de sucessos acumula um número maciço desses obstáculos em potencial. Eles se combinam e conspiram, transformando o faturamento recorde em um problema infrutífero, os sinais de mudanças sutis nas exigências do mercado passam despercebidos….em suma, o sucesso prepara para o fracasso…..o crescimento verdadeiro e sustentável é impulsionado mais pelo fracasso do que pelo sucesso…..

Como um pequeno barco navegando em águas revoltas, essas empresas estão precisando de uma boa bússola, uma quilha forte e um motor potente. Gerentes e funcionários tem necessidades semelhantes.  Estão em busca de um novo sentido de direção, uma âncora que lhes dê estabilidade e uma fonte de motivação renovada.

No atual momento a consultoria empresarial encontrou novos paradigmas. São eles:

OS NOVOS PARADIGMAS ;

  1. AS ÚNICAS VERDADEIRAS OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO SÃO AQUELAS QUE VOCÊ MESMO ENCONTRA
  1. PROCURE ONDE OS OUTROS NÃO ESTÃO PROCURANDO
  2. TORNE SUA EMPRESA MELHOR, NÃO SÓ MAIOR
  3. AJUDE SEUS RIVAIS A TORNAR O SETOR MAIOR
  1. ENCONTRE AS SEMENTES DO CRESCIMENTO NAS SUAS PRÓPRIAS FALHAS….

Fontes:Crescer, Não destruir (Robert Tomasko), Seminários Fiesp e Projetos de Melhorias de Resultados nos quais o autor participou pela PDE Projetos).

Autor : Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças), produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades) e empresarial (processos, problemas, decisões). 

É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar”  e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.

Consultoria empresarial

Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções que podem ser aplicadas em todos os negócios, porque não importa o  tamanho, sejam pequenos, médios ou grandes, sempre haverá oportunidades para evoluir na gestão das empresas.

Consultoria empresarial em São Paulo

Uma Consultoria Empresarial em São Paulo reúne “especialistas” em áreas ou segmentos de atuação das empresas clientes, com um conhecimento abrangente e experiências anteriores em projetos.

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