Área Financeira – Caso ocorra algum problema na área de compras, a área financeira será atingida diretamente, resultando na busca de recursos para repor estoques e comprar matéria prima para poder realizar todos os pedidos. É como um ciclo sem fim, onde “se vende o almoço para se comprar o jantar”. A empresa passa a movimentar uma maior quantia de dinheiro, mas sem gerar lucro, o que é diferente de saldo de caixa (financeiro). Se o departamento financeiro não contar com um fluxo de caixa bom e efetivo e não obtiver planejamentos para os meses seguintes, a situação poderá se complicar ainda mais.
Área de Custos – Caso a empresa apure seus custos apenas dividindo o total de despesas pelo volume de produção/vendas, chegando ao resultado de um custo médio geral, não é possível saber exatamente o custo efetivo e preciso de cada unidade vendida ou produzida. Se a empresa não possui estes dados exatos, ela corre o risco de estar vendendo o produto e tendo um certo prejuízo. Pois se o produto tiver um aumento de vendas, quanto maior for este aumento, pior serão os resultados financeiros/ econômicos gerados. A área de custos precisa estar organizada para poder fornecer informações úteis e adequadas a área comercial e de marketing, para incentivar a venda de produtos mais rentáveis e talvez tirar de linha produtos que geram um lucro negativo.
Área de Recursos Humanos – Quanto mais produtos e serviços uma empresa vender, mais bem preparada deverá estar sua equipe, pois o aumento de vendas não poderá comprometer a qualidade do atendimento da empresa. Caso a empresa não tenha uma boa organização, com definições claras do que cada funcionário deverá fazer, quando e como, isso acarretará em conflitos, trabalhos refeitos, dualidades de mando, problemas de comunicação e muitas outras adversidades que comprometem os resultados ocasionados pelo aumento de vendas.
Existem muitos outros setores dentro de uma empresa, porém decidimos focar apenas nesses e demonstrar o quanto uma Consultoria Empresarial ou Consultoria Setorial podem exercer um papel de grande importância para o crescimento de uma empresa para que estes problemas não ocorram e se tornem um problema bem maior. Caso a empresa não esteja bem organizada de modo geral, é recomendado primeiro a contratação de uma Consultoria Empresarial para somente depois se pensar em contratar uma consultoria setorial, pois será um aprimoramento do nível de organização atingido e não comprometerá os resultados de outras áreas da empresa.
Fique sabendo a respeito das Áreas em que a nossa Empresa de Consultoria Empresarial têm Expertise em poder ajudá-lo:
Métodos Consultoria Empresarial – Mais de 40 anos de tradição e experiência
Fundada em Abril de 1976, a Métodos Consultoria Empresariall foi criada pela junção de alguns dos melhores consultores do Brasil, que quando reunidos uniram muitas anos de experiência em consultoria de nível nacional e internacional.
Com sede em São Paulo e com gerências regionais nos principais estados, a empresa possui uma equipe de dezenas de técnicos renomados e experientes, que são altamente preparados para atuarem em âmbito nacional e nos mais diversos campos de negócios, nas Indústrias, Comércios ou Prestação de Serviços.
Em seus mais de 40 anos de existência, a empresa já realizou milhares de trabalhos em todo o território nacional. Possuindo reconhecimento por ser uma empresa de tradição, experiência e confiabilidade.
A Métodos atua na Gestão Empresarial de qualquer ramo de atividade e em qualquer parte do país, seja comércio, indústria ou serviço.